Partilhar

Alimentos ricos em biotina

Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 dezembro 2019
Alimentos ricos em biotina

A biotina é uma vitamina, também conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, fundamental para o organismo. Este a utiliza para produzir energia, ácidos graxos e aminoácidos, e para ativar o metabolismo das proteínas nas células da pele, das unhas e do cabelo. Se você quer se beneficiar deste nutriente ao máximo, deve saber que há alguns alimentos que apresentam um maior teor que outros, e para que possa descobri-los, no artigo seguinte de umComo mostramos a você quais são os alimentos ricos em biotina.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em aminoácidos
Passos a seguir:
1

Além de favorecer o bom funcionamento do corpo em geral, demonstra-se que a biotina é uma vitamina essencial para manter o cabelo saudável e estimular seu crescimento. Assim, o consumo de alimentos que contêm este nutriente é excelente para fortalecer o cabelo, fazendo frente à queda excessiva e conseguindo exibir um cabelo bem mais denso, grosso e saudável. Descubra a seguir alguns dos alimentos mais ricos em biotina.

Alimentos ricos em biotina - Passo 1
2

Um dos alimentos mais ricos em biotina que podemos encontrar é o fígado de vitela. Além disso, é uma fonte muito poderosa de ferro e zinco, o que o converte em um tipo de carne repleta de nutrientes e ideal para pessoas que sofrem de anemia ou para aqueles esportistas que se submetem a duros treinamentos físicos habitualmente. Consuma-o com moderação (1 vez por semana) e poderá aproveitar de todos os seus benefícios.

Alimentos ricos em biotina - Passo 2
3

Um alimento tão básico como o ovo é também uma importante fonte de biotina, sendo a gema a que conta com uma porcentagem mais alta deste nutriente. Pode consumi-lo de muitas formas, mas sempre são aconselháveis aquelas mais saudáveis como cozinhar ovos duros, ovos cozidos e incluí-los em pratos como saladas. Aconselhamos você a consultar o artigo Faz mal comer muito ovo? para encontrar qual é a quantidade máxima recomendada.

Alimentos ricos em biotina - Passo 3
4

Entre os peixes, são os azuis os que contribuem com os maiores níveis de biotina. Assim, para aumentar o consumo desta vitamina em sua dieta pode incluir atum, salmão, sardinhas, arenque ou truta. Estes peixes também são muito ricos em ômega 3, um ácido graxo essencial para melhorar a circulação sanguínea, reduzir os níveis do colesterol ruim e a concentração de gordura nas artérias.

Alimentos ricos em biotina - Passo 4
5

A couve-flor é a verdura na qual se pode encontrar mais quantidade de biotina. Trata-se de um alimento muito versátil que se destaca, ainda, por ser uma opção mais do que saudável devido ao seu alto teor de água e seu baixo teor calórico. E não é só isso, é benéfico também por regular o trânsito intestinal e combater a retenção de líquidos. Entre em nosso artigo Como cozinhar a couve-flor e aprenda a prepará-la para usufruir de todo o seu sabor.

Alimentos ricos em biotina - Passo 5
6

Os frutos secos e especialmente as nozes são também alimentos ricos em biotina. Claro que é um grupo alimentar muito rico em ácidos graxos, por isso só é recomendável incluir na dieta diária uma pequena porção. Esta será suficiente para receber sua carga de proteínas, cálcio ferro, potássio, zinco e antioxidantes. Estes últimos são ideais para prevenir o envelhecimento celular e favorecer a juventude do organismo.

Alimentos ricos em biotina - Passo 6
7

Quanto às frutas mais ricas em biotina, encontramos os morangos, as framboesas e as bananas. Todas são deliciosas e muito saudáveis, por isso não duvide em consumi-las sozinhas ou incluí-las em suas sobremesas favoritas.

Alimentos ricos em biotina - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em biotina, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em biotina

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Ricardo
Parabéns , excelente Post ! Não sabia das nozes, como algumas por dia... consumo também gergelim hidratado ou na comida frequentemente, pelo fato de também conter zinco e biotina, legal! Obrigado pelas Informações !
Editor umComo.com.br
Oi Ricardo! Que bom que você gostou das informações. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
fabiana
oi boa tarde , adorei a materia estou fazendo o uso biotina 7,já percebi alguns beneficios, compro em um seti baratinhoe recomendo bjs.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fabiana! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Jorge Moyses Alves
Por favor, me enviem seus informativos sobre alimentação e saude
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jorge! Temos muitos artigos sobre alimentação e saúde, pode navegar um pouco pela nossa categoria de saúde com os filtros das categorias do lado esquerdo: http://saude.umcomo.com.br/search/index?q=++++++
Octacilio Bastos
Boa noite, gostaria muito de obter tabela nutricional a respeito de alimentos ricos em vitaminas e outros elementos, assim como quantidade normal de consumo diário(manutenção). E parabéns por este espaço que considero ser de grande relevância em informações aos internautas, assim como eu. PARABÉNS!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Octacilio! Que bom saber que a informação do nosso site foi do seu agrado :) Confira mais alimentos ricos em vitaminas aqui: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/13619/q/alimentos%20ricos%20em%20vitamina Se desejar saber mais alguma coisa não hesite em perguntar!

Alimentos ricos em biotina
1 de 8
Alimentos ricos em biotina

Voltar ao topo da página