Outros Alimentos benéficos para a saúde

Alimentos que dão mais energia

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 17 dezembro 2021
Alimentos que dão mais energia

Muitas pessoas associam a comida com o prazer, mas a função mais importante é nos preencher com a energia e os nutrientes de que nosso corpo precisa para funcionar todos os dias. Por isso, o aspecto mais vital de qualquer dieta saudável, seja para emagrecer ou não, é consumir alimentos nutritivos e ricos em calorias. Dessa forma, não precisaremos comer muito para nos sentirmos satisfeitos e prontos para enfrentar o dia.

Nossos corpos precisam de comida para funcionar a 100% de suas capacidades. Se você se sentir muito cansado(a) ou sentir que não tem energia suficiente para se exercitar, estudar ou trabalhar, pode ser necessário adicionar ingredientes à sua dieta que lhe darão um aumento imediato de energia. No umCOMO, recomendamos os melhores alimentos que dão mais energia, além de dicas para que você nunca fique sem bateria no dia a dia.

Também lhe pode interessar: Que alimentos aumentam a massa muscular

Índice

  1. Quais são os tipos de alimentos que dão energia?
  2. Banana
  3. Frutas secas
  4. Sementes
  5. Ovos
  6. Aveia
  7. Espinafre
  8. Alho
  9. Água
  10. Figos
  11. Chocolate puro
  12. Agrião
  13. Tâmaras
  14. Dicas para ter mais energia
Ver mais >>

Quais são os tipos de alimentos que dão energia?

Como saber quais são os alimentos que dão energia? Todos os alimentos, em maior ou menor grau, nos fornecem energia para manter todos os processos metabólicos ativos e fortalecer os sistemas do corpo. No entanto, muitos deles contêm calorias vazias que carecem de muitos dos nutrientes necessários para o corpo, por isso é importante manter uma dieta balanceada e variada.

Em geral, os alimentos responsáveis por nos dar mais energia possuem proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais vitais para o bom funcionamento do sangue, dos ossos e dos músculos, como o ferro e o potássio.

Para que os efeitos desses alimentos sejam maximizados, também é necessário reduzir o consumo de outros alimentos que prejudiquem a vitalidade e as defesas, como o açúcar, o álcool ou a cafeína.

Banana

As bananas fornecem uma grande quantidade de potássio, um mineral que contribui para o equilíbrio de água do corpo e ajuda a fortalecer os músculos. Além disso, o potássio é essencial para atender às suas necessidades vitais, fornecendo-lhe toda a energia de que o corpo necessita ao longo do dia. Este é um dos melhores alimentos anti-fadiga, já que a exaustão está frequentemente associada a baixos níveis de potássio.

Portanto, se você se pergunta o que dá energia para malhar, um pedaço de banana por dia ajudará a manter uma vida saudável e a repor o glicogênio perdido durante os exercícios físicos.

Alimentos que dão mais energia - Banana

Frutas secas

Existem muitos alimentos energéticos, mas se procura por um lanche realmente natural, as frutas secas são pequenas cápsulas energéticas com elevado teor de nutrientes. As frutas secas fornecem:

  • Ácidos graxos importantes para o organismo.
  • Excelente fonte de proteínas.
  • Poder saciante e antioxidante.

Apesar de ser um produto de alto teor calórico, é um dos alimentos que fornecem energia imediata. Entre a infinidade de frutas secas, no umCOMO recomendamos o consumo de nozes, castanhas de caju, amêndoas e pistache por conter vitamina E, potássio, ferro e Ômega-3.

Sementes

As sementes de linhaça (vegetal que se usa para obter óleo e farinha) e de girassol são ricas em Ômega 6 e Ômega 9. Além disso, contêm nutrientes que fornecem energia ao organismo, como vitamina B, ácido fólico e o ferro.

Consumindo um punhado destas sementes, você se sentirá menos cansado e estará ingerindo alguns dos melhores alimentos que dão mais energia e vitalidade ao corpo.

Ovos

Um dos alimentos com mais proteína são os ovos. O consumo de um ovo lhe dará 30% da quantidade que você precisa por dia desse macronutriente, que é responsável pelo transporte dos nutrientes pelos vasos sanguíneos e pelo bom funcionamento dos músculos.

Portanto, no umCOMO recomendamos que você coma ovos pela enorme versatilidade que oferece na cozinha (omeletes, ovos mexidos ou claras) e seu grande impacto na recuperação física após a prática de esportes, sendo um dos alimentos pós-treino ideal.

Alimentos que dão mais energia - Ovos

Aveia

Este alimento é rico em carboidratos complexos e contém fósforo, cálcio, ferro e lecitina. Por esse motivo, a aveia é de digestão lenta, o que ajuda a fornecer mais energia ao longo do dia.

Além disso, seu conteúdo de fibra concede um grande poder saciante que ajuda você a comer menos e perder peso. Também ajuda a reduzir o colesterol e equilibrar os níveis de glicose no corpo. Essas duas últimas propriedades são essenciais para manter a saúde do cérebro e do sistema nervoso, portanto, consumir farinha de aveia melhora a concentração e é um dos melhores alimentos que dão energia para estudar.

Espinafre

O espinafre é um vegetal altamente recomendado em dietas esportivas. Com alto teor de potássio, ferro e magnésio, é ideal para ser incluído na alimentação antes da corrida e de fazer exercícios. Também é antioxidante e fornece vitaminas K e B, facilitando a digestão e um desempenho muscular ideal.

O espinafre é ideal para emagrecer, pois contém poucas calorias, mais um motivo para incluí-lo na dieta, caso esse seja seu objetivo.

Alimentos que dão mais energia - Espinafre

Alho

A inulina, uma fibra saciante que facilita a absorção do ferro, é encontrada no alho. É por isso que esse alimento é importante na dieta para prevenir a fadiga e a anemia. Além disso, ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a diminuir os níveis de colesterol.

No umCOMO recomendamos que você coma alho cru para que seu corpo possa aproveitar todos os seus benefícios medicinais. Se você cozinhá-lo, perderá grande parte de sua eficácia. Saiba mais sobre isso em nosso artigo Como comer alho cru.

 

Água

A água é essencial para absorver todos os nutrientes que fornecem energia. Assim, é fundamental que você beba a quantidade de água suficiente para que os alimentos que dão mais energia atuem de forma eficaz no organismo.

Figos

Este alimento fornece uma grande quantidade de carboidratos saudáveis que são rapidamente convertidos em energia. Também contém ácido fólico e cálcio, ou seja, nutrientes básicos para o fortalecimento dos ossos. O consumo de várias unidades facilitará o processo de recuperação muscular.

Chocolate puro

O consumo de chocolate é excelente para manter a energia física e mental, pois fornece ferro, magnésio, potássio e vitaminas A, B1, B2 e E. Além disso, ajuda a melhorar o humor e a motivação, mas só será saudável se você comer puro. Se contiver leite, você estará ingerindo gorduras vazias e muitos de seus benefícios desaparecerão.

Alimentos que dão mais energia - Chocolate puro

Agrião

Outro dos alimentos que dão mais energia é o agrião. Ele contém altos níveis de vitamina C e minerais (especialmente iodo e ferro). O consumo deste vegetal reduz a fadiga se você ingerir uma quantidade de 50 a 100 gramas cru diariamente. Você pode colocá-lo em pratos como acompanhamento ou em saladas para aproveitar todos os benefícios.

Tâmaras

Esta fruta fornece uma boa dose de energia ao corpo:10 unidades contêm 275 calorias. Além disso, é rica em vitamina B, oligoelementos e minerais, contribuindo para a absorção celular dos açúcares e atuando como um alimento revigorante.

Dicas para ter mais energia

Existem alimentos que fornecem energia por natureza devido aos nutrientes presentes em sua composição. Mesmo assim, as comidas que dão energia não são a única maneira de aumentar a sua vitalidade. No umCOMO, oferecemos as seguintes dicas para que você sempre tenha um desempenho do melhor nível:

  • Medite: o ritmo frenético da rotina diária impede que você pare e reflita. Reserve um tempo para meditar, pensar, organizar e esclarecer suas ideias. desta forma, você otimizará a energia utilizada para cada tarefa e reduzirá os níveis de estresse.
  • Durma à noite: parece óbvio, mas é mais importante do que você pensa. Respeitar o ritmo circadiano do corpo ajuda você a ter mais energia durante o dia. Aproveitar o sol da manhã também é positivo para o corpo.
  • Pratique exercícios regularmente: fazer enormes esforços de maneira pontual te esgotará. A recuperação muscular será mais lenta, por isso é preferível fazer exercícios que você possa cumprir na maior parte da semana sem causar um cansaço enorme.
  • Mantenha uma boa alimentação: não pule nenhuma das refeições diárias, não confie sua dieta exclusivamente em suplementos nem acredite no poder dos 'superalimentos'.
  • Não abuse dos doces: as gorduras vazias e a enorme quantidade de açúcar que contêm podem ser prejudiciais em excesso. Além disso, evite o consumo excessivo de cafeína, pois às vezes afeta negativamente os níveis de energia.
  • Beba água para se manter hidratado: caso contrário, a concentração e o desempenho físico diminuirão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que dão mais energia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Alimentos que dão mais energia