Partilhar

As melhores infusões para a gastrite

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
As melhores infusões para a gastrite
Imagem: integratori-naturali.it

A gastrite é uma doença que se caracteriza pela inflamação do revestimento interno do estômago. Em geral, produz-se como consequência de uma má alimentação, infecções bacterianas, consumo excessivo de medicamentos, estresse ou ansiedade. Para aliviar os sintomas é importante identificar a causa, eliminá-la e ir ao nosso médico para iniciar o melhor tratamento. De modo complementar, podemos recorrer a produtos naturais, como as infusões, e favorecer o processo de cura. Continue lendo este artigo de umComo e descubra as melhores infusões para a gastrite.

Também lhe pode interessar: Como tratar a gastrite

Infusões para a gastrite: camomila

A infusão de camomila é uma das mais populares e eficientes para aliviar os sintomas da gastrite graças às suas propriedades anti-inflamatórias e digestivas. A camomila tem a capacidade de proteger e reparar a membrana gástrica, fato que a converte em um remédio perfeito não só para a gastrite, mas também para combater outras doenças relacionadas com o estômago. O ideal é tomar uma por dia, 20 minutos depois de comer.

As melhores infusões para a gastrite - Infusões para a gastrite: camomila
Imagem: adelmed.com

Infusões para a gastrite: gengibre

Assim como a camomila, o gengibre é um dos melhores anti-inflamatórios naturais. Assim como mostram suas propriedades medicinais, trata-se de um produto que favorece a digestão e estimula a secreção de sucos gástricos. Para utilizá-lo como método natural para aliviar os sintomas da gastrite não deverá tomar mais de uma infusão por dia. Se quiser, pode preparar uma misturando camomila e gengibre para aproveitar os benefícios de ambos os produtos, mas claro, não pode misturar todas as infusões, por isso se desejar acrescentar algum outro ingrediente deverá consultar um especialista. Pode também acrescentar à infusão de gengibre uma colher de chá de mel de abelha.

As melhores infusões para a gastrite - Infusões para a gastrite: gengibre
Imagem: comerico.com

Infusões para a gastrite: cardamomo

Além de suas propriedades afrodisíacas, o cardamomo se destaca por ser um potente digestivo e anti-inflamatório natural. Desta forma, é um dos melhores remédios para combater a gastrite devido ao cineol que o compõe, um óleo essencial que atua como protetor do estômago e permite reduzir a dor produzida pela doença e as queimações. Não se recomenda tomar mais de uma infusão diária de cardamomo, e no caso de sofrer de cólon irritável sua ingestão está totalmente contraindicada.

As melhores infusões para a gastrite - Infusões para a gastrite: cardamomo
Imagem: hogarus.com

Infusões para a gastrite: boldo

Assim como acontece com o cardamomo, o boldo é uma grande fonte de cineol, substância que permite proteger o estômago e estimular a mucosa gástrica. Neste caso podemos tomar até duas infusões diárias, sempre após as refeições. Claro que, não devemos exceder o seu uso nem ingerir durante mais de três semanas seguidas já que poderia trazer efeitos negativos para nosso organismo. O ideal é consumir a infusão de boldo durante cinco dias e realizar um descanso de uma semana para voltar a tomá-la. Consulte nosso artigo sobre como tomar boldo para mais detalhes.

As melhores infusões para a gastrite - Infusões para a gastrite: boldo
Imagem: lilian.com

Como tomar infusões para a gastrite

O mais recomendável no caso de gastrite é tomar uma xícara de infusão, ou até duas segundo o tipo de infusão, entre 20 minutos e uma hora após comer. Não se recomenda tomar uma mesma infusão durante mais de um mês seguido; deverá realizar descansos de uma semana no mínimo antes de voltar a ingerir este tipo de produto. Além das infusões, a água do arroz é altamente benéfica para o tratamento da gastrite, bem como tomar sucos naturais. Lembre-se que não deve misturar infusões sem antes consultar um especialista já que poderia causar o efeito contrário ao desejado e piorar os sintomas. Consulte nosso artigo sobre como curar a gastrite com remédios naturais.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores infusões para a gastrite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre As melhores infusões para a gastrite

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Aracy de Medeiros Cavalcante Ciríaco
ÓTIMAS ORIENTAÇÕES!
Editor umComo.com.br
Oi Aracy! Que bom que você gostou do artigo. Continue acompanhando nossas dicas!
cristiane
Tenho gastrite sinto um desconforto muito grande no estomago as vezes sinto até tontura e ânsia de vômito e um calor essesivo isso é normal
Marcus Alberto Ferreira
vou fazer redução de estomago, e em um dos exames deu que eu tenho gastrite, ulcera, refluxo e bacterias se eu tomar as infusões caseiras eles podem melhorar estes males que me deu

As melhores infusões para a gastrite
Imagem: integratori-naturali.it
Imagem: adelmed.com
Imagem: comerico.com
Imagem: hogarus.com
Imagem: lilian.com
1 de 5
As melhores infusões para a gastrite

Voltar ao topo da página