Partilhar

Benefícios da manga para saúde

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 24 fevereiro 2017
Benefícios da manga para saúde

A manga é um delicioso fruto que é muito popular por todo o mundo. Teve origem no continente asiático, mas é atualmente cultivada em países de climas tropicais como o Brasil, México, Equador e Peru. Apesar de no Brasil serem consumidos aproximadamente 10 tipos de manga, existem mais de 1600 variedades dessa fruta no mundo. O consumo da manga apresenta várias vantagens para o organismo, sendo também útil para fins estéticos. Para conhecer os benefícios da manga para saúde, continue lendo esse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Comer manga e banana à noite faz mal?

Controla o diabetes

Um dos maiores benefícios da manga para saúde é o seu baixo índice glicêmico. Isso significa que os carboidratos presentes na fruta são absorvidos lentamente e libertados na corrente sanguínea sob a forma de glicose. Dessa forma, não são induzidos picos de insulina e glicemia, sendo um alimento indicado para quem sofre de diabetes.

Nota: As folhas da mangueira também podem ser usadas para controlar os níveis de insulina. Para beneficiar dessa propriedade, ferva algumas folhas e deixe repousar durante a noite. De manhã, filtre a mistura e beba.

Benefícios da manga para saúde - Controla o diabetes

Melhora a visão

A vitamina A é essencial para manter a saúde da visão. Uma xícara de manga picada fornece 25% da dose recomendada diária da vitamina, também conhecida por retinol. Dessa forma, a manga mantem os seus olhos saudáveis e previne a cegueira noturna. A fruta também contem zeaxantina, uma substância que previne a degeneração da mácula ocular, um problema que causa cegueira na terceira idade.

Previne o câncer

Por ser uma fonte de antioxidantes como a quercetina, astragalina , fisetina, isoquercitrina, methylgallat e ácido gálico, a manga revelou ser eficaz na prevenção de vários tipos de câncer como de pulmão e de boca.

Os antioxidantes também atuam na proteção do organismo contra os radicais livres, evitando a oxidação. A presença de pectina na fruta também previne o crescimento de células cancerígenas, especialmente no cólon.

Regula o colesterol

Por ser rica em fibras, vitamina C e vitamina B6, a manga contribui para a redução do colesterol ruim (LDL). O seu alto teor de mangiferina também ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL).

As mangas também são uma fonte de antioxidante polifenóis que evitam que se acumule gordura nas artérias que podem criar obstrução.

Benefícios da manga para saúde - Regula o colesterol

Fortalece o sistema imunológico

Além de uma xícara de manga picada fornecer 25% da dose diária recomendada de vitamina A, ela ainda cobre 70% da vitamina C necessária. Ambas as vitaminas fortalecem o sistema imunológico, defendendo o organismo de gripes, resfriados, infecções e doenças no geral.

Tem ação antioxidante

Além da concentração de vitaminas C e E, que agem como poderosos antioxidantes, a manga contem carotenoides e polifenóis que protegem o organismo de doenças e do envelhecimento precoce. Essas substâncias também ajudam o corpo a recuperar da atividade física.

Regula o funcionamento do intestino

Os níveis de fibras presentes na manga ajudam a promover o bom funcionamento do sistema gastro-intestinal, promovendo o aparecimento de micro-organismos benéficos na flora intestinal. O consumo regular de manga diminui a sensação de inchaço e desconforto provocadas pela constipação.

Dica: Prefira consumir a fruta ao natural ao invés do suco, pois a fruta contem mais fibras dessa forma.

Benefícios da manga para saúde - Regula o funcionamento do intestino

Melhora a saúde da pele

A combinação de vitaminas e minerais que encontramos na manga faz dessa fruta uma forte aliada da beleza da sua pele. Além dos benefícios da ingestão da fruta, ela pode ser aplicada diretamente na pele para atuação tópica. Além dos benefícios para saúde da pele, o seu rosto poderá ficar com o cheiro agradável da fruta.

Dica: Corte a manga em pedaços fininhos e aplique sobre a pele durante 15 minutos para desobstruir os poros, prevenir acne e refrescar a pele.

Auxilia na perda de peso

Apesar da manga ser rica em carboidratos, ela tem baixo índice calórico. Isso faz da fruta um excelente substituto para lanches pouco saudáveis como biscoitos, pães e alimentos gordurosos.

Dessa forma, uma quantidade razoável de manga pode ajudar a deixá-lo saciado, contendo uma baixa quantidade de calorias e ajudando a queimar quilos extra. A quantidade de fibras presente na fruta também contribui para reduzir o apetite e diminuir a absorção de açúcar e colesterol no sangue.

Dica: Para melhores resultados, consuma a manga com casca para inibir ainda mais o crescimento das células de gordura.

Rica em vitaminas e minerais

Além das vitaminas A e C, a manga é ainda rica em:

  • vitaminas do complexo B;
  • vitamina E;
  • ácido fólico;
  • potássio;
  • cobre.

Apesar das quantidades dessas substâncias na manga serem menores, a sua ingestão diária contribui para a obtenção das doses diárias recomendadas.

Consumir manga

Os benefícios da manga para saúde só podem ser absorvidos em pleno se a manga por consumida ao natural. No entanto, a manga pode ser utilizada em saladas, pratos exóticos, sucos, sobremesas e saladas de frutas. Se não está acostumado a preparar a fruta, dê uma olhada nesse artigo e descubra como descascar uma manga de forma rápida e eficaz.

O óleo de manga também apresenta vários benefícios para saúde, podendo ser usado na pele e nos cabelos.

    Pessoas com alergia ao látex podem apresentar reações alérgicas à manga. As crianças com menos de três anos não devem consumir manga, pois o seu estômago ainda está em fase de desenvolvimento, podendo apresentar reações adversas.

    Existem muitas variedades da fruta no mundo. Saiba quais são os tipos de manga mais comuns no Brasil, consultando esse artigo.

    Benefícios da manga para saúde - Consumir manga

    Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da manga para saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

    Escrever comentário sobre Benefícios da manga para saúde

    O que lhe pareceu o artigo?

    Benefícios da manga para saúde
    1 de 5
    Benefícios da manga para saúde

    Voltar ao topo da página