O óleo de coco

Café com óleo de coco: benefícios e como tomar

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 3 abril 2020
Café com óleo de coco: benefícios e como tomar

O café com óleo de coco tornou-se na bebida queridinha do momento devido às suas propriedades termogênicas, sendo uma aliada perfeita para quem deseja eliminar quilinhos a mais. Chamada também de bulletproof coffee, a bebida de café com óleo de coco foi criada pelo norte-americano Dave Asprey. O café com óleo de coco tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, prometendo melhorar a atenção e ajudar na perda de peso. Se ficou curioso com esta bebida, de seguida no umCOMO vamos lhe explicar todos os benefícios do café com óleo de coco e como o pode tomar.

Também lhe pode interessar: Como usar o óleo de coco no cabelo

Índice

  1. Benefícios do café com óleo de coco
  2. Como tomar café com óleo de coco
  3. Receita de café com óleo de coco
  4. Quem não deve beber café com óleo de coco

Benefícios do café com óleo de coco

O óleo de coco extra virgem ajuda a reduzir o colesterol ruim no sangue, para além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico e ter ação anti-inflamatória. O óleo de coco também é fonte de gorduras saturadas em forma de triglicerídeos da cadeia média. E devido a estas gorduras saturadas, o que acontece quando ingerimos óleo de coco é que ele é todo aproveitado como fonte de energia, evitando a acumulação de gordura. Por isso, o óleo de coco é indicado antes do treino, momento em que o corpo precisa de ter energia disponível para um melhor rendimento.

Propriedades do café

O café é uma fonte de cafeína, uma substância que é capaz de estimular o sistema nervoso central, agindo como um estimulante e aumentando a concentração, a energia e o foco. Outra das propriedades da cafeína é o seu efeito termogênico, que promove um maior gasto de energia, conseguindo aumentar assim o desempenho desportivo e retardando o tempo até chegar ao cansaço. Para além disso, o café também estimula a queima de gordura. Por tudo isso é que é recomendado o consumo de café na hora que antecede o treino.

A combinação dos dois

Juntando o café com óleo de coco conseguimos uma bebida poderosa com propriedades termogênicas, sendo ideal para consumir no pré-treino. Mas esta bebida também pode ser consumida em outras alturas do dia como no lanche, para saciar a fome e para aumentar o estado e alerta.

Café com óleo de coco: benefícios e como tomar - Benefícios do café com óleo de coco

Como tomar café com óleo de coco

O indicado é beber café com óleo de coco antes da atividade física em jejum, pois assim o corpo irá buscar energia às gorduras da bebida. Se você for fazer um treino leve, então pode beber essa bebida e fazer o treino. Agora se o que você pretende é melhorar sua performance e o treino vai ser intenso, o recomendado é que inclua uma fonte de carboidrato para além do bulletproof coffee. Você deve consumir o café com óleo de coco entre 20 a 40 minutos antes do treino. Se for a primeira vez que vai beber café com óleo de coco, experimente fazê-lo antes de um treino e não de uma prova, pois em algumas pessoas essa bebida costuma mexer com os intestinos.

E se você quer apenas incluir essa bebida na sua dieta e obter todos os seus benefícios, basta consumir uma xícara por dia, de preferência pela manhã. É importante referir que essa bebida não deverá ser consumida com açúcar ou adoçante, por isso se não habituado a beber café sem açúcar, se prepare.

Confira também o que deve comer antes do treino neste outro artigo.

Café com óleo de coco: benefícios e como tomar - Como tomar café com óleo de coco

Receita de café com óleo de coco

Preparar o café com óleo de coco em casa é muito simples, para isso tem de reunir os seguintes ingredientes:

  • 200 ml de café forte e quente
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem

Para fazer esta bebida basta misturar os dois ingredientes no liquidificador ou mixer até obter uma mistura cremosa. Beba de seguida e sem adoçar.

Quem não deve beber café com óleo de coco

O café com óleo de coco conta com algumas contraindicações, sendo assim ele não deve ser consumido durante a gestação ou amamentação, por pessoas com pressão arterial alta, pessoas com sensibilidade à cafeína, no caso de diabetes, osteoporose, incontinência urinária e síndrome do intestino irritável.

É importante referir que, se você não faz atividade física com regularidade, o café com óleo de coco sozinho não vai ajudar a emagrecer, muito pelo contrário, pode até engordar. Para além disso, se o seu objetivo é ganhar massa muscular, esta pode não ser a melhor solução.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Café com óleo de coco: benefícios e como tomar, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos

  • É recomendável falar com o seu médico antes de consumir café com óleo de coco.
  • Não é recomendável tomar a bebida após o treino ou à noite.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Café com óleo de coco: benefícios e como tomar