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Com que frequência devo me pesar

 
Por Paula Cassandra. Atualizado: 7 novembro 2019
Com que frequência devo me pesar

Embora seja comum o impulso de se pesar a todo o instante, quando se inicia uma dieta, essa prática não é nem um pouco saudável. Além de saber com que frequência deve se pesar, é necessário ainda conhecer outras dicas que ajudem a ter uma ideia mais clara de como anda o seu peso e a sua perda ou ganho ao longo das semanas. Para saber mais sobre o assunto e usar a balança com a periodicidade mais adequada, veja as dicas reunidas pelo umComo.com.br a respeito do tema.

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Passos a seguir:
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Quando as pessoas começam uma dieta, é comum que elas se questionem sobre com que frequência se devem pesar? A periodicidade com que se usa a balança não só ajuda a manter a ansiedade longe como também pode oferecer resultados mais próximos da realidade, ainda mais quando se tem outros cuidados. Dessa forma, o mais indicado é que o indivíduo que estiver cuidando da alimentação e/ou fazendo atividades físicas para perder peso ou até mesmo ganhar, suba na balança apenas uma vez por semana.

Com que frequência devo me pesar - Passo 1
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É recomendado ainda que a pesagem sempre seja feita no mesmo dia da semana, e não é só isso, o melhor é que a pessoa se pese também no mesmo horário. Isso aumenta as chances de saber com menor margem de erro o peso do indivíduo, já que ele pode sofrer variações, dando uma falsa ideia do peso, o que pode até mesmo desmotivar quem estiver fazendo dieta. Especialistas também apontam que o melhor dia da semana para se pesar é a quarta-feira.

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O meio da semana é o mais indicado porque é um dia que costuma sofrer menos com as variações comuns a que o peso passa durante a semana. Em geral, começa-se mais no final da semana e, por isso, se pesar no sábado, domingo ou segunda-feira pode resultar em um peso maior. De modo análogo, ao se pesar na quinta ou na sexta é possível que apareça um peso menor na balança. Quanto a se pesar no mesmo horário é melhor porque durante o passar do dia também podem ocorrer variações de peso do corpo.

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Para evitar as oscilações do dia, portanto, indica-se que a pessoa se pese pela manhã, depois de ir ao banheiro e antes de iniciar o café da manhã. Entre as razões que influenciam o peso ao longo do dia estão o consumo de comida, menstruação, jejum prolongado, idas ao banheiro e a retenção de líquidos pelo organismo. E, claro, é melhor se você sempre usar a mesma balança para se pesar, porque aparelhos diferentes podem apresentar mudanças no resultado, mesmo que pequenas.

Com que frequência devo me pesar - Passo 4
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Vale a pena ainda ter mais alguns cuidados, para que o seu peso seja controlado de forma adequada. Entre eles, não se pesar no banheiro, uma vez que a umidade do cômodo pode atrapalhar o funcionamento da balança, não colocá-la sobre tapetes, para não desnivelar, se pesar sem roupa e não se movimentar em cima da balança, além de pisar sempre no seu centro e, por fim, conferir como está a sua bateria, porque se estiver fraca pode dar a pesagem errada.

Veja também o nosso artigo que explica como calcular o peso ideal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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