Partilhar

Como calcular o peso ideal

Por Nelia Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular o peso ideal

Às vezes olhamo-nos ao espelho e pensamos e dizemos que estamos gordos ou magros, no entanto o peso que devemos ter não depende da nossa opinião ou gosto, mas sim da idade, altura, sexo, etc. Lembre-se que não importa apenas a estética, mas o mais importante é a saúde, por isso devemos conseguir ter o peso ideal. Quando soubermos o peso ideal que devemos ter, não devemos baixar ou aumentar mais quilos, mas sim mantermos o mesmo. É importante calcularmos o nosso peso ideal, por isso em umComo.com.br ensinamos-lhe como calcular o peso ideal.

Como calcular o peso ideal

Existem duas formas de calcular o peso ideal:

  • Calculadoras online
  • Equação de Hamwi

Com ambas poderá saber o peso ideal a que tem de chegar e manter.

Calculadora online

Na internet encontrará vários sites que lhe oferecem uma calculadora online para calcular o peso ideal. Apenas deve introduzir os dados solicitados (sexo, altura, idade, peso atual, etc.) e de seguida mostrará o resultado, qual é o seu peso ideal. Estas são muito fáceis de utilizar, no entanto em alguns sites os resultados não são confiáveis, por isso muitos descartam esta opção e decidem fazer eles próprios a Equação de Hamwi.

Equação de Hamwi: homens

Apenas realizando algumas contas poderá obter o seu peso ideal, pode recorrer a uma calculadora comum.

  • Divida por 2,5 os centímetros da sua altura que sobrepassem 1,50. Por exemplo: se medir 1'82, sobrepassam 32 cm, os quais terá de dividir por 2,5. 32/2,5 = 12,8.
  • A esse resultado multiplique por 2,72. Por exemplo: 12.8 x 2.72 = 34.816.
  • Ao resultado some 47,7: 34.816 + 47.7 = 82.516
  • Os primeiros dois números do resultado são o seu peso ideal. 82.516= 82 kg

Equação de Hamwi: mulheres

  • Divida por 2,5 os centímetros da sua altura que sobrepassem 1,50. Por exemplo: se medir 1,60 sobrepassam 10 cm, os quais terá de dividir por 2,5. 10/2.5= 4
  • A este resultado multiplique por 2,27. Por exemplo: 4 x 2.27 = 9.08
  • Ao resultado some 45,5: 9.08 + 45.5 = 54.58
  • Os primeiros dois números do resultado são o seu peso ideal. 54.58= 54 kg.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o peso ideal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como calcular o peso ideal

O que lhe pareceu o artigo?

Como calcular o peso ideal
Como calcular o peso ideal

Voltar ao topo da página