Partilhar
Partilhar em:

Com que frequência posso usar óvulos vaginais

Com que frequência posso usar óvulos vaginais

Quase todas as mulheres sofrem, em algum momento de suas vidas, de uma infecção vaginal devido a um desequilíbrio na flora, a qual se compõe de múltiplos micro-organismos que criam uma barreira natural de proteção na zona íntima. E um dos tratamentos mais comuns para tratar este tipo de infecções são os chamados óvulos vaginais, um fármaco que deve ser usado corretamente para que funcione de forma eficaz. Descubra todos os detalhes que precisa saber neste artigo de umComo, onde explicamos com que frequência os óvulos podem ser usados, uma questão que muitas pacientes se perguntam.

Também lhe pode interessar: Como prevenir infecções vaginais

Para que servem os óvulos vaginais

Os óvulos vaginais apresentam uma forma oval, similar aos supositórios, que normalmente são elaborados a partir de um óleo vegetal sólido, que contém o princípio ativo que deve ser liberado no interior da vagina para tratar a infecção existente. Geralmente, os óvulos são prescritos para tratar algum tipo de infecção vaginal, sendo as mais habituais as que são causadas por fungos ou cândida, como é o caso da candidíase vaginal. E para curar as infecções vaginais produzidas por micro-organismos como estes, é necessário a administração de antimicóticos que se encarreguem de parar o seu crescimento dentro do organismo. Os óvulos fazem parte deste grupo de medicamentos e são bastante eficazes para acabar com a infecção de forma rápida e segura.

Com que frequência posso usar óvulos vaginais

Perante a questão com que frequência posso usar óvulos vaginais, deve ter em conta que este tratamento só deve ser administrado quando o seu médico ou ginecologista o prescrever.

Se você notar sintomas, como irritação, coceira, ardor na vulva e alterações na quantidade, cor e cheiro de seu fluxo vaginal, consulte o seu médico para que através de um exame e cultura vaginal, possa determinar se existe algum tipo de infecção e considerar se o tratamento mais indicado para seu caso são os óvulos ou, pelo contrário, se requer de outros medicamentos.

É fundamental não se automedicar, já que o uso seguido e frequente dos óvulos, se não for necessário, pode prejudicar a sua saúde íntima e fazer com que o tratamento não seja 100% eficaz quando realmente existir alguma infecção vaginal produzida por fungos.

Como usar os óvulos vaginais

Os óvulos vaginais são comprimidos sólidos em forma de bala que são desenhados especificamente para serem introduzidos na vagina. É fundamental aplicá-los corretamente. Para que cumpram a sua função curativa, deverá ser feito do seguinte modo:

  • Lave muito bem suas mãos, especialmente as unhas.
  • Em posição deitada, flexione os joelhos mantendo as pernas ligeiramente separadas.
  • Retire o óvulo do envoltório e introduza-o pouco a pouco na vagina com os dedos, empurrando para o interior tudo quanto puder.
  • Ao finalizar, lave novamente as mãos.

É recomendável aplicar os óvulos vaginais à noite, antes de dormir, já que o corpo permanece em um tempo de repouso bastante longo e sua atuação será maior. Coloque um absorvente na manhã seguinte para evitar que os restos do óvulo manchem a sua roupa íntima.

Também é imprescindível não suspender o tratamento antes do recomendado pelo médico, pois a infecção pode não ter curado e retornar. Leia atentamente todas as instruções do prospecto que acompanha os óvulos antes de começar com a sua administração, e assim se certificará de fazer um bom uso deles.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com que frequência posso usar óvulos vaginais, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (4)

Escrever comentário sobre Com que frequência posso usar óvulos vaginais

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Luana
Falou falou e não disse nada. É óbvio que se estamos doentes precisamos consultar um médico, mas candidíase é um negócio que se dá de forma muito rápido e muitas vezes não conseguimos esperar mais de uma semana para podermos ser atendidas por um ginecologista e aí sempre se recorre a tratamentos sem prescrição.
A sua avaliação:
franck
é muito importante saber disso porque tenho alguém que sofre dessa doença então preciso muito de uma ajuda!
Sara Viega
Oi Franck! Que bom saber que a informação foi de ajuda! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
George
Pode usar ovulos vaginais mesmo estando no periodo menstrual?
Ana Maria
Gostaria de saber apos aplicar o ovulo quantos dias tenho de ficar sem fazer sexo
Sarah Santos
Até o final do tratamento.

Com que frequência posso usar óvulos vaginais
Com que frequência posso usar óvulos vaginais