Doenças das gengivas

Como curar o escorbuto

Como curar o escorbuto
Imagem: health.com

O escorbuto é uma doença causada pela deficiência de vitamina C. Bastante prejudicial ao ser humano, hoje ela já não é tão comum, mas já foi quase epidêmica. Existem vários sintomas que podem indicar o escorbuto, principalmente nos tecidos conjuntivos e na boca. A cura, no entanto, é bastante simples e hoje ela é tema do nosso texto. Nesse artigo de umComo, iremos explicar como curar o escorbuto, além de outras dicas e informações acerca dessa terrível doença.

Também lhe pode interessar: Como curar a gengivite
Passos a seguir:
1

Primeiramente, é necessário contar um pouco da história do escorbuto. Apesar de seu primeiro registro datar do Egito Antigo, o escorbuto foi pela primeira vez percebido em grande escala pela humanidade no período das grandes navegações, quando os marujos dos navios começavam a ter profundas dores de dente e sangramento profundo da boca, além da queda de alguns dentes. Cerca de um milhão de marinheiros morreram nessa época devido às complicações do escorbuto.

O motivo dessa epidemia era a falta de acesso aos alimentos que possuíam vitamina C, no caso, frutas frescas. A vitamina C possui muita relação com o bom funcionamento do tecido conjuntivo, responsável pela saúde bucal e pelo bom funcionamento da recomposição de tecidos.

2

Os sintomas do escorbuto são vários. Eles incluem sangramento bucal constante, profunda dor nas articulações, hemorragias internas, perda dos dentes, emagrecimento caquético e a dificuldade de cicatrização de feridas. Um dos primeiros sinais de escorbuto é a gengivite.

3

Para curar o escorbuto o processo é simples: ingerir doses altas de vitamina C todo dia. Você deve tomar um copo de suco de laranja de 200 ml (ou mais) todo dia durante meses até os sintomas desaparecerem. As frutas que auxiliarão nesse processo são o morango, o limão, a acerola, aipo, os pimentões vermelhos e os amarelos, o abacaxi e também o tomate. Através desse tratamento tão simples, o escorbuto desaparece em algumas semanas.

Como curar o escorbuto - Passo 3
Imagem: shopify.com
4

Os sintomas do escorbuto só aparecem depois três ou seis meses sem ingestão de alimentos ricos em vitamina C. Para quem tem uma alimentação saudável e variada, o escorbuto é muito difícil. Porém, em regiões onde há escassez de alimentos e a alimentação não tem qualquer tipo de cuidado, o escorbuto é comum. Não podemos esquecer que o escorbuto pode ser fatal e que seu tratamento deve ser executado sempre e com urgência.

5

O diagnóstico do escorbuto deve ser dado por um médico, que observará a conduta alimentar do paciente. Ele também pode requerer algumas radiografias (raios x) que podem indicar a osteoporose generalizada. Esses sintomas comprovarão a doença e o médico, o maior especialista no assunto, dará informações de tratamento ao paciente que possuir a doença.

Como curar o escorbuto - Passo 5
Imagem: sorrywatch.com
6

Apesar de estar distante de nós, o escorbuto ainda é realidade e devemos nos preocupar com ele. A melhor cura para o ele é uma alimentação saudável, equilibrada e regulada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar o escorbuto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Euzinete de oliveira lima
Estou fazendo tratamento tive escoborto e gostaria de saber quanto tempo essa doença fica no organismo da pessoa.
Mariley de Oliveira
Gostaria de saber sobre um medicamento para a cura do escorbuto, além da ingestão de frutas à base de vitamina C.....Desde ja agradeço!!! .
Imagem: health.com
Imagem: shopify.com
Imagem: sorrywatch.com
1 de 3
Como curar o escorbuto