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Como diminuir o cortisol

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como diminuir o cortisol

O cortisol é o chamado hormônio do estresse, pois ele é ativado em momentos de perigo, fazendo com que o organismo reduza o seu gasto calórico como proteção. No entanto, o corpo não sabe distinguir o estresse do perigo e mesmo quando uma pessoa está estressada sem estar em perigo o mesmo mecanismo é ativado. Isso pode levar ao ganho de peso e outros problemas. Mas é possível reverter a situação e para saber como diminuir o cortisol, para tanto, o umComo.com.br vai dar algumas dicas fundamentais.

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Passos a seguir:
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A alimentação possui um papel muito importante na hora de diminuir o cortisol, o que deve ser feito a fim de controlar os seus níveis. Quando isso não acontece, pode haver além de ganho de peso, aumento dos níveis de açúcar no sangue, bem como problemas digestivos e no sistema imunológico, entre outros. Além de estresse, dormir mal e ficar doente também podem causar o excesso na produção do hormônio.

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Para equilibrar os níveis de cortisol, o melhor é apostar em uma alimentação saudável e equilibrada, incluindo, principalmente, os alimentos que colaboram com a redução do hormônio no organismo e evitando aqueles que provocam o aumento dos seus níveis. Também é recomendado apostar nos alimentos que combatem o estresse, bem como evitar aqueles que provocam estresse no organismo.

Como diminuir o cortisol - Passo 2
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Os alimentos que mais colaboram no controle dos níveis de cortisol são aqueles com baixo índice glicêmico, ou seja, os que são digeridos mais devagar e que, por isso, liberam menos açúcar na corrente sanguínea. Exemplos são as carnes, tanto as vermelhas quanto as de peixe e aves, bem como os ovos e os vegetais. Os alimentos ricos em vitamina C também são bem vindos, uma vez que esse nutriente previne o aumento do hormônio no corpo. Assim, as frutas cítricas devem ser ingeridas ao longo do dia, entre elas, laranja, kiwi, acerola, limão e outros.

Como diminuir o cortisol - Passo 3
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Já os alimentos que evitam o estresse e que, por consequência, controlam o cortisol, são os que possuem substâncias que são chamadas de percursores da dopamina, um neurotransmissor associado à sensação de vem estar e prazer. É o caso da fenilalanina, um aminoácido que é encontrado em alimentos como arroz integral, brócolis, couve manteiga, alcachofra, abóbora, agrião e outros.

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Da mesma forma, é importante ingerir alimentos ricos em triptofano, como as oleaginosas (feijão, grão de bico, lentilha, etc), leite e seus derivados. Já o salmão, damasco, amêndoa, farinha de aveia, gérmen de trigo, entre outros, são fontes de vitamina B5, sendo que esse nutriente é importante porque está associado à produção de serotonina, outro neurotransmissor que fornece sensação de bem estar.

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Por outro lado, devem ser evitados os alimentos que agem no aumento dos níveis de cortisol. Entre eles, os grãos não integrais, como o arroz branco e a farinha refinada, além dos alimentos ricos em açúcar. É necessário ainda evitar o excesso de alimentos e bebidas ricos em cafeína, como é o caso do café, refrigerantes, alguns chás e chocolates. Outra dica é prevenir situações de estresse para o organismo, como jejum prolongado, o exagero no consumo de álcool e o tabagismo. Pode ainda encontrar mais recomendações para baixar o cortisol alto no nosso artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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1 comentário
maria
Preciso emagrecer 10 quilos urgente pra fazer bariátrica. Pode me passar uma dieta balanceada que eu não sinta fome,pois como a todo instante (tenho compulsão alimentar e muita muita mas muita fome MESMO!!!!! )ME AJUDE POR FAVOR!!!

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