Partilhar

Como evitar o muco nasal

Como evitar o muco nasal

Está cansado de ter sempre muco? O aparecimento de muco ocorre porque o nosso organismo se defende dos vírus e bactérias externos que podem prejudicar a nossa saúde, por isso, com a mucosidade consegue-se evitar que estas infeções penetrem. Assim, se quer saber como evitar o muco nasal, a primeira coisa que deve ter em conta é que o seu corpo está exposto a vírus que são os que originam este sistema defensivo natural. Neste artigo de umComo vamos lhe dar alguns conselhos para que consiga não ter muco e parar a congestão nasal.

Também lhe pode interessar: Como tratar a secreção nasal de um bebê
Passos a seguir:
1

A alimentação que segue na sua vida diária também é fundamental para reduzir o muco no seu organismo. Existem alguns alimentos que são propensos a gerar muco e, portanto, o ideal é que limite a ingestão destes ingredientes e os substitua por outros que ajudem a drenar e a manter o organismo protegido de bactérias.

Os alimentos que produzem muco e que, portanto, é melhor limitar o seu consumo são:

  • Cereais industriais
  • Compotas em conserva
  • Gelados de nata
  • Leite e lácteos
  • Pão e bolos
  • Óleo de girassol

Pelo contrário, temos outros alimentos que ajudam a eliminar o muco e que, se costuma estar congestionado, deverá começar a incorporar na sua dieta. São os seguintes:

  • Verduras de folha verde
  • Cebola e alho
  • Cítricos: limão, laranja,...
  • Gengibre
  • Aipo
  • Couve-flor
  • Aspargos

Outro conselho imprescindível para conseguir que o muco se dilua e desapareça é que beba muito líquido durante o dia. Recomenda-se uma ingestão de entre 1,5 a 2 litros por dia para conseguir limpar o corpo desde o interior.

Como evitar o muco nasal - Passo 1
2

Também existem remédios caseiros muito eficientes que lhe ajudarão a eliminar o muco de forma natural. São tratamentos simples que pode fazer perfeitamente em sua casa e cuja eficácia é visível. Um deles é colocar a ferver folhas de menta ou eucalipto em um pouco de água e fazer vapores com a solução. Estes vapores conseguirão diluir o muco e eliminá-los facilmente. O truque está em respirar o vapor durante 10 minutos e fazê-lo 2 vezes ao dia para poder ver resultados de forma imediata.

Outro remédio é fazer gargarejos para eliminar a mucosidade na garganta e no fundo da cavidade nasal. Com água morna e um pouco de sal faça gargarejos durante cerca de 30 segundos e repita o processo 4 vezes ao dia. Pouco a pouco sentirá como a mucosidade diminui e consegue respirar melhor. Neste artigo de umComo contamos-lhe outros remédios caseiros para eliminar o muco.

Como evitar o muco nasal - Passo 2
3

Também existem outros conselhos que lhe ajudarão a não ter muco e a ter as vias respiratórias livres. Por exemplo, ao dormir em uma posição vertical consegue que o ar entre melhor no seu corpo. Se dormir deitado de lado pode notar como a congestão piora e o muco se acumula.

O tabaco é um dos fatores que mais produzem muco no corpo, por isso, se quer descongestionar as suas vias o melhor é reduzir o consumo de tabaco ou, deixar de fumar definitivamente. Se este é o seu propósito deve saber que em umComo temos um artigo com conselhos para deixar de fumar.

Também é importante que a temperatura do seu ambiente não tenha mudanças muito bruscas pois, no caso de ser assim, o seu sistema imunológico corre mais risco de adoecer. Assim evite as mudanças bruscas de temperatura e opte no inverno por um aquecimento moderado e no verão em ar condicionado moderado.

Tem que evitar mudanças bruscas de temperatura que afetem o sistema respiratório.

Como evitar o muco nasal - Passo 3

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o muco nasal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Tenha cuidado quando você assoar o nariz, uma vez que estará áspero e irritado.
  • Evite o álcool e a cafeína, enquanto você tiver corrimento nasal. Ambos podem levar a desidratação, fazendo com que o musco seja mais grosso.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
j elias
como tratar nariz entupido ao usar o computador,ou ao dormir? j.elias
antonio ferreira
A minha mulher tem alergia e a noite tem sempre pingo no naris o que ela pode tumar

Como evitar o muco nasal
1 de 4
Como evitar o muco nasal

Voltar ao topo da página