Partilhar

Como fazer respiração diafragmática

Como fazer respiração diafragmática

A respiração diafragmática é um método de respiração que consiste no controle do diafragma, utilizado para aproveitar toda a capacidade do pulmão, fornecendo mais oxigênio ao corpo e, como é claro, ao cérebro, melhorando o seu funcionamento. A respiração diafragmática é muito utilizada para aliviar a tensão e o estresse, e tê-la como hábito pode proporcionar um relaxamento durante o dia inteiro, e não só nos momentos estressantes, além de melhorar o funcionamento do cérebro.

Neste artigo, umComo explica como fazer respiração diafragmática num breve passo-a-passo.

Passos a seguir:
1

Vamos entender primeiro o funcionamento do diafragma, para depois aprender a usá-lo: o diafragma é o músculo/a membrana responsável pelo movimento da respiração. Localiza-se abaixo do tórax e pulmão e acima do abdômen, e trabalha mesmo quando não estamos pensando nele. Bom, agora que você está pensando nisso, provavelmente tentará controlar a respiração, mas sabemos que ele não precisa das suas ordens para funcionar. Quando inspiramos, ou seja, trazemos ar para o pulmão, o diafragma desce, fazendo com que o pulmão se expanda; na expiração, quando soltamos o ar de dentro dos pulmões, o diafragma se expande, forçando o ar a sair.

No entanto, não costumamos usar tanto assim o nosso diafragma, substituindo-o pelo movimento do tórax e do peito, deixando de aproveitar toda a capacidade de nossos pulmões. Quando, pelo hábito, levamos o nosso corpo a acostumar-se a utilizar mais a força do diafragma e menos o tórax, trazemos mais e mais puro ar para o aproveitamento do nosso corpo, melhorando o seu desempenho num geral. Agora, vamos aprender como respirar fazer respiração diafragmática.

2

Em primeiro lugar, coloque-se de forma confortável e com a postura reta, sentado ou deitado.

3

Coloque uma mão no abdômen, para que ela ocupe o espaço entre o umbigo e as primeiras costelas. Colocar a mão nesta região ajuda os principiantes a sentir o movimento da barriga, mas não é necessária.

4

Tente relaxar, se for o caso, feche os olhos e concentre-se num ponto fixo imaginário, sem perder o foco da respiração.

5

Inspire pelo nariz até encher os pulmões de ar, faça-o devagar, sinta o ar descendo até o abdômen e enchendo os seus pulmões por completo. Conte até quatro (um tempo) enquanto inspira.

6

Retenha o ar dentro do pulmão por dois tempos, mantendo o pulmão e barriga cheios.

7

Agora expire pela boca; solte o ar dos pulmões num tempo, de forma a esvaziar o pulmão e barriga completamente.

8

Agora repita o processo por duas vezes, após isso, você pode respirar pela barriga normalmente, sem ter que contar os tempos.

9

Você deve estar atento aos movimentos do seu corpo. O ideal é realizar esta respiração sem deixar o tórax se elevar; os ombros por exemplo, devem manter-se no mesmo nível, sem subir ou descer: o trabalho de respirar deve ser designado totalmente ao diafragma e você deve tentar encher os seus pulmões por completo.

10

Pratique a respiração diafragmática ao menos 5 minutos durante o dia e antes de dormir, para proporcionar relaxamento antes do sono - hora crucial para se estar relaxado. Com o tempo, você notará uma melhoria no humor e no raciocínio. Leia também:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer respiração diafragmática, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • A respiração diafragmática pode ser feita a toda e qualquer hora do dia, mas, se preferir, opte pelos momento mais estressantes, pois ela ajuda a relaxar o corpo e clarear as ideias.
  • O hábito de respirar desta forma é o primeiro passo para desconstruir a mania de respirar pelo tórax.
  • Se você tem problemas para dormir, tente, enquanto deitado, fazer respiração diafragmática. O relaxamento proporcionado pelo aumento da oxigenação do cérebro ajuda a pegar no sono.
  • A respiração diafragmática é um método utilizado por muitos músicos, em especial os que tocam instrumentos de sopro, justamente por aproveitar melhor a capacidade dos pulmões.

Escrever comentário sobre Como fazer respiração diafragmática

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Alessandro
Eu achei dificil pra caramba. Nao peguei ainda essa de contrair o diafrágma
A sua avaliação:
Reynan
Foi Muito útil!
Editor umComo.com.br
Oi Reynan! Que bom saber que a informação foi útil! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)

Como fazer respiração diafragmática
1 de 3
Como fazer respiração diafragmática

Voltar ao topo da página