Psicoterapia

Como funciona a terapia freudiana

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 8 abril 2020
Como funciona a terapia freudiana
Imagem: apsicologaonline.com.br

Está pensando em começar sessões de psicanálise, mas antes prefere entender melhor como funciona a terapia freudiana? Entenda os principais conceitos dessa linha da psicoterapia e como acontece o tratamento.

Também lhe pode interessar: Como funciona a terapia da constelação

Noções básicas da terapia freudiana

Em diferentes momentos da vida uma pessoa pode se sentir impelida a iniciar um tratamento de psicoterapia. Existem diferentes correntes, sendo que uma das mais difundidas é a psicanálise, que se baseia nas teorias desenvolvidas por Sigmund Freud.

Quando o paciente inicia as sessões com o profissional que segue a linha freudiana, as palavras ditas no consultório são interpretadas e associadas. Essa é a forma do psicanalista buscar a cura, por meio das palavras.

Para tanto, é usado, especialmente, o método da associação livre, que serve para o profissional sondar o inconsciente do paciente. A técnica consiste em estimular a pessoa a falar sobre o seus pensamentos, os quais podem apontar de onde os conflitos se originam.

Não apenas as palavras, mas também ações, sonhos e fantasias possuem significados ocultos, já que no discurso do paciente pode haver esquecimento e repressão. Esses mecanismos são usados pelo ser humano para fazer desaparecer situações dolorosas.

Para Freud, geralmente, o que é reprimido pelo paciente tem relação com conflitos provindos de sua sexualidade. Eles se originam na fase fálica, quando a criança estrutura a sua personalidade.

É nessa fase que ocorre o complexo de Édipo, um conjunto de sentimentos hostis e amorosos que a criança conduz aos pais.

Como funciona a terapia freudiana - Noções básicas da terapia freudiana
Imagem: tautonomia.com

Mais sobre a terapia freudiana

Especialistas afirmam que mesmo os profissionais que seguem a linha de Freud se adaptaram às novas descobertas e estudos. Dessa forma, fazem uso de outros conhecimentos também ao tratar os seus pacientes.

Nesse contexto, uma das mudanças é que as crianças podem ser analisadas, no entanto, ao invés do método da associação livre se utiliza a interpretação de desenhos, além de jogos e brincadeiras. É a forma que a criança tem de expressar os seus sentimentos.

Há psicanalistas que também defendem o pressuposto de que o desenvolvimento da criança está associado à segurança que recebe, inclusive, da figura materna. Assim, é possível associar a anorexia, por exemplo, com problemas na fase do aleitamento.

Também é levada em consideração a relação analista-paciente, pois o profissional se observa durante uma sessão. Com isso, devolve ao paciente suas próprias experiências e, assim, quem faz a terapia aceitar melhor suas frustrações e limites, pois vê que o outro também falha.

Quanto à duração de uma sessão de psicoterapia baseada na teoria freudiana, ela costuma ter 50 minutos. Hoje em dia, alguns profissionais determinam o fim de acordo com cada situação.

Além disso, alguns especialistas defendem que mesmo Édipo não dá mais conta de todos os casos, pois o mundo é bastante diferente de quando Freud formulou as suas teorias.

Atualmente, existem menos regras definidas, porém, os indivíduos devem, cada vez mais, tomar decisões. Mediante isso, o analista faz o seu paciente se responsabilizar pelos seus atos e pelas decisões que tomar.

Ele também deve acessar o seu inconsciente e descobrir a origem dos seus traumas.

Como funciona a terapia freudiana - Mais sobre a terapia freudiana
Imagem: brasilpost.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a terapia freudiana, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: apsicologaonline.com.br
Imagem: tautonomia.com
Imagem: brasilpost.com.br
1 de 3
Como funciona a terapia freudiana