Psicoterapia

Como funciona a terapia de grupo

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como funciona a terapia de grupo
Imagem: diariodaregiao.com.br

A terapia de grupo é um tipo de consulta psicológica (psicoterapia) que busca compreender e encontrar soluções para pessoas que possuem um mesmo problema e buscam soluções conjuntas para administração de dificuldades da vida. Apesar de ser uma ideia simples, muitas pessoas não conhecem as táticas e podem ter uma ideia errada da terapia em grupo. Essa tática, muito eficaz para a solução de empecilhos, é um recurso que muitos psicólogos utilizam para o bem-estar de seus pacientes. Nesse artigo desenvolvido por umComo, buscaremos dissecar e desvendar todos os mistérios sobre Como funciona a terapia de grupo. Continue lendo para saber mais.

Também lhe pode interessar: Como funciona a terapia da constelação

Índice

  1. Funcionamento da terapia de grupo
  2. Sigilo e eficácia da terapia de grupo
  3. Benefícios da terapia de grupo

Funcionamento da terapia de grupo

O primeiro passo que se dá para o início de uma terapia de grupo é uma entrevista, desenvolvida por um psicólogo, em que se dá a avaliação de perfil e de problema a ser definido. Após recolher um número que varia de 6 a 10 pessoas, o psicólogo irá reconduzir os entrevistados para uma mesa de conversa, em que os problemas serão debatidos.

Depressão, ansiedade, sensação de impotência e problemas conjugais são temas comuns nesses grupos, em que as pessoas possuidoras de dificuldades em comum buscam encontrar soluções variadas para o problema da outra. Tudo isso, é claro, sendo mediado por um psicólogo especialista em terapia de grupo. As dúvidas e os debates são os combustíveis dessa prática muito comum nessa técnica muito utilizada na psicologia moderna.

Essas sessões em grupo costumam ser quinzenais e semanais, com o mesmo grupo, tal e qual como um grupo de dependentes de drogas ou pacientes em estado terminal. Cada um relatando a passagem do problema ao longo do tempo e buscando aconselhamento daqueles que participam do grupo de terapia.

Sigilo e eficácia da terapia de grupo

Um dos pontos cruciais da terapia de grupo é o sigilo entre os participantes. Para que os problemas pessoais pelos quais eles passam não se tornem públicos, existem uma série de medidas legais que impedem o participante de "vazar" informações pessoais de outras pessoas do grupo. Isso é um pilar ético da psicologia e não há dúvida, também, de que muitas vezes esse sigilo falha, sendo um dos pontos fracos da terapia de grupo.

Ao passo de que também, não podemos negar que essa terapia mantém um grande nível de eficácia. Como todos passam pelo mesmo problema, existe uma sensação de confraternização e de cumplicidade que reduz a sensação de medo, vergonha e insegurança, buscando respostas um para o outro. Como já diria o ditado, duas cabeças pensam melhor que uma, e várias cabeças pensam muito bem.

Como funciona a terapia de grupo - Sigilo e eficácia da terapia de grupo
Imagem: wisesociety.it

Benefícios da terapia de grupo

A terapia de grupo é altamente recomendável pois ela torna o paciente mais apto a falar dos seus problemas, tratando, é claro, de sua desenvoltura para expor as suas dificuldades. Sem aquela barreira entre psicólogo e paciente, a tendência é de mais liberdade e sinceridade na hora de relatar os casos. Em geral, a terapia de grupo também auxilia o desenvolvimento das habilidades sociais e reforça a sensação de confiança nos pacientes.

Além disso, caso você tenha entrado em um grupo e não tenha se sentido bem nele, existe a possibilidade de alternar o grupo até encontrar um com o qual você se identifique mais. O funcionamento da terapia de grupo é simples, seus resultados são eficazes e seus benefícios são grandes.

Leia o nosso artigo sobre a terapia de constelação, um método muito similar à terapia de grupo e com grande eficácia.

Como funciona a terapia de grupo - Benefícios da terapia de grupo
Imagem: rantpets.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a terapia de grupo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Fernanda Oliveira
Eu preciso de ajuda fer
Imagem: diariodaregiao.com.br
Imagem: wisesociety.it
Imagem: rantpets.com
1 de 3
Como funciona a terapia de grupo