Partilhar

Como medir corretamente a pressão arterial

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como medir corretamente a pressão arterial

A hipertensão arterial apresenta uma alta prevalência na população geral chegando a uns 20% dos adultos. Caracteriza-se por um curso crônico e silencioso mas em determinadas situações pode desenvolver complicações que requerem uma atenção dos serviços de urgência. A sua prevenção e controlo são importantes para diminuir as complicações. Existe uma técnica fácil e rápida de controlar os seus valores da pressão arterial.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

A pressão arterial pode medir-se de forma indireta pelo método auscultatório, utilizando uma manga insuflável numa extremidade, geralmente o braço. Este dispositivo denomina-se de esfigmomanômetro.

2

A largura normal do braço para adultos é de 13 - 15 cm.

3

A bolsa interior de borracha deve cobrir 2/3 do comprimento do antebraço e ser suficientemente comprida para abraçar pelo menos 80% da sua circunferência.

4

A pessoa deve evitar o exercício, comer, ingerir cafeína e fumar durante, pleo menos, 30 minutos antes de medir a pressão arterial.

5

A divisão deve ser confortável e silenciosa e a pessoa deve descansar pelo menos 5 minutos antes de medir a pressão arterial.

6

Deve-se colocar a manga uns 3 cm por cima da dobra do cotovelo.

7

Enche-se a manga uns 30 mmHg acima do nível de pressão sistólica na aorta em que colapsa a artéria.

8

Isto pode verificar-se ao não ver pulso radial nessa extremidade.

9

Deve-se colocar um estetoscópio ao nível da artéria braquial, onde não ouve qualquer som.

10

De seguida, esvazia-se lentamente (2 - 3 mmHg/seg) a manga.

11

Assim que começar a ouvir um som de clique, anote o valor, que corresponde à pressão sistólica.

12

À medida que se esvazia mais a manga, o som torna-se mais contínuo.

13

O ponto em que desaparece por completo o som, corresponde à pressão diastólica.

14

Se deseja conhecer mais sobre este e outras temas interessantes relacionados com a saúde, procure um médico para si, marque consultas médicas online ou contrate um melhor seguro para a sua saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como medir corretamente a pressão arterial, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Cada medição da pressão arterial deveria efetuar-se 2 vezes num período não inferior a 3 minutos, considerando como válido o valor médio.
  • Muitas vezes as pressões vão baixando com as sucessivas medições, uma vez que nas primeiras medições, a pessoa encontra-se sob estresse.

Escrever comentário sobre Como medir corretamente a pressão arterial

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Fernanda
Preciso de uma tabela para saber quais os valores normais da tensão,
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernanda, confira quais são os valores normais da pressão arterial aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-valores-normais-de-pressao-arterial-1954.html
Marcia Regina De Oliveira
Queria saber qual é o certo da pressão, e o que devemos fazer se a pressão estive muito alta, e baixa.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Marcia, nesses links você encontrar a informação do que fazer no caso de pressão arterial baixa e alta: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-hipotensao-arterial-4300.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-hipertensao-arterial-3245.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)

Como medir corretamente a pressão arterial
Como medir corretamente a pressão arterial

Voltar ao topo da página