PARTILHAR

Como saber se a gravidez é de gêmeos

Como saber se a gravidez é de gêmeos

Antes de uma gravidez, uma das questões mais frequentes que a futura mamãe pensará é sobre a possibilidade de ter gêmeos, especialmente se na família há antecedentes ou se fez um tratamento de fertilidade. Apesar de apenas exames médicos poderem revelar se se trata de uma gravidez múltipla, também é verdade que os sintomas deste tipo de gravidez são mais pronunciados do que em uma gestação normal. Continue lendo este artigo de umComo para conhecer todos estes sintomas e saber se a gravidez é de gêmeos ou não.

Também lhe pode interessar: Ter gêmeos é hereditário?
Passos a seguir:
1

Uma gravidez de gêmeos é confirmada com a realização de um exame de ultrassom ou uma ecografia, que se costuma realizar entre a semana 11 e 14. Com esta, o médico poderá visualizar se se trata de uma gravidez múltipla ao comprovar que existem dois embriões e só há apenas uma placenta ou, pelo contrário, duas, o que permitirá determinar se se trata de gêmeos. Além desta, nos casos em que haja um alto risco de gravidez múltipla é provável que se levem a cabo exames precoces para a detetar.

Como saber se a gravidez é de gêmeos - Passo 1
2

Os primeiros sintomas de gravidez variam de mulher para mulher mas, como dissemos, nas gestações múltiplas estes podem se apresentar de forma mais acentuada e intensa devido a existir uma maior quantidade de hormonas circulando pelo corpo da futura mamãe. Um dos sinais comuns nas mulheres que vão dar à luz mais de um bebê são as náuseas e os vômitos matinais severos, pois se demonstrou que as náuseas que ocorrem pela manhã são mais características nas gestações de gêmeos que em mulheres que apenas esperam um bebê.

Como saber se a gravidez é de gêmeos - Passo 2
3

Da mesma forma que acontece com as náuseas e os vômitos, o cansaço, a sensação de fraqueza e a sonolência também podem ser mais intensos. Isto ocorre porque a gestação de dois bebês precisa de uma maior produção de energia por parte do organismo para que ambos os fetos se desenvolvam de forma ótima e saudável. É importante tentar descansar tudo o que conseguir e consultar o médico no caso da fraqueza ser demasiada.

4

O aumento de peso durante a gravidez é completamente normal, uma vez que além da quantidade de comida ingerida, este está diretamente relacionado com o desenvolvimento do feto, o aumento do volume sanguíneo e o aumento do tamanho do útero. No entanto, um aumento de peso rápido e repentino na gestação podem ser um claro indicador de uma gravidez de gêmeos, e enquanto as mulheres que vão ter apenas um bebê costumam aumentar entre 2 e 3 quilos no primeiro trimestre, aquelas pessoas que esperam gêmeos aumentam de peso em média 5 quilos.

Como saber se a gravidez é de gêmeos - Passo 4
5

Outro dos sintomas comuns que podem lhe ajudar a saber se a gravidez é de gêmeos é a antecipação dos movimentos fetais, os quais ao mesmo tempo são um claro sinal do seu bom estado de saúde. Tem-se observado que os primeiros pontapés dos bebês numa gravidez simples costumam ocorrer nas semanas 18 ou 20, enquanto que na gestação múltipla isto costuma-se antecipar umas duas semanas aproximadamente.

6

Uma gravidez de gêmeos significa a presença de dois bebês e, portanto, um saco amniótico maior e uma maior quantidade de líquido amniótico. Tudo isso faz com que o útero da mulher aumente de tamanho e se dilate mais que numa gestação simples. Isto será observado pelo ginecologista, que será quem habitualmente tocará no ventre para medir a altura do útero e avaliar com base nisso que pode ter mais de um bebê.

7

Uma vez que saiba que está grávida de gêmeos, é muito importante redobrar as precauções e consultar frequentemente um ginecologista uma vez que, ao se tratar de uma gravidez múltipla, há mais riscos de sofrer complicações. Convidamos você a consultar o nosso artigo como se cuidar durante a gravidez para desfrutar de uma gestação saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a gravidez é de gêmeos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Juliana bonica espinho
Quero saber si estou. Gravida de gemeos?
A sua avaliação:
Juliana bonica espinho
Estou com 32 semanas sinto muitas dor desde nas primeira semana de gravidez e sinto comprecoes na barriga e muita movimentos
Lucelis Costa Almeida
Eu fiz o teste de gravidez quantitativo com 4 ou 5 dia de atraso. Resultado de 1.371,16 mUI/mL De todo modo, com esse resultado eu posso está grávida de gêmeos?
Milena Alexandre winand
Eu estou em dúvida se estou grávida de gêmeos
A sua avaliação:
marcia
como eu vo sabe se to gravida de gemeos por que estou com minha barriga muito grande pra um mes
Luciene Pinheiro
Meus seios estão muito grande Minha barriga muito grande pr um mês sinto muita dores nas costas e muito sinto q minha barriga pessa muito será q estou grávida de dois bebê
amanda
bom da parte da minha mae tiveram gemios qual e possibilidade que eu neta e filha venha acontecer isso comigo
Como saber se a gravidez é de gêmeos
1 de 4
Como saber se a gravidez é de gêmeos

Voltar ao topo da página ↑