Partilhar

Como saber se estou ovulando

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 fevereiro 2018
Como saber se estou ovulando

É importante que todas as mulheres entendam e conheçam o seu organismo. Existe mais do que um método para detectar a sua ovulação, fenômeno responsável pela gravidez e, no caso de ausência dela, da menstruação. Quem procura engravidar pode aumentar as suas chances tendo relações sexuais nos dias do período fértil. Já quem não tem desejos de ter filhos, pode prevenir a gravidez evitando relações desprotegidas nos dias mais perigosos. Mas afinal, como saber se estou ovulando? Continue lendo esse artigo do umComo e descubra.

Também lhe pode interessar: Como saber se ainda estou grávida

O que é a ovulação

A ovulação é o fenômeno corporal que origina a gravidez e a menstruação. É o momento em que o ovário libera um (de milhares) de óvulos armazenados, a partir de estímulos dos hormônios.

Uma vez expulso, o óvulo viaja pela tuba uterina, podendo ou não ser fecundado. Quando é fecundado, o óvulo viaja até ao útero onde o zigoto é implantado. Caso contrário, é liberado pelo organismo em alguns dias.

Como saber se estou ovulando, então?

Dica: Para saber como funciona a ovulação com mais detalhe, entre no artigo.

Como saber se estou ovulando - O que é a ovulação

Contando os dias do mês

A maneira mais simples de estimar o período em que ocorre a ovulação passa por fazer uma contagem de dias baseada no seu ciclo menstrual.

Comece por calcular a data provável do início da sua próxima menstruação. Esse é o primeiro dia do ciclo menstrual. Para definir este dia, tenha em conta a duração do seu ciclo menstrual (dias entre o primeiro dia em que menstrua e o primeiro dia da próxima menstruação).

Este é um processo fácil para mulheres com menstruação regular, mas é possível ser feito caso esse não seja o seu caso 28 dias é a média de duração do ciclo, mas algumas mulheres podem apresentar intervalos menores ou maiores entre menstruações.

A partir do dia inicial da próxima menstruação, conte doze dias para trás e ainda quatro dias anteriores a esses 12 dias. É nesse intervalo de 5 dias que a sua ovulação está prevista, existindo alta probabilidade de engravidar nesses dias.

Se, como a maior parte das mulheres, você tiver um ciclo com a duração de 28 dias, existe uma grande probabilidade de ovular entre o 14º e o 18º dias do ciclo. Se necessitar de ajuda para fazer a conta, alguns aplicativos como o Clue podem ajudar a calcular estes dias com maior precisão.

Nota: Confira como calcular o período fértil, acessando esse artigo.

Como saber se estou ovulando - Contando os dias do mês

Teste hormonal de farmácia

Um método bastante preciso para saber se estou ovulando é o uso de um teste de farmácia. Testando os seus níveis hormonais, é possível detectar aumentos nos níveis do hormônio luteinizante (LH) que indica que o seu ovário está prestes a liberar um óvulo.

O teste é muito prático e o kit pode ser comprado em farmácias. Assim como o teste de gravidez, ele reage à sua urina para identificar os valores hormonais. Esse teste apresenta ainda a vantagem de ter um resultado positivo um dia antes da ovulação, fazendo com que você planeje sua atividade sexual.

A única desvantagem é o seu custo elevado, especialmente para quem repete o uso em vários ciclos. É possível gastar vários testes em apenas um mês para determinar o dia da ovulação.

Dica: Confira também esse artigo e descubra se ovulação tardia atrasa a menstruação.

Ultrassonografias seriadas

Outra forma de saber se estou ovulando é o chamado ultrassom seriado. Este procedimento está se tornando bastante popular, mas exige acompanhamento médico. Consiste em uma sequência de ultrassonografias transvaginais que começam no período menstrual e se repetem por alguns dias. Isto oferece ao médico a possibilidade de observar alterações nos ovários e no endométrio durante o ciclo.

Isso faz com que o seu médico possa prever a ovulação com grande precisão, uma vez que um dos ovários pode aparecer um pouco mais volumoso e o endométrio mais espesso. Desta forma, o médico recomenda os dias mais propícios para ter relações sexuais.

Como saber se estou ovulando - Ultrassonografias seriadas

Temperatura, muco e colo do útero

Outra forma bastante comum de saber se estou ovulando consiste em observar o muco cervical, a temperatura corporal e o colo do útero. Manter um diário da sua temperatura basal, assim como do muco e das alterações a nível do colo do útero por alguns ciclos menstruais faz com que seja possível montar um gráfico. Este método é simples e sem custos, mas exige alguma dedicação.

Caso esteja disposta a tirar notas diárias, começará a perceber que o corpo segue um padrão sempre que está prestes a liberar um óvulo. O método faz com que seja possível conhecer os seus ciclos. No entanto, a sua desvantagem é o facto de detectar a ovulação depois da mesma acontecer.

Os dados são preciosos, pois podem ajudar um profissional especializado em fertilidade a descobrir irregularidades nos seus ciclos. Confira alguns sinais da ovulação:

  • Secreção vaginal parecida com clara de ovo;
  • Colo do útero alto e macio;
  • Último (ou penúltimo) dia de temperatura corporal baixa antes de uma elevação de temperatura que dura vários dias seguidos.
  • Conheça mais sintomas do período fértil, acessando essa página.
Como saber se estou ovulando - Temperatura, muco e colo do útero

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou ovulando, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber se estou ovulando

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se estou ovulando
1 de 5
Como saber se estou ovulando

Voltar ao topo da página