Abortar

Como saber se ainda estou grávida

Patricia Gebara
Por Patricia Gebara. 26 abril 2017
Como saber se ainda estou grávida

Após uma gravidez ser interrompida — seja por um aborto espontâneo ou induzido — a mulher pode ficar muito abalada emocional e fisicamente. Além disso, o procedimento ou processo biológico pode não ter sido feito de forma completa e a gravidez não ter acabado. As chances disso acontecer não são grandes, mas existem.

Por isso, muitas ainda ficam na dúvida: como saber se ainda estou grávida? Para ajudar a acabar com essa angústia, nós do umCOMO explicamos se a gravidez continuou mesmo após um aborto.

Também lhe pode interessar: Como saber se estou grávida

Índice

  1. Gravidez contínua
  2. Fique atenta aos sinais do seu corpo
  3. Sobre o aborto
  4. Chances da gravidez contínua
  5. Consulte um médico

Gravidez contínua

Uma gestação pode continuar mesmo após um aborto, seja ele tendo acontecido por causas naturais ou induzido por remédios. Nestes casos, a mulher está com uma gravidez contínua. Quando isso acontece, o feto pode ter sido afetado e, talvez, tenha problemas de desenvolvimento no futuro.

Por isso, é preciso que a mulher não deixe de fazer um acompanhamento médico. Se você está se perguntando como saber se ainda estou grávida, o melhor a fazer é consultar um especialista. Mesmo assim, neste artigo mostramos alguns sintomas que podem indicar o problema.

Fique atenta aos sinais do seu corpo

Se você está desconfiada de uma gravidez contínua, o primeiro passo é ficar mais atenta aos sinais que o seu corpo dá. Sangramentos causados pelo feto podem ser confundidos com menstruação e, por isso, você não deve descartar a possibilidade de ainda estar gestante por conta disso.

Enjoos, náuseas, peitos doloridos e outras características da gravidez podem se manifestar pelo menos um mês após a interrupção por conta dos hormônios. Além disso, vale lembrar que testes de gravidez feitos logo após uma interrupção podem não ser precisos e mostrar um falso positivo.

Caso a presença destes sintomas continue por mais de um mês após o aborto, o correto é investigar. O ideal é consultar um médico, que vai solicitar exames de sangue e um ultrassom.

Dica: confira também esse artigo que explica como saber se você está grávida.

Sobre o aborto

Um aborto pode acontecer com 15% a 25% das mulheres. Ele é caracterizado pela perda do feto antes das 22 semanas de gestação ou quando ele está com menos de 500g. O aborto pode ser causado por causas naturais, problemas genéticos, hábitos da mãe ou ser induzido.

A maioria das mulheres que já passou pela perda de um feto terá uma próxima gravidez saudável. Mesmo assim, o dano psicológico causado deve ser tão importante quanto o físico, já que muitas se sentem incapaz ou culpadas após a perda. No umCOMO, explicamos como se recuperar de um aborto espontâneo.

Como saber se ainda estou grávida - Sobre o aborto

Chances da gravidez contínua

Se a mulher tomou medicamentos de interrupção nos primeiros 49 dias de gestação, a chance de ainda estar grávida é de 0,1%. Este número sobe para 0,5% quando o feto tiver de 50 a 77 dias. Se a gravidez durar de 78 a 83 dias, a chance de gravidez contínua é de 3,1%. Quando a mulher faz o procedimento acima de 84 dias de gestação, as chances sobem para 5,1%.

Dica: entenda o que é curetagem.

Consulte um médico

Não hesite em consultar um profissional. Seu corpo acabou de passar por um trauma e é normal ter dúvidas após o acontecimento. Vá ao médico e peça para ele fazer um ultrassom e exame de sangue para acabar de vez por todas com a pergunta: como saber se ainda estou grávida?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se ainda estou grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Não deixe de consultar um ginecologista e um psicólogo após um aborto.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Rubina
Olá
começo por dizer que minha M está atrasada há 23 dias e há 12 dias que estou tendo corrimento após relacao sexual a inicio veio marron, agora rosado com sangue mas em pouca quantidade só noto quando vou ao wc na hora de limpar nem passa para o absorvente diário, nada comparado a M e sem fluxo ja tive colicas abaixo ventre e cólicas abdominais (leves) ja tive náuseas e frequência em ir ao wc, será que estou gravida/ou tendo um aborto espontâneo ? Ou sera a minha M vindo fraca? alguém ja passou por isso?
Obg
drielly
eu tive uma dor forte no baixo ventre e perda de liquidos e qnd acordei tive um sangramento vermelho vivo tomei um banho e sangramento parou porem estou com dor de cabeca continua estou de 13 semanas nao sei ainda estou gravida
Leni Alves de Camargo
Estou grávida de cinco semanas e estou com sangramento fiz o ultrassom transvaginal e não deu pra ver nada ? Estou tomando dactil será que tive um aborto espontâneo
karen isabely
Eu me chamo isabely e estou achando que ainda estou gravida depois de ter tido um sangramento. e fui ao medico e bati uma ultra e a medica disse que nao tinha nada que eu tinha abortado.mas ainda sinto sintomas da gravidez como dores no baixo ventre enjoous e tonturass.posso esta realmente gravida e e possivel eu esta de uma gravidez etiopca
Editor umComo.com.br
Oi, Karen. Neste artigo citamos alguns sintomas gravidez ectópica, pode ser útil para você: https://saude.umcomo.com.br/artigo/sintomas-da-gravidez-ectopica-22991.html
Sui
Eu já tive dois sangramentos, primeira utra apareceu dois sacos com vesícula e uma delas bem pouco visível, uma semana depois outro sangramento em um saco um embrião de 3cm sem batimentos e no outro saco sem vesícula acho que não irá para frente, estou com 6 semanas e 6 dias fiz a ultra ontem
Sophia
Eu fiz um aborto de no dia saiu sangue com coágulos passei o dia inteiro sangrando e na hora do banho saiu uns coágulos mas compridos e áreiados dava pra sentir na mão e acabei limpando com a mão debaixo do chuveiro mas no dia seguinte já não saiu mas nada e até agora não aparece uma gota de sangue será que ainda estou grávida?
Ramona
Oi Sofia e aí a gravidez continuou ou vc perdeu o bebê msm ?
1 de 2
Como saber se ainda estou grávida