PARTILHAR

Como saber se ainda estou grávida

Patricia Gebara
Por Patricia Gebara. 26 abril 2017
Como saber se ainda estou grávida

Após uma gravidez ser interrompida — seja por um aborto espontâneo ou induzido — a mulher pode ficar muito abalada emocional e fisicamente. Além disso, o procedimento ou processo biológico pode não ter sido feito de forma completa e a gravidez não ter acabado. As chances disso acontecer não são grandes, mas existem.

Por isso, muitas ainda ficam na dúvida: como saber se ainda estou grávida? Para ajudar a acabar com essa angústia, nós do umCOMO explicamos se a gravidez continuou mesmo após um aborto.

Também lhe pode interessar: Como saber se estou grávida

Gravidez contínua

Uma gestação pode continuar mesmo após um aborto, seja ele tendo acontecido por causas naturais ou induzido por remédios. Nestes casos, a mulher está com uma gravidez contínua. Quando isso acontece, o feto pode ter sido afetado e, talvez, tenha problemas de desenvolvimento no futuro.

Por isso, é preciso que a mulher não deixe de fazer um acompanhamento médico. Se você está se perguntando como saber se ainda estou grávida, o melhor a fazer é consultar um especialista. Mesmo assim, neste artigo mostramos alguns sintomas que podem indicar o problema.

Fique atenta aos sinais do seu corpo

Se você está desconfiada de uma gravidez contínua, o primeiro passo é ficar mais atenta aos sinais que o seu corpo dá. Sangramentos causados pelo feto podem ser confundidos com menstruação e, por isso, você não deve descartar a possibilidade de ainda estar gestante por conta disso.

Enjoos, náuseas, peitos doloridos e outras características da gravidez podem se manifestar pelo menos um mês após a interrupção por conta dos hormônios. Além disso, vale lembrar que testes de gravidez feitos logo após uma interrupção podem não ser precisos e mostrar um falso positivo.

Caso a presença destes sintomas continue por mais de um mês após o aborto, o correto é investigar. O ideal é consultar um médico, que vai solicitar exames de sangue e um ultrassom.

Dica: confira também esse artigo que explica como saber se você está grávida.

Sobre o aborto

Um aborto pode acontecer com 15% a 25% das mulheres. Ele é caracterizado pela perda do feto antes das 22 semanas de gestação ou quando ele está com menos de 500g. O aborto pode ser causado por causas naturais, problemas genéticos, hábitos da mãe ou ser induzido.

A maioria das mulheres que já passou pela perda de um feto terá uma próxima gravidez saudável. Mesmo assim, o dano psicológico causado deve ser tão importante quanto o físico, já que muitas se sentem incapaz ou culpadas após a perda. No umCOMO, explicamos como se recuperar de um aborto espontâneo.

Como saber se ainda estou grávida - Sobre o aborto

Chances da gravidez contínua

Se a mulher tomou medicamentos de interrupção nos primeiros 49 dias de gestação, a chance de ainda estar grávida é de 0,1%. Este número sobe para 0,5% quando o feto tiver de 50 a 77 dias. Se a gravidez durar de 78 a 83 dias, a chance de gravidez contínua é de 3,1%. Quando a mulher faz o procedimento acima de 84 dias de gestação, as chances sobem para 5,1%.

Dica: entenda o que é curetagem.

Consulte um médico

Não hesite em consultar um profissional. Seu corpo acabou de passar por um trauma e é normal ter dúvidas após o acontecimento. Vá ao médico e peça para ele fazer um ultrassom e exame de sangue para acabar de vez por todas com a pergunta: como saber se ainda estou grávida?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se ainda estou grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Não deixe de consultar um ginecologista e um psicólogo após um aborto.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Rubina
Olá
começo por dizer que minha M está atrasada há 23 dias e há 12 dias que estou tendo corrimento após relacao sexual a inicio veio marron, agora rosado com sangue mas em pouca quantidade só noto quando vou ao wc na hora de limpar nem passa para o absorvente diário, nada comparado a M e sem fluxo ja tive colicas abaixo ventre e cólicas abdominais (leves) ja tive náuseas e frequência em ir ao wc, será que estou gravida/ou tendo um aborto espontâneo ? Ou sera a minha M vindo fraca? alguém ja passou por isso?
Obg
drielly
eu tive uma dor forte no baixo ventre e perda de liquidos e qnd acordei tive um sangramento vermelho vivo tomei um banho e sangramento parou porem estou com dor de cabeca continua estou de 13 semanas nao sei ainda estou gravida
Leni Alves de Camargo
Estou grávida de cinco semanas e estou com sangramento fiz o ultrassom transvaginal e não deu pra ver nada ? Estou tomando dactil será que tive um aborto espontâneo
karen isabely
Eu me chamo isabely e estou achando que ainda estou gravida depois de ter tido um sangramento. e fui ao medico e bati uma ultra e a medica disse que nao tinha nada que eu tinha abortado.mas ainda sinto sintomas da gravidez como dores no baixo ventre enjoous e tonturass.posso esta realmente gravida e e possivel eu esta de uma gravidez etiopca
Editor umComo.com.br
Oi, Karen. Neste artigo citamos alguns sintomas gravidez ectópica, pode ser útil para você: https://saude.umcomo.com.br/artigo/sintomas-da-gravidez-ectopica-22991.html
Sui
Eu já tive dois sangramentos, primeira utra apareceu dois sacos com vesícula e uma delas bem pouco visível, uma semana depois outro sangramento em um saco um embrião de 3cm sem batimentos e no outro saco sem vesícula acho que não irá para frente, estou com 6 semanas e 6 dias fiz a ultra ontem
Sophia
Eu fiz um aborto de no dia saiu sangue com coágulos passei o dia inteiro sangrando e na hora do banho saiu uns coágulos mas compridos e áreiados dava pra sentir na mão e acabei limpando com a mão debaixo do chuveiro mas no dia seguinte já não saiu mas nada e até agora não aparece uma gota de sangue será que ainda estou grávida?
Ramona
Oi Sofia e aí a gravidez continuou ou vc perdeu o bebê msm ?
Como saber se ainda estou grávida
1 de 2
Como saber se ainda estou grávida

Voltar ao topo da página ↑