Gravidez na adolescência

Como contar aos meus pais que estou grávida

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 10 outubro 2017
Como contar aos meus pais que estou grávida
Imagem: aipode805.blogspot.pt

Hoje em dia, com a grande variedade de métodos contraceptivos existente, e alguns sendo distribuídos gratuitamente, pode se dizer que não existe desculpa para engravidar sem querer. No entanto essa situação pode acontecer até às mulheres mais cuidadosas e mesmo tomando a pílula anticoncepcional pelo que, após acontecer, surge a questão: como contar aos meus pais que estou grávida? Esse é um dos momentos mais difíceis de uma gravidez na adolescência, pois não se sabe como os pais irão reagir e lidar com a novidade. Para a ajudar nessa declaração importante da sua vida, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e descubra.

Também lhe pode interessar: Como dizer ao meu namorado que estou grávida

Passos a seguir:

1

Antes de mais, tenha a certeza que está grávida. Você não irá querer passar por todo o estresse psicológico de dar a notícia aos seus pais e preocupá-los se, afinal, você estava enganada. Faça dois ou três testes de gravidez e consulte um médico o quanto antes para realizar exames.

2

Agora que você tem a certeza, você terá de contar para seus pais, não existe escapatória possível pois é muito difícil disfarçar uma gravidez e, além disso, eles têm o direito de saber. E o melhor é não deixar para muito tarde, caso contrário eles irão se sentir enganados.

Como contar aos meus pais que estou grávida - Passo 2
Imagem: vidaysalud.com
3

Uma das maiores dificuldades na hora de contar para os pais que está grávida é não saber como eles irão reagir. Você pode se preparar questionando seu pai ou sua mãe acerca da gravidez na adolescência, como se estivesse apenas tentando bater papo.

4

Nessa conversa provavelmente eles dirão "se acontecesse com você..." e explicarão como iriam reagir. Dependendo do tom da conversa e do que eles disserem você terá uma noção de como eles irão reagir, mas não é certo pois na hora eles podem mudar de atitude e opinião.

Como contar aos meus pais que estou grávida - Passo 4
Imagem: clickgratis.com.br
5

Pense para quem irão contar primeiro: para sua mãe, para seu pai ou para os dois ao mesmo tempo? Se você se sentir mais à vontade com sua mãe e achar que ela será mais compreensiva, talvez seja melhor contar para ela primeiro, mas pense bem nisso pois quando seu pai descobrir poderá ficar ainda mais magoado.

6

Não existe uma fórmula secreta que resulte melhor nesta situação de contar para os mais sobre uma gravidez inesperada. O melhor mesmo é contar o quanto antes e ser o mais honesta possível, admitindo que errou e que agora espera que eles a ajudem a enfrentar essa nova fase na sua vida.

Como contar aos meus pais que estou grávida - Passo 6
Imagem: empiremam.com
7

Será boa ideia chamar o pai do bebê na hora de contar a novidade para seus pais. Além de fazer com que você se sinta mais confortável, mostrará que o garoto está do seu lado, uma questão que preocupa os pais que lidam a filha adolescente. Por outro lado ele que se prepare pois seu pai pode brigar com ele.

8

É possível que seus pais reajam mal, afinal eles ficarão tão chocados com essa novidade como você ficou quando descobriu. No entanto não leve muito sério as ameaças que eles possam fazer, pois à medida que a barriga crescer eles certamente mudarão de opinião e mostrarão apoio.

Como contar aos meus pais que estou grávida - Passo 8
Imagem: projetot-amar.com
9

Pense que eles são seus pais, as pessoas que mais se preocupam com você em todo o mundo e que querem seu bem. Por essa razão confie neles mesmo que, num primeiro momento, fiquem bravos com a novidade. Lhes dê algum tempo para pensarem e aceitarem a gravidez.

10

Quando o ambiente estiver mais calmo, o que poderá levar horas, dias ou semanas, volte a conversar com eles sobre o assunto. Mostre como está nervosa, perdida, com muitas dúvidas e medo do que a espera, pelo que precisa do apoio deles.

Como contar aos meus pais que estou grávida - Passo 10
Imagem: mamaes.net
11

Agora que a primeira fase mais difícil foi ultrapassada, você com certeza se sentirá ligeiramente mais tranquila em relação a essa gravidez. Daí em diante procure se manter o mais informada possível e tomar a decisão certa.

Dica: Confira também esse artigo para saber como contar que estou grávida de forma divertida!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como contar aos meus pais que estou grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Engravidar é uma responsabilidade muito grande, e você terá de lidar com ela com pés bem assentes no chão, sem agir por impulso nem fazer besteira.
  • Evite pedir conselhos para suas amigas acerca de como lidar com a gravidez e como contar para seus pais, pois elas podem incentivá-la a tomar decisões perigosas, tais como abortar.
  • Se você não se sentir muito à vontade com seus pais, conte primeiro para um outro familiar com quem se dê bem e lhe peça conselhos.
  • Em alguns casos poderá ser mais fácil se você contar para seus pais através de uma carta.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
anônimo
Olá. Eu e meu ficante transamos dia 11/03, com camisinha. Porém, quando eu tirei o pênis para acariciar a camisinha furou, ele não tinha gozado ainda e nem penetrou na vagina sem camisinha. Estou com muito medo de estar grávida, pois minha menstruação está atrasada 3 dias e eu senti dores abdominais, dor na lombar... nada de vômitos e nem seios doloridos. Devo fazer o teste de gravidez? Estou morrendo de medo, pois ninguém sabe da existência desse ficante.
Joana Agostinho
bom dia no sábado anoite eu tive relação sexual com o meu namorado e a camisinha rompeu eu fiquei em pânico no dia seguinte esperei tomei coragem e foi comprar a pilula do dia seguinte mas eu nem vomitei nem tive diarreia só tinha muita dor de barriga e mal disposta e no dia seguinte sentia me super normal mas hoje passado 3 dias no quarto dia descumpri que tinha um pecado de camisinha dentro de mim será que é possível mesmo eu tomando a pilula do dia seguinte estar gravida por favor preciso mesmo de ajuda
Editor umComo.com.br
Oi Joana Agostinho. Se você tomou a pílula do dia seguinte direitinho sem vômitos nem diarreia, as chances de estar grávida são muito reduzidas.
Imagem: aipode805.blogspot.pt
Imagem: vidaysalud.com
Imagem: clickgratis.com.br
Imagem: empiremam.com
Imagem: projetot-amar.com
Imagem: mamaes.net
1 de 6
Como contar aos meus pais que estou grávida