Partilhar

Como planejar uma gravidez

Por Sara Silva. Atualizado: 12 agosto 2019
Como planejar uma gravidez
Imagem: blog.selecoes.com.br

Depois de muito tempo esperando pelo momento ideal, você decide que é agora que irá finalmente ficar grávida e aumentar sua família! Ficar grávida é uma responsabilidade, por isso aconselhamos que não tome a decisão de um dia para o outro, pois a gestação implica mudanças em si e na sua vida, que serão ainda maiores após o parto, e é necessário ter condições para receber um bebê. Você está pronta para isso? É importante fazer-se essa questão e refletir acerca dela, a sós e com o seu companheiro. Se a resposta é "Sim, estou preparada!", continue lendo este artigo umComo.com.br e saiba como planejar uma gravidez, para que tudo corra pelo melhor.

Também lhe pode interessar: Como descobrir o sexo do bebê na gravidez
Passos a seguir:
1

Faça uma avaliação geral da sua vida. Engravidar não deve ser uma decisão egoísta, pois você estará pondo em causa a vida de um segundo ser, que necessita de condições especiais para crescer bem. Não existe nenhuma fórmula secreta que lhe diga que o homem com quem está agora é a melhor pessoa com quem ter um bebê, ou se este é o momento ideal para a concepção, no entanto avalie os vários aspetos que influenciarão a gravidez: condições financeiras, situação familiar, situação profissional e seu estado de saúde. Durante a gestação e após o nascimento do bebé essas serão as variáveis que irão pesar mais no equilíbrio e estabilidade necessárias nesta fase da sua vida.

Como planejar uma gravidez - Passo 1
Imagem: meubebebem.com.br
2

Consulte seu médio. Se você está decidida em avançar com a gravidez, não se precipite e marque uma consulta pré-concepcional. Isto é super importante para perceber se você se encontra nas condições ideais de saúde para engravidar, se será necessário tomar certas providências ou se é melhor adiar um pouco. Vá acompanhada do futuro pai de seu filho, já que provavelmente ele terá de fazer exames também.

Como planejar uma gravidez - Passo 2
Imagem: diariodeumaaguardante.blogspot.pt
3

Mude seus hábitos. Para que seja mais fácil engravidar e também para que a gravidez corra bem, será necessário mudar alguns dos seus hábitos. Isso é especialmente importante se você for fumadora, adepta de dietas, frequentadora assídua de baladas ou beber muito café. Abdique desses hábitos em prol da saúde de seu bebé e da sua própria saúde. Além disso comece colocando em prática uma alimentação mais saudável e amiga da gravidez, procurando comer cerca de três porções de verduras e hortaliças por dia, juntamente com duas porções de fruta. Durante dois a três meses antes de tentar engravidar, tome ácido fólico para ajudar no desenvolvimento fetal.

Como planejar uma gravidez - Passo 3
Imagem: saude.terra.com.br
4

Prepare o espaço. Ao mesmo tempo que segue os pontos acima referidos, comece pensando acerca do espaço no qual o bebê será recebido. Se você vive numa casa com muita gente, o mais indicado é começar planejando se mudar para um ambiente mais calmo, pois o bebê precisará disso nos primeiros meses. Se ainda não vive com seu companheiro, é a altura ideal para o fazer. Por outro lado, se vocês já vivem juntos, reflita acerca do espaço de que dispõe: será que é suficiente? Não será preferível ir para uma casa maior? Tome todas as decisões antes de estar grávida, pois assim evitará estresses e atrasos inesperados.

Como planejar uma gravidez - Passo 4
Imagem: refon.com.br
5

Exercite-se. O exercício físico é importante em qualquer fase da nossa vida, mas ainda mais se você está planejando uma gravidez. Isso será útil para diminuir os níveis de estresse e ansiedade que possam surgir devido às tentativas de engravidar, para você se tornar mais saudável, reforçar a musculatura, conseguir um peso adequado e também como iniciação aos exercícios durante a gravidez. Evite os esportes de contato e dedique-se à caminhada, exercício aeróbicos, pilates e hidroginástica três ou quatro vezes por semana. Se não tiver hábitos de exercício, comece aos poucos, preferindo as escadas ao elevador e utilizando a bicicleta para se deslocar.

Como planejar uma gravidez - Passo 5
Imagem: barrigalisa.pt
6

Comece tentando. Agora que conhece todos os cuidados que antecedem a gravidez, está na hora de começar a tentar engravidar! Você e seu companheiro devem deixar de usar contraceptivos e não se preocupar muito com o timming, pois pode levar alguns meses até que seu ciclo menstrual fique regularizado e pronto para gerar um bebê. Vá marcando no calendário o primeiro dia das suas menstruações, de forma a que mais tarde possa contar as semanas da gravidez do modo certo e pratique sexo durante seu período fértil. Deverá fazer uma pausa de um ou dois dias entre cada relação sexual, para manter a qualidade do esperma, e estar atenta aos sintomas da gravidez.

Como planejar uma gravidez - Passo 6
Imagem: pregprep.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como planejar uma gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Consulte frequentemente um ginecologista ou obstetra desde o período em que planeja engravidar até ao nascimento do bebê, para se assegurar de que está tudo bem consigo e com o feto.

Escrever comentário sobre Como planejar uma gravidez

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Vitoria
Bom , eu estou namorando já tem um tempo ... e eu tenho um sonho de ser mãe apesar da muita pouca idade (15) anos , mais estou disposta a infrentar todos os desafios eu venho pensando nisso já faz um bom tempo , apesar da pouca idade já Vive e tbm sei de várias coisas isso não quer dizer que eu seei o que realmente é ter um bebê, um filho pra cuidar , sei que é muita responsabilidade e essas coisas sabe ... Mais eu ainda penso em esperar mais uns meses tipo uns 7 á 8 meses , eu realmente estou disposta a enfrentar tudo que for preciso . Mais no momento eu estou pensando na reação dos meus pais, a minha mãe ela e brava mais e mais tranquila que meu pai particurlamente mas enfim até chegar nessa data eu já penso em estar em um noivado onde vai ser um choque menor eu penso mais realmente eu queria uns concelhos de vocês o que eu faço!? Prfv não critiquem ...
Editor umComo.com.br
Oi Vitória! Mesmo que você sinta que está preparada para ter um bebê, não esqueça que ter um filho não exige apenas preparação mental, amor e disponibilidade, mas também dinheiro para alimentar, vestir e criar. Nosso conselho é que você espere um pouco mais, pelo menos até completar 18 anos, idade em que você já terá o seu futuro mais definido. Não se precipite, já que isso é algo que você não pode mudar depois. Continue namorando e deixe a família para daqui a uns anos, depois de um bom tempo se divertindo. Boa sorte e tudo de bom!

Como planejar uma gravidez
Imagem: blog.selecoes.com.br
Imagem: meubebebem.com.br
Imagem: diariodeumaaguardante.blogspot.pt
Imagem: saude.terra.com.br
Imagem: refon.com.br
Imagem: barrigalisa.pt
Imagem: pregprep.com
1 de 7
Como planejar uma gravidez

Voltar ao topo da página