Superar a insônia

Como superar o medo de dormir sozinho

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 dezembro 2019
Como superar o medo de dormir sozinho

Pode ser difícil de acreditar mas, para alguns adultos, dormir sozinho é uma coisa complicada. O medo de dormir sozinho pode causar a privação do sono e reduzir a sua qualidade de vida. Uma grande parte de eliminar o medo de dormir sozinho é encontrar o que tem medo em primeiro lugar. Talvez, inconscientemente esteja preocupado pela escuridão, ou inclusive com medo do "monstro do armário". Se tiver medo do escuro pode deixar o quarto mais iluminado sem chegar a prejudicar o sono. Neste artigo de umComo vamos dar mais conselhos sobre como superar o medo de dormir sozinho indicando uma série de rotinas e recomendações que ajudarão você a descansar durante a noite toda.

Também lhe pode interessar: Como ajudar uma criança a dormir na sua cama

Índice

  1. Decida o que quer
  2. Não durma durante o dia
  3. Vá cedo para a cama
  4. Tenha paciência
  5. Peça reforços
  6. Adicione um pouco de música

Decida o que quer

O primeiro passo para eliminar o medo de dormir sozinho é encontrar um hábito ideal para dormir. Poucas horas antes de se deitar, faça com que o seu corpo e mente relaxem para eliminar a ansiedade e o medo, por exemplo, coma uma quantidade moderada de alimentos, veja programas de TV divertidos, leia livros divertidos e tome um banho agradável. Neste artigo contamos a você o que comer para dormir melhor.

Também deve estabelecer uma rotina para acordar, por exemplo, fazer um exercício leve enquanto escuta as suas músicas favoritas. Saber o que gosta e o que quer pode ajudá-lo a estabelecer uma boa rotina. Se não tiver a certeza e for desorganizado com as atividades antes de dormir é mais provável que tenha medo de dormir sozinho.

Não durma durante o dia

Se tiver problemas para dormir sozinho à noite, evite cochilar durante o dia. Tentar dormir enquanto está sendo afetado pelo medo não é algo positivo. Se estiver especialmente cansado durante o dia faça algo emocionante; não assista televisão no sofá já que poderia acabar dormindo com facilidade.

Chegar à noite com um pouco de mau humor e cansado é melhor que estar distraído e desperto. Se tiver sono e estiver cansado, não terá mais energia para viver o medo.

Como superar o medo de dormir sozinho - Não durma durante o dia

Vá cedo para a cama

Se deitar cedo, é mais provável que ainda escute os sons do exterior, como o barulho do trânsito e dos seus vizinhos falando. Estes ruídos ajudarão a fazer você perceber que não está sozinho. Ir para a cama cedo também é bem mais fácil se estiver cansado porque não cochilou durante o dia. Para os adultos afetados pelo medo de dormir sozinhos, dormir cedo é um grande passo para ter um sono mais prazeroso.

Tenha paciência

Apesar de seus esforços, o sono ainda pode ser algo difícil de conseguir. Pode ter um dia ruim ou sentir alguns incômodos físicos. Talvez se mudou para uma casa nova e sente como se estivesse dormindo em uma casa estranha. Se já tentou de tudo para dormir melhor e ainda não conseguiu resultados, então deve ser mais compreensivo e ter paciência com você mesmo. Dê a si o tempo suficiente para permitir que o estresse diminua.

Como superar o medo de dormir sozinho - Tenha paciência

Peça reforços

Peça para alguns amigos acompanharem você nos fins de semana. Fale com um amigo sobre o seu problema e receba os seus conselhos para tentar eliminar o medo. Se sentirá mais forte se souber que tem o apoio de alguém. Algumas mulheres também podem ter problemas para dormir sozinhas quando os seus maridos estão trabalhando em um turno de noite. Se este for seu caso, pergunte ao seu cônjuge o que pode fazer.

Adicione um pouco de música

Um pouco de barulho ajuda a reduzir o medo de dormir sozinho. Enquanto as pessoas com insônia muitas vezes escutam música que parece com o som da natureza, em seu caso, pode ser necessário reproduzir o som de pessoas falando. Ligue a televisão, selecione um canal de notícias 24 horas e ajuste o volume. É muito provável que se aborreça e durma facilmente.

Como superar o medo de dormir sozinho - Adicione um pouco de música

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar o medo de dormir sozinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como superar o medo de dormir sozinho