Partilhar

Dor na vagina, o que pode ser?

Dor na vagina, o que pode ser?

Infecções, inflamações e doenças sexualmente transmissíveis são apenas algumas das causas de dores ou desconforto da região vaginal. Nesse sentido, é de extrema importância buscar ajuda médica quando sentir o sintoma, pois tratando rapidamente algumas doenças é mais fácil de chegar à cura. Para saber mais sobre dor na vagina, o que pode ser? confira as informações que o umComo.com.br reuniu a respeito das principais razões do problema.

Também lhe pode interessar: Bolinhas na vagina, o que pode ser?
Passos a seguir:
1

Quando a mulher sente dor na vagina significa que alguma coisa não está bem e, por isso, é necessário consultar o especialista o quanto antes, para que ele faça o diagnóstico e indique o melhor tratamento conforme o motivo. As dores ou desconfortos na região vaginal têm como principais causas as infecções e inflamações, sendo que entre as primeiras, as mais comuns são relacionadas a fungos ou bactérias, como a vaginite. Nesses casos, a dor também ocorre na hora de urinar e ter relações sexuais. Outros sinais da doença são corrimento e sangramento anormais.

Dor na vagina, o que pode ser? - Passo 1
2

O vaginismo também provoca dor e se refere à dificuldade que a mulher possui de colocar objetos em sua vagina, como preservativos femininos e absorventes higiênicos internos. Nas relações sexuais também é possível sentir dor na hora da penetração, tudo isso porque ocorre uma contração involuntária da musculatura da pelve. Porém, a razão não está associada a problemas físicos, mas sim, a psicológicos, que devem ser trabalhados. A mulher que possui o vaginismo tem dificuldade até mesmo de mexer na sua vagina com as mãos, além de sofrer de ansiedade e baixa autoestima.

3

Mesmo a mulher que não tenha vaginismo pode sentir dor durante o ato sexual, nesse caso, a origem pode estar na posição sexual adotada pelo casal e mesmo na falta de lubrificação natural da vagina. No primeiro caso, basta encontrar uma posição mais prazerosa, no segundo, é necessário usar lubrificantes próprios para o sexo, que facilitam a penetração. A pouca lubrificação vaginal se dá em decorrência das mudanças hormonais e não exige preocupação. Porém, se a dor persistir é importante consultar o médico.

4

Além de inflamações e infecções, praticamente todas as DSTs – doenças sexualmente transmissíveis podem causar dor na vagina, além de outros sintomas. Essas doenças são graves e quando não tratadas no estágio inicial costumam causar problemas maiores à saúde, além do risco da paciente contaminar os seus parceiros. A intensidade da dor, entretanto, costuma variar e as DSTs que mais causam esse desconforto são clamídia, tricomoníase e gonorreia.

5

Menos comuns, mas também uma possibilidade de ser a causa da dor na vagina são as distrofias, que se trata de inflamações crônicas autoimunes. Um exemplo é o cisto de Bartholin, que provoca a redução do espaço vaginal, devido à inflamação na glândula de mesmo nome. Outros sintomas são região vaginal inchada, avermelhada e em alguns casos com pus. Além disso, cirurgias, partos e traumas podem causar dor, bem como a higiene excessiva da vagina, inclusive, se a mulher faz a ducha.

Dica: Acesse esse artigo e complemente a informação - Por que tenho os grandes lábios inchados e doloridos.

Dor na vagina, o que pode ser? - Passo 5
6

Mesmo roupas íntimas apertadas ou que não sejam de algodão podem causar incômodo na vagina. Outra razão é alergia ao preservativo, sendo necessário optar pelos produtos que não sejam de látex. Porém, endometriose também causa dor, além de fluxo intenso de sangue, e o cancro vaginal, que além de sangue apresenta um caroço na vagina. Por todas essas razões, a consulta ao ginecologista é essencial para garantir a sua saúde.

Dica: Acesse também o artigo e descubra - Fisgadas na vagina, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor na vagina, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Dor na vagina, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Antonia
To com coceira e ardor na vagina o que pode ser

Dor na vagina, o que pode ser?
1 de 3
Dor na vagina, o que pode ser?

Voltar ao topo da página