Partilhar

Menstruar duas vezes no mesmo mês, é normal?

Por Sara Viega. 2 março 2017
Menstruar duas vezes no mesmo mês, é normal?

Um ciclo menstrual regular é um sinônimo de saúde, pois uma menstruação normal reflete que nos alimentamos de forma adequada, que não contamos com condições ginecológicas que afetam os ovários ou o endométrio e que os nossos hormônios funcionam na perfeição. Por isso, ficamos preocupadas quando se passa algo de diferente com nossa menstruação, quando ocorrem ausências ou se, de forma excepcional, menstruamos duas vezes no mesmo mês. Se detetou que menstruou duas vezes no mesmo cilo e se está perguntando se menstruar duas vezes no mesmo mês é normal, neste artigo do umCOMO explicamos-lhe tudo o que precisa saber sobre o tema.

Detetar se seu ciclo é regular ou irregular

Desde a primeira vez que temos menstruação é fundamental aprender a ter um controle da mesma para determinar a frequência com que ocorre e se somos ou não regulares. Às vezes algumas mulheres não dão conta e acreditam que tiveram a menstruação duas vezes em um mesmo mês, quando na verdade se tratam de dois ciclos diferentes. Por isso, o primeiro passo é estar completamente segura de que, efetivamente, a sua menstruação veio duas vezes no mesmo mês.

Ciclo menstrual regular

Ginecologicamente falando, considera-se que um ciclo menstrual é regular quando o mesmo ocorre a cada 28 a 30 dias, podendo variar dois dias antes ou depois das datas indicadas. Mas nem todas as mulheres têm a menstruação a cada 28 dias e, não é por isso que são irregulares. Sempre que a sua menstruação ocorrer com uma periodicidade similar, então será regular, por exemplo se num mês a sua menstruação vem no dia 26, no outro a 28 e no seguinte a 27, considera-se que é completamente regular, com menstruações próximas e de periodicidade adequada.

Para determinar a sua regularidade é importante monitorizar as suas menstruações durante pelo menos 4 meses consecutivos, embora o ideal é que se não toma anticoncepcionais hormonais tenha sempre em mente quando vêm as suas menstruações, assim detetará também os seus dias férteis com facilidade.

Ciclo menstrual irregular

Quando as menstruações ocorrem sempre com intervalos diferentes e é difícil estabelecer a periodicidade, ausentando-se inclusive algum mês, então falamos de menstruações irregulares. Por exemplo, se num mês a sua menstruação vem no dia 21 do ciclo, no seguinte chega a 29 e no outro a 31, estamos perante um caso claro de menstruação irregular. Nestas situações também pode acontecer menstruar duas vezes no mês, por isso descobrir a causa deste problema é importante para garantir o seu bem-estar íntimo.

Menstruar duas vezes no mesmo mês, é normal? - Detetar se seu ciclo é regular ou irregular

Menstruas duas vezes no mês na puberdade ou depois dos 50 anos

As mulheres passam por importantes mudanças hormonais tanto no início da puberdade, quando as raparigas têm a sua primeira menstruação, como no declínio dos ciclos menstruais, etapa conhecida como menopausa e que costuma se iniciar depois dos 50 anos.

Durante as primeiras menstruações, mesmo depois dos 3 primeiros anos depois de ocorrer pela primeira vez, as mulheres podem ter menstruações irregulares, ausência da menstruação durante um mês, dificuldade para estabelecer a periodicidade e inclusive menstruar duas vezes no mês. Estes episódios podem se considerar relativamente normais, mas se ocorrerem várias vezes é importante falar com os seus pais e consultar um ginecologista para realizar uma revisão completa e saber o que pode estar acontecendo.

No caso das mulheres com mais de 50 anos, o ciclo menstrual está em vias de terminar, o que também implica um descontrole hormonal para o organismo podendo fazer com que a menstruação se ausente alguns meses, que depois apareça novamente duas vezes por mês, etc. Para saber se a menopausa chegou, a menstruação deve ausentar-se durante um ano de forma consecutiva, antes disto ocorrer ela pode se tornar muito irregular. De qualquer forma, se já tem mais de 50 anos e teve a menstruação duas vezes no mesmo mês mais de uma vez, está na hora de consultar o ginecologista para saber o que pode estar acontecendo.

Menstruar duas vezes no mesmo mês, é normal? - Menstruas duas vezes no mês na puberdade ou depois dos 50 anos

Possíveis causas para menstruar duas vezes no mês

Além das etapas propensas para as mudanças hormonais como as primeiras menstruações ou o início da menopausa, existem diversas condições que podem fazer com que a menstruação venha duas vezes por mês, algumas delas são:

Efeito dos anticoncepcionais hormonais

Existem diversos anticoncepcionais à venda, alguns contam com uma carga hormonal muito baixa e outros com uma dose mais alta. Cada mulher é diferente, por isso antes de optar por qualquer outro tipo de anticoncepcional hormonal, é fundamental consultar um ginecologista para lhe recomendar o mais adequado dependendo do seu estado de saúde e histórico médico. Aqueles anticoncepcionais de baixa carga hormonal podem não ser suficientes para o seu corpo, o que poderia originar sangramentos na metade do mês e inclusive durante todo o ciclo, um sinal de que não estão fazendo o seu efeito de forma adequada e de que deve ingerir uns mais fortes.

Se isto começou a acontecer ao mudar de marca de anticoncepcional ou ao escolher um sem consultar o seu médico, o ideal é consultar o ginecologista para que este lhe indique o produto adequado para si.

Descontrole hormonal

As mudanças drásticas de alimentação, perder peso ou engordar de forma radical e certas condições de origem endócrina como os problemas na tireoide ou ginecológicos, como as mudanças na grossura da parede do útero ou os cistos nos ovários, podem levar a desordens hormonais que fazem com que a menstruação apareça duas vezes no mesmo mês sem causa aparente. Estas condições só podem ser diagnosticadas por um médico, por isso se começou a ter duas menstruações no mês de repente, consulte um especialista o quanto antes.

Além da ingestão de alguns medicamentos de forma frequente pode também causar desordens na sua menstruação. Se está tomando medicação é importante consultar os efeitos secundários na bula ou com o seu médico.

Sangramento fora da menstruação

Associamos logo que um sangramento na zona vaginal se trata da menstruação, no entanto as pequenas lesões na zona, o sexo violento ou inclusive qualquer corte realizado, podem ser os responsáveis desse pequeno sangramento. Se sangra apenas algumas gotas durante um dia ou após realizar uma atividade específica, como por exemplo andar de bicicleta, poderia se tratar de uma lesão externa que não tem nada a ver com a menstruação. Mas fique atenta, porque se o sangramento for abundante e se prolongar por vários dias, o melhor é consultar um ginecologista.

Descarte uma gravidez

Se tem uma vida sexualmente ativa e não se protege de forma adequada ou o seu método falhou, então deve descartar a hipótese de gravidez. Apesar disto lhe poder surpreender, durante o primeiro trimestre da gravidez podem ocorrer pequenos sangramentos que podem ser confundidos com a menstruação, no entanto não se parecem como o fluxo normal. Se não teve uma menstruação que reconhece como normal mas sim com pequenos sangramentos, e além disso deteta outros incômodos como dor no peito, sonolência ou mal-estar estomacal, é conveniente descartar uma gravidez.

Consulte o ginecologista

É importante que perante qualquer desiquilíbrio na sua menstruação consulte o seu médico. Em alguns casos, quando por exemplo mudou de pílula anticoncepcional e começou a sangrar entre menstruações, é fácil corrigir a situação, mas em outros casos é necessário determinar porque isso ocorre e se existe alguma patologia subjacente.

Por isso, consultar o ginecologista é importante para determinar a que se deve o problema e para seguir o tratamento indicado.

Menstruar duas vezes no mesmo mês, é normal? - Possíveis causas para menstruar duas vezes no mês

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruar duas vezes no mesmo mês, é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Menstruar duas vezes no mesmo mês, é normal?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Kelly
Parei de tomar a injeção mesygina no mês de outubro novembro a M estava ok dia 01 certinho ,no mês de Dezembro veio dia 1/12 a5/12 tudo correto até aqui.No dia 20/12 ela voltou não fraca até 24/12
Hoje 19/01 ainda não mesntruei não sinto sintomas algum a possibilidade de ser gravidez ou é normal?

Menstruar duas vezes no mesmo mês, é normal?
1 de 4
Menstruar duas vezes no mesmo mês, é normal?

Voltar ao topo da página