O que comer em uma dieta depurativa


Se ultimamente você cometeu alguns excessos na alimentação ou não pode manter uma alimentação equilibrada e saudável, talvez esteja interessado em começar uma dieta depurativa para recuperar o equilíbrio do seu organismo e, principalmente, eliminar todas as substâncias que não são positivas para a sua saúde. É essa, exatamente, a base das dietas depurativas: favorecer a desintoxicação do corpo através de uma dieta centrada no consumo de alimentos que ajudem a eliminar tudo o que organismo não precisa para, por um lado, melhorar as funções de órgãos vitais como os rins e o fígado e, por outro, acelerar a perda de peso.
Preste atenção ao seguinte artigo de umComo e descubra com detalhes o que deve comer em uma dieta depurativa.
Em primeiro lugar, saiba que a dieta depurativa ou detox foi pensada principalmente para eliminar do corpo, através da alimentação, todas as toxinas que se acumulam e que acabam dificultando o bom funcionamento do fígado, dos rins e dos intestinos. Ao favorecer a expulsão de tudo aquilo que o organismo não precisa, consegue-se também perder peso de forma saudável.
Existem muitos tipos de dietas depurativas mas todas consistem em seguir uma alimentação rica em vegetais naturais, como as verduras e as frutas, e, pelo contrário, deixar de lado as gorduras, as proteínas animais e todos os ingredientes que contenham produtos químicos, conservantes e corantes. Mas saiba que não se recomenda fazer uma dieta depurativa com uma duração de mais de uma semana e que devem ser feitas entre 4 e 6 refeições diárias.

Para responder à questão do que comer em uma dieta depurativa, devemos nos centrar nos alimentos considerados depurativos, que favorecem a eliminação de toxinas, gorduras e evitam condições como o inchaço abdominal ou a retenção de líquidos. Entre eles destacam-se os vegetais, que são perfeitos para emagrecer de forma saudável e desintoxicar o corpo completamente. Seus melhores aliados são:
- A alcachofra: é diurética, portanto favorece a eliminação de líquidos e permite desintoxicar o fígado.
- O aipo: atua como alcalinizante, combatendo a acumulação de ácido úrico e toxinas.
- Os aspargos verdes: são muito ricos em potássio e por isso são excelentes depurativos, além de melhorarem a digestão.
- A cebola: favorece o bom funcionamento do fígado, é diurética e atua como depurativa do sangue.
- A abóbora: é um alimento muito diurético e laxante ao mesmo tempo.
- As couves: seus flavonoides ajudam a limpar o organismo, permitindo uma eliminação de toxinas maior e mais rápida.
Pode consumir todos os alimentos crus, cozidos, feitos ao vapor e inclusive incluir em preparações como sucos, caldos ou chás.

Além das verduras, outro grande grupo alimentar que não deve faltar em uma dieta depurativa é o das frutas. Porém, devem ser as que contém muito poucas calorias e que sejam ricas em fibra. As frutas mais depurativas que pode encontrar são as seguintes:
- O abacaxi.
- A uva.
- O morango.
- O limão.
- A melancia.
- O kiwi.
Outro grande protagonista das dietas depurativas é o chá elaborado com plantas medicinais que têm potentes propriedades diuréticas, desintoxicantes e antioxidantes. Assim, será muito eficiente se depois das refeições tomar uma xícara de chá de cavalinha, folhas de sabugueiro, dente-de-leão, tomilho ou chá verde. Descubra todas as propriedades destas bebidas no artigo Quais são os chás depurativos.

E, sem dúvida, em uma dieta depurativa também não podem faltar os chamados sucos detox, uma ótima alternativa para combinar as verduras e as frutas que mencionamos anteriormente. São preparados de forma rápida e ideais para tomar em jejum, para aproveitar ao máximo toda a energia que proporcionam além de seu efeito saciante, que é fundamental para conseguir o objetivo de perder peso e reduzir medidas.

Além de todos estes, em uma dieta depurativa também cabem os cereais, mas sempre em versão integral. Deste modo, estes alimentos favorecem a regulação do trânsito intestinal e contribuem na depuração do organismo.
Não se esqueça da importância de consultar previamente um especialista em nutrição e ter a certeza de que seu estado de saúde permite iniciar um regime destas características.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer em uma dieta depurativa, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.