Dietas depurativas

O que comer em uma dieta depurativa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 julho 2020
O que comer em uma dieta depurativa

Se ultimamente você cometeu alguns excessos na alimentação ou não pode manter uma alimentação equilibrada e saudável, talvez esteja interessado em começar uma dieta depurativa para recuperar o equilíbrio do seu organismo e, principalmente, eliminar todas as substâncias que não são positivas para a sua saúde. É essa, exatamente, a base das dietas depurativas: favorecer a desintoxicação do corpo através de uma dieta centrada no consumo de alimentos que ajudem a eliminar tudo o que organismo não precisa para, por um lado, melhorar as funções de órgãos vitais como os rins e o fígado e, por outro, acelerar a perda de peso.

Preste atenção ao seguinte artigo de umComo e descubra com detalhes o que deve comer em uma dieta depurativa.

Também lhe pode interessar: Alimentos permitidos em uma dieta macia
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, saiba que a dieta depurativa ou detox foi pensada principalmente para eliminar do corpo, através da alimentação, todas as toxinas que se acumulam e que acabam dificultando o bom funcionamento do fígado, dos rins e dos intestinos. Ao favorecer a expulsão de tudo aquilo que o organismo não precisa, consegue-se também perder peso de forma saudável.

Existem muitos tipos de dietas depurativas mas todas consistem em seguir uma alimentação rica em vegetais naturais, como as verduras e as frutas, e, pelo contrário, deixar de lado as gorduras, as proteínas animais e todos os ingredientes que contenham produtos químicos, conservantes e corantes. Mas saiba que não se recomenda fazer uma dieta depurativa com uma duração de mais de uma semana e que devem ser feitas entre 4 e 6 refeições diárias.

O que comer em uma dieta depurativa - Passo 1
2

Para responder à questão do que comer em uma dieta depurativa, devemos nos centrar nos alimentos considerados depurativos, que favorecem a eliminação de toxinas, gorduras e evitam condições como o inchaço abdominal ou a retenção de líquidos. Entre eles destacam-se os vegetais, que são perfeitos para emagrecer de forma saudável e desintoxicar o corpo completamente. Seus melhores aliados são:

  • A alcachofra: é diurética, portanto favorece a eliminação de líquidos e permite desintoxicar o fígado.
  • O aipo: atua como alcalinizante, combatendo a acumulação de ácido úrico e toxinas.
  • Os aspargos verdes: são muito ricos em potássio e por isso são excelentes depurativos, além de melhorarem a digestão.
  • A cebola: favorece o bom funcionamento do fígado, é diurética e atua como depurativa do sangue.
  • A abóbora: é um alimento muito diurético e laxante ao mesmo tempo.
  • As couves: seus flavonoides ajudam a limpar o organismo, permitindo uma eliminação de toxinas maior e mais rápida.

Pode consumir todos os alimentos crus, cozidos, feitos ao vapor e inclusive incluir em preparações como sucos, caldos ou chás.

O que comer em uma dieta depurativa - Passo 2
3

Além das verduras, outro grande grupo alimentar que não deve faltar em uma dieta depurativa é o das frutas. Porém, devem ser as que contém muito poucas calorias e que sejam ricas em fibra. As frutas mais depurativas que pode encontrar são as seguintes:

  • O abacaxi.
  • A uva.
  • O morango.
  • O limão.
  • A melancia.
  • O kiwi.
4

Outro grande protagonista das dietas depurativas é o chá elaborado com plantas medicinais que têm potentes propriedades diuréticas, desintoxicantes e antioxidantes. Assim, será muito eficiente se depois das refeições tomar uma xícara de chá de cavalinha, folhas de sabugueiro, dente-de-leão, tomilho ou chá verde. Descubra todas as propriedades destas bebidas no artigo Quais são os chás depurativos.

O que comer em uma dieta depurativa - Passo 4
Imagem: blog.regimecomsaude.com
5

E, sem dúvida, em uma dieta depurativa também não podem faltar os chamados sucos detox, uma ótima alternativa para combinar as verduras e as frutas que mencionamos anteriormente. São preparados de forma rápida e ideais para tomar em jejum, para aproveitar ao máximo toda a energia que proporcionam além de seu efeito saciante, que é fundamental para conseguir o objetivo de perder peso e reduzir medidas.

O que comer em uma dieta depurativa - Passo 5
6

Além de todos estes, em uma dieta depurativa também cabem os cereais, mas sempre em versão integral. Deste modo, estes alimentos favorecem a regulação do trânsito intestinal e contribuem na depuração do organismo.

7

Não se esqueça da importância de consultar previamente um especialista em nutrição e ter a certeza de que seu estado de saúde permite iniciar um regime destas características.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer em uma dieta depurativa, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: blog.regimecomsaude.com
1 de 5
O que comer em uma dieta depurativa