Aliviar a dor de pescoço

O que fazer quando acordar com dor no pescoço

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 11 fevereiro 2021
O que fazer quando acordar com dor no pescoço
Imagem: worthylifetalks.com

Nada pior do que acordar com dores, pois o que queremos depois de uma noite de sono é acordar revitalizados e, quando isso não acontece pode prejudicar o resto do nosso dia. Uma das dores mais comuns ao acordar é a dor no pescoço, que pode significar que dormiu numa má postura ou com um travesseiro que não é o indicado. Se quer saber o que fazer quando acordar com dor no pescoço, neste artigo de umComo vamos explicar para você.

Também lhe pode interessar: O que fazer se acordar com torcicolo

Índice

  1. Porque acordo com dores no pescoço?
  2. Aliviar as dores no pescoço
  3. Evitar dores no pescoço ao acordar

Porque acordo com dores no pescoço?

As causas de acordar com dores no pescoço são várias, sendo que a má postura ao dormir é uma das principais causas. Em média dormimos 8 oito horas por dia e, se não o fizermos na posição adequada, o mais provável é acordarmos com dores. Se você dorme de bruços, de barriga para cima ou de lado com as pernas esticadas e as mãos debaixo do travesseiro, saiba que isso poderá ser a causa das dores no pescoço. A melhor posição para dormir é de lado.

O tipo de travesseiro com que dorme também pode estar causando essas dores no pescoço quando acorda. Dependendo do tipo de posição em que dorme, deverá escolher um determinado travesseiro. Se você gosta de dormir de lado ou de costas, deverá utilizar um travesseiro médio ou alto entre os ombros e a cabeça. No caso de dormir de barriga para baixo, deverá optar por um travesseiro baixo. Algo que deverá evitar é que o travesseiro seja mais alto que a linha do ombro, o ideal é que forme um ângulo de 90º. Não dormir com travesseiro também pode ser uma das causas da sua dor no pescoço.

Outras das causas de acordar com dores no pescoço são colchão mole, fatores emocionais como o estresse e bruxismo. O bruxismo ocorre quando a pessoa aperta a mandíbula de forma involuntária à noite ou até mesmo durante o dia. Esta condição pode causar dor de cabeça que se estende para o pescoço e ser a causa de acordar com dor de pescoço.

O que fazer quando acordar com dor no pescoço - Porque acordo com dores no pescoço?
Imagem: fatosdesconhecidos.com.br

Aliviar as dores no pescoço

Acordou com dor no pescoço e o seu dia já vai ser um pouco mais complicado? Fique tranquilo e siga as nossas dicas para tentar amenizar a dor no pescoço e passar o dia melhor. Usar o método de frio e calor pode ajudar a aliviar as dores no pescoço. Pegue em uma bolsa de gelo e coloque no pescoço entre 10-20 minutos, isso vai ajudar a amenizar uma possível inflamação. De seguida, aplique calor entre 10-15 minutos. Pode tomar um banho quente deixando cair a água morna sobre a região ou molhar uma toalha em água quente.

Alongar o pescoço também poderá ajudar a amenizar as dores. Deverá fazer os alongamentos com muito cuidado e sem exercer demasiada força. Faça movimentos laterais, para a frente e para trás e à volta.

Faça uma automassagem na parte de trás do seu pescoço usando os seus dedos. Não exerça demasiada pressão com os dedos e, se a dor no pescoço o impedir de trazer os seus braços até atrás, peça para um amigo ou familiar lhe fazer a massagem.

Ao longo do dia deverá ter alguns cuidados para a sua dor no pescoço não ficar pior. Tenha atenção à sua postura, especialmente se trabalha diante do computador, tente fazer pausas a cada 1-2 horas. Manter o seu pescoço apoiado também é essencial e, para isso basta usar uma camisola de gola alta, um cachecol ou lenço ou usar um travesseiro de pescoço enquanto trabalha. Se estiver um dia frio é bom se agasalhar para a dor não piorar.

O que fazer quando acordar com dor no pescoço - Aliviar as dores no pescoço
Imagem: 43rdmedical.com

Evitar dores no pescoço ao acordar

A primeira coisa a fazer para evitar acordar com dores no pescoço é descobrir a causa. Verifique se o seu travesseiro se encontra em bom estado e se é o adequado para a posição em que dorme, veja se a posição em que dorme é a melhor, se o seu colchão se encontra em bom estado ou pergunte para o seu parceiro se ouve os seus dentes ranger à noite. Se nenhum destes fatores for a causa das suas dores no pescoço matinais, então talvez isso seja derivado do estresse. Para evitar que isso aconteça, deverá aprender a combater o estresse por meio de atividades relaxantes e exercício físico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando acordar com dor no pescoço, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Alguns medicamentos analgésicos de venda livre também podem ajudar a amenizar as dores no pescoço, como o Ibuprofeno ou o Paracetamol.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: worthylifetalks.com
Imagem: fatosdesconhecidos.com.br
Imagem: 43rdmedical.com
1 de 3
O que fazer quando acordar com dor no pescoço