Partilhar

Para que serve a camomila

Por Sara Viega. Atualizado: 13 fevereiro 2019
Para que serve a camomila

A camomila é uma das plantas medicinais mais populares e utilizadas no dia a dia, uma opção natural com uma grande quantidade de benefícios para a nossa saúde, por isso convém sempre tê-la à mão em casa. Mas o fato de ser popular não quer dizer necessariamente que conheçamos todos os seus usos, por isso se você não tem muito claro seu uso, em umComo.com.br explicamos. Descubra para que serve a camomila e adicione-a à sua lista de ervas medicinais.

Também lhe pode interessar: Para que serve o coentro

Para melhorar transtornos digestivos

Se você se pergunta para que serve a camomila e por que é importante sempre ter em casa esta planta seca ou em envelope de infusão, a resposta reside principalmente em suas propriedades para aliviar diferentes transtornos digestivos.

A camomila ajuda a:

  • Aliviar a dor de estômago ao reduzir os espasmos nesta zona.
  • A reparar a mucosa gástrica, favorecendo os pacientes com gastrite ou gastroenterite.
  • Melhora a digestão reduzindo a inflamação abdominal.
  • Favorece a eliminação dos gases devido às suas propriedades digestivas.
  • Melhora os incômodos causados por náuseas e vômitos.
  • Alivia os incômodos intestinais que se apresentam em pacientes com cólon irritável, colite e diverticulite.
  • Acalma as cólicas.
Para que serve a camomila - Para melhorar transtornos digestivos

Para reduzir a ansiedade

A camomila oferece um leve efeito sedativo, por isso se trata de uma grande alternativa para consumir durante aqueles períodos de maior estresse. Favorece a redução da tensão ainda que não seja uma opção muito potente para pacientes muito nervosos.

Para que serve a camomila - Para reduzir a ansiedade

Camomila para dormir melhor

Devido precisamente às suas propriedades ligeiramente sedativas, outro dos usos que se dá à camomila é para reduzir a insônia e ajudar-nos a conciliar melhor o sono. Uma xícara de camomila um pouco antes de ir dormir pode ajudar-nos a acalmar os nervos e a preparar o nosso corpo para o descanso.

Para que serve a camomila - Camomila para dormir melhor

Como anti-inflamatório

A camomila é também um anti-inflamatório natural, razão pela qual é usada de forma externa para desinflamar as bolsas dos olhos e aumentar a frescura do olhar, mas também de forma interna para aliviar inflamações estomacais ou das gengivas, sendo uma opção natural para tratar condições como a gengivite. Esta planta medicinal é também usada para reduzir a inflamação e incômodos ocasionados pela menstruação.

Para que serve a camomila - Como anti-inflamatório

Para clarear o cabelo e a pele

Externamente, a camomila é muito utilizada para clarear a pele, o cabelo e o pelo de zonas como o rosto, os braços ou a barriga. É uma alternativa ideal para aquelas pessoas com o tom de cabelo claro que procuram uma opção natural para manter a cor.

Em nosso artigo como usar a camomila para clarear a pele explicamos a você os passos a seguir para conseguir clarear a pele usando esta planta natural.

Para que serve a camomila - Para clarear o cabelo e a pele

Para tratar condições bacterianas e micóticas

Devido às suas propriedades antissépticas, antibacterianas e antimicóticas, a camomila também é usada para tratar condições da pele como os fungos ou a caspa. Além disso utiliza-se para limpar os olhos de pacientes com conjuntivite, facilitando a rápida recuperação.

Para que serve a camomila - Para tratar condições bacterianas e micóticas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve a camomila, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Para que serve a camomila

O que lhe pareceu o artigo?

Para que serve a camomila
1 de 7
Para que serve a camomila

Voltar ao topo da página