Partilhar

Por que tenho o ácido úrico alto

Por Sara Viega. Atualizado: 11 janeiro 2018
Por que tenho o ácido úrico alto

Fez um exame de sangue, os seus valores de ácido úrico no sangue estão muito altos e então você se pergunta: por que tenho o ácido úrico alto? Esta situação é mais comum do que você imagina, já que são muitas pessoas que sofrem de hiperuricemia, que é o nome médico que recebe esta condição. É por isso que neste artigo de umComo queremos explicar a você as principais causas que provocam um excesso de ácido úrico e as consequências que isto implica.

Também lhe pode interessar: Como baixar o ácido úrico

O que é o ácido úrico?

Em primeiro lugar, é importante entender que o ácido úrico é uma substância natural que o organismo humano cria quando decompõe as purinas -um composto orgânico de nitrogênio presente em muitos alimentos- nas células.

Assim, todos nós temos ácido úrico no sangue e é através da urina que expulsamos a quantidade excessiva deste produto de resíduos para que o nível de ácido úrico no sangue esteja dentro da faixa considerada normal. É quando não se elimina corretamente que esta substância se cristaliza e se acumula nas articulações, provocando, assim, dor e inclusive outras condições derivadas como a gota.

A seguir, explicaremos a você quais são as causas mais comuns do ácido úrico alto para que possa prevenir a hiperuricemia, que é o nome que medicamente recebe esta condição.

Por que tenho o ácido úrico alto - O que é o ácido úrico?

Por que tenho o ácido úrico alto: alimentação

Uma das causas mais comuns do excesso de ácido úrico no sangue corresponde a uma dieta incorreta, isto é, onde abundam os alimentos ricos em purinas. Se consumimos muitos produtos com altas quantidades deste composto orgânico, se acumulará e provocará consequências graves. É por este motivo que é necessário conhecer bem estes alimentos para moderar seu consumo; alguns deles são:

  • Carnes vermelhas.
  • Frios.
  • Vísceras.
  • Frutos do mar.
  • Peixes gordos.
  • Legumes.
  • Bebidas alcoólicas.

Recomendamos a você consultar o nosso artigo a respeito de quais são os alimentos que aumentam o ácido úrico para conhecê-los em profundidade, assim como os alimentos bons para baixar o ácido úrico que serão os que deverá incluir em sua dieta.

Por que tenho o ácido úrico alto - Por que tenho o ácido úrico alto: alimentação

Por que tenho o ácido úrico alto: excesso de produção

Em alguns casos, o organismo produz uma quantidade de ácido úrico maior à que pode excretar através da urina e é por isso que os níveis ultrapassam os valores considerados normais; estes valores poderão ser conhecidos através de um exame de urina e os resultados devem se situar entre:

  • Em mulheres: 2'4 e 5'7 mg/dl
  • Homens: 3'4 e 7 mg/dl

Algumas das razões que podem implicar este excesso de produção são:

  • Transtornos enzimáticos ou questões genéticas.
  • Excesso de bebidas alcoólicas.
  • Exercício excessivamente intenso.
Por que tenho o ácido úrico alto - Por que tenho o ácido úrico alto: excesso de produção

Por que tenho o ácido úrico alto: defeito na eliminação

Por outro lado, uma possível resposta a por que você tem o ácido úrico alto é que se está produzindo uma anomalia na eliminação desta substância. Assim, existem diversos motivos que podem implicar em um defeito no sistema renal, isto é, nos rins, e que impeça que o ácido úrico excessivo se expulse através da urina. Deste modo, algumas das possíveis causas são:

  • Insuficiência renal ou outras doenças dos rins.
  • Leucemia ou outros tipos de câncer nos quais a quimioterapia provoca uma alta destruição celular.
  • Hipotireoidismo ou baixa produção do hormônio tiroide.
  • Ingestão de determinados medicamentos.
  • Certas formas de diabetes.

Sugestão: Confira também esse artigo e esclareça a dúvida - Limão aumenta ácido úrico?

Por que tenho o ácido úrico alto - Por que tenho o ácido úrico alto: defeito na eliminação

Como baixar os níveis de ácido úrico

Caso os exames revelem que os seus níveis de ácido úrico no sangue estão muito altos, deverá tomar medidas para reduzi-los. Assim, em primeiro lugar, será imprescindível conhecer porque esta situação ocorre e para isso deverá marcar uma consulta com seu médico.

Se se tratarem de defeitos genéticos ou em qualquer outra questão que dificulte a eliminação deste composto orgânico, é provável que seja receitado algum tratamento farmacológico que compense este problema.

No entanto, se a causa principal da hiperuricemia for uma alimentação incorreta, deverá ter muito em conta o que come e para isso recomendamos a você estes artigos:

Por que tenho o ácido úrico alto - Como baixar os níveis de ácido úrico

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho o ácido úrico alto, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Por que tenho o ácido úrico alto

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Mari Silveria
meu marido esta com um nivel alto de acido urico! Excelentes orientacoes nesse seu site! Muito agradecida
Editor umComo.com.br
Oi Mari! Que bom que as informações te ajudaram. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
A sua avaliação:
celia
tenho acido urico tou bem inchada que remedio é bom obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Celia! Confira esses remédios caseiros bom para baixar o ácido úrico: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-reduzir-o-acido-urico-com-remedios-naturais-1834.html Obrigada pelo comentário!

Por que tenho o ácido úrico alto
1 de 6
Por que tenho o ácido úrico alto

Voltar ao topo da página