Ervas para os rins

Propriedades medicinais da Cervejinha-do-campo

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Propriedades medicinais da Cervejinha-do-campo

A também conhecida como tintureiro e cipó-uma é uma erva usada em diferentes situações a fim de resolver problemas de saúde. Por isso, é importante contar com ela em sua casa, principalmente a quem é portador de doenças do fígado e nos rins. Para saber quais são as propriedades medicinais da Cervejinha-do-campo e obter demais informações sobre essa planta, confira o que o umComo.com.br tem para dizer a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades da hortelã

Benefícios da Cervejinha-do-campo

Entre as propriedades medicinais da Cervejinha-do-campo que se tem conhecimento estão a anti-inflamatória e a depurativa, embora seja pelo seu poder diurético que a planta seja mais conhecida. É possível se valer dos benefícios dessa espécie não apenas por meio do seu chá, mas também através de tinturas e extratos, sendo que todos eles são produzidos a partir das suas raízes.

A cervejinha-do-campo pode ser usada, portanto, para tratar a pressão alta, sendo que para esse problema costumam ser receitados remédios diuréticos, mas como essa erva possui a mesma característica, porém, de maneira natural é uma boa alternativa, embora quem esteja em tratamento médico deva continuar. A planta combate ainda a retenção de líquidos, já que colabora com uma maior produção de urina, a fim de eliminar os líquidos acumulados no organismo, bem como as suas toxinas, em decorrência do seu efeito depurativo.

Por ser um ótimo diurético, também funciona no tratamento de problemas renais, bem como nos que afetam as vias urinárias, a exemplo da infecção urinária. Devido às suas propriedades, a cervejinha-do-campo pode ser consumida ainda por quem sofre com as dores causadas nas articulações ou dor provocada por pedra nos rins. Já por conta da sua propriedade anti-inflamatória é eficiente para tratar algumas doenças, como é caso da leishmaniose, uma infecção causada por parasitas e disseminada pelo chamado mosquito-palha.

Propriedades medicinais da Cervejinha-do-campo - Benefícios da Cervejinha-do-campo

Como tomar a Cervejinha-do-campo

Uma curiosidade é quanto a um dos nomes da planta, a cervejinha-do-campo. Essa denominação foi dada porque o seu chá possui uma coloração amarelada e apresenta espuma, assemelhando-se em muita com a cerveja. A forma mais comum de usar a planta é bebendo o seu chá, sendo que as suas raízes são encontradas à venda em locais especializados. Para prepará-lo, é preciso usar uma colher de sopa da erva para um 1 litro de água. As raízes devem ferver por 10 minutos na água e depois que amornar basta coar e beber o chá.

Propriedades medicinais da Cervejinha-do-campo - Como tomar a Cervejinha-do-campo

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades medicinais da Cervejinha-do-campo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
renata madureira
gostaria de comprar
1 de 3
Propriedades medicinais da Cervejinha-do-campo