Partilhar

Quais são as propriedades da citronela

Por Redação umCOMO. Atualizado: 18 janeiro 2018
Quais são as propriedades da citronela

A citronela é uma planta aromática muito usada por suas múltiplas propriedades medicinais. É que esta erva possui múltiplos benefícios que poderão ajudar a combater diferentes problemas, assim como também é um bom aromatizante com cheiro cítrico. Por isso não espere mais e descubra neste artigo de umComo quais são as propriedades da citronela.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades da lúcia-lima
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, destaca-se que existem diferentes variedades de citronela e é por isso que talvez conheça outras variantes desta planta. Originais da Índia, a espécie Cymbopogon citratus pertence à família das gramíneas e é usada como aromatizante na cozinha oriental por seu intenso cheiro a cítrico.

2

Uma das propriedades mais destacadas e conhecidas da citronela é o seu poder como repelente de insetos. É que alguns dos componentes do extrato de citronela -como o citronelol, o circeno ou o nerol- são capazes de manter afastados os mosquitos e outras espécies.

Deste modo, será muito eficiente plantar citronela em seu jardim ou varanda, assim como recorrer ao óleo essencial desta planta para preparar uma loção contra os mosquitos. Portanto, recomendamos consultar nosso artigo sobre como afastar os mosquitos com citronela.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra como fazer e usar óleo de citronela!

Quais são as propriedades da citronela - Passo 2
3

Além disso, se você não foi suficientemente precavido para prevenir as picadas de mosquito, a citronela também pode ajudar a aliviar a coceira após a picada. É que esta planta conta com propriedades desinfectantes e antissépticas que reduzirão o inchaço e atuarão na prevenção de infecções por picadas.

4

Por outro lado, também são conhecidos os benefícios da citronela para a saúde gastrointestinal, sendo possível de usar para melhorar digestões pesadas, flatulências e outros problemas de estômago e intestino. Para isso, deverá preparar um chá à base desta planta medicinal -uns 20 gramas por litro de água- e tomar duas ou três vezes por dia.

Quais são as propriedades da citronela - Passo 4
5

A citronela também é usada para reduzir a dor articular provocada por problemas como a tendinite, a artrite ou a artrose. Neste caso, será apropriado o uso de cataplasmas com esta planta medicinal sobre as articulações afetadas; as suas propriedades anti-inflamatórias ajudarão a diminuir a inflamação.

6

Também são conhecidas as propriedades antifúngicas da citronela, ou seja, para combater os fungos da pele; portanto, pode ser muito útil como remédio natural para curar os fungos nas axilas ou outras áreas do corpo.

Quais são as propriedades da citronela - Passo 6
7

Outros benefícios da citronela que se conhecem são:

  • Antipirético, ou seja, ajuda a baixar a febre.
  • Antiespasmódico.
  • Ajuda no combate aos parasitas intestinais.
  • Sedante.
  • Trata a depressão e outros transtornos nervosos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades da citronela, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são as propriedades da citronela

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são as propriedades da citronela
1 de 4
Quais são as propriedades da citronela

Voltar ao topo da página