Partilhar

Quais os alimentos que engordam mais

Quais os alimentos que engordam mais

Se você está pensando em levar uma vida saudável mas sem fazer uma dieta estrita, deve conhecer que há uma série de alimentos que engordam mais que outros. É importante que, antes de planificar seus novos hábitos alimentares, tenha claro o que pode incluir em sua dieta e o que é melhor abandonar de uma vez por todas se quer evitar ganhar quilos a mais.

Em umComo ajudamos você a conhecer que alimentos engordam mais e descubra, assim, quais são os alimentos menos recomendados para levar uma vida saudável.

Também lhe pode interessar: Quais os piores alimentos para a saúde

Fast food ou comidas preparadas

Ir a um fast food ou consumir comida preparada que se compra no supermercado são os hábitos que você deve abandonar de uma vez por todas. Por quê? Primeiro porque a comida dos restaurantes fast food têm ingredientes com um alto teor calórico e poucos nutrientes; além disso, os produtos químicos que contêm (como intensificadores de sabor, conservantes, etc.) fazem com que suas calorias sejam mais elevadas e sua carga nutritiva seja muito baixa.

Com as comidas preparadas dos supermercados ocorre exatamente o mesmo: os temperos e os ingredientes com que estão elaboradas fazem com que suas gorduras e calorias sejam muito elevadas mal contribuindo com sua carga nutritiva que é, realmente, muito baixa. Em poucas palavras: comendo este tipo de comida você está acrescentando gorduras a seu corpo e nenhum tipo de alimento.

Quais os alimentos que engordam mais - Fast food ou comidas preparadas

As batatas fritas

Um dos alimentos que mais engordam são as batatas fritas já que são um produto que para conseguir sua elaboração devem ser desidratadas e preparadas através da absorção de gorduras. Este procedimento básico para poder elaborar as batatas fritas faz com que este alimento contenha grandes quantidades de calorias que se convertem em hidratos refinados e gorduras.

Com o procedimento da desidratação consegue-se que a água das batatas fritas se evapore e, em consequência, absorvam toda a gordura do óleo frito. Por este motivo, se você quer usufruir de uma alimentação saudável diga adeus tanto às batatas fritas como às batatas chips cujo processo é o mesmo e, além disso, devemos acrescentar os aditivos extras para sua conservação.

Em geral, você deve ter em conta que ao fritar os alimentos os nossos ingredientes absorvem altas proporções da gordura do óleo, portanto, um alimento saudável como pode ser o peito do frango, ao fritar se converte em uma bomba calórica. Substitua as frituras por modos de cozinhar mais saudáveis como grelhado, ao forno ou ao vapor, você notará a diferença!

Quais os alimentos que engordam mais - As batatas fritas

Molhos

Outro hábito que devemos abandonar por completo se queremos usufruir de uma alimentação saudável e com poucas calorias são os molhos. Quando a gente diz que a massa engorda, comete um grande erro já que a massa, por si só, não engorda: o que faz que suas calorias aumentem são os molhos com que costumamos acompanhar os pratos de massa.

O mesmo ocorre ao contrário: pensar que uma salada não engorda porque leva só vegetais é um grave erro, pois se você a tempera com molho de iogurte a salada engordará. Como vê, o que engorda são os molhos porque estão elaborados com ingredientes de alta carga calórica (como creme de leite, muito azeite, gorduras, etc).

Desse modo, se você quer comer sem engordar, evite ao máximo o consumo de qualquer tipo de molho em seus pratos: opte por um pouco de azeite de oliva ou limão e usufrua de pratos deliciosos e com poucas calorias.

Quais os alimentos que engordam mais - Molhos

Refrescos açucarados

Os refrescos são outros dos alimentos que mais engordam porque a maior parte de seus componentes são açúcares ou cafeína. Tenha em conta que se você quer levar uma vida saudável, os refrescos açucarados deverão ser retirados completamente de sua alimentação já que só contribuem com calorias e gorduras para seu corpo sem oferecer nenhum sustento nem nutriente positivo para seu corpo, o contrário: sabe-se que alguns refrescos prejudicam os ossos porque absorvem o cálcio.

Assim, deixe de lado os refrescos açucarados em sua dieta e opte por outras bebidas mais nutritivas como o chá ou os sucos verdes.

Quais os alimentos que engordam mais - Refrescos açucarados

Carnes vermelhas

A vitela, o porco, o boi e muitas outras são conhecidas como carnes vermelhas, um tipo de carne que tem um alto teor de gorduras saturadas e que provoca o aumento de peso nas pessoas que a comem de maneira habitual. Em vez de comer este tipo de carne, prove carnes magras como as de peru ou de frango, carnes muito saborosas e com um baixo teor em calorias.

Nesta seção também incluímos todo o tipo de embutidos ou salsichas, alimentos que para serem elaborados tiveram que incorporar ingredientes e conservantes que aumentaram a proporção das gorduras saturadas. O chouriço, o salame ou a linguiça são ingredientes que devem ser retirados da sua dieta se você quer levar uma vida com poucas gorduras.

Quais os alimentos que engordam mais - Carnes vermelhas

Os doces e as farinhas refinadas

Os doces como os croissants ou as rosquinhas se preparam com farinha refinada, um dos ingredientes a evitar por seu alto teor calórico. Nesta mesma seção também incluímos as bolachas e os pães brancos porque se elaboram com farinhas brancas, refinadas e ricas em açúcares.

No entanto, devemos esquecer o mito da alimentação que diz que o pão engorda, porque não é bem assim. Como ocorre com os molhos, não é o pão o que engorda mas o acompanhamento que damos a este ingrediente: se o molhamos em um molho, se fazemos um sanduíche de embutidos, etc.

O que é verdade é que a farinha refinada está elaborada com açúcares, algo que faz com que as gorduras saturadas aumentem; portanto, recomendamos a você que todos os carboidratos que consumir em sua alimentação sejam carboidratos de farinha integral. Desta forma, sua carga em fibra e sua lenta absorção farão que se convertam em energia e não em gorduras saturadas.

Quais os alimentos que engordam mais - Os doces e as farinhas refinadas

Chocolate

O chocolate é um ingrediente que, por si só, tem um alto teor calórico. Muitas pessoas têm discutido se o chocolate não engorda, que o que engorda é o leite e os açúcares, mas não é verdade: o chocolate puro tem muitas calorias. O que é verdade é que o negro tem menos calorias que o chocolate com leite ou o branco, mas da mesma forma tem muitas calorias.

Aqui damos a você uma tabela calórica por 100 gramas de chocolate, para ter uma ideia do que contamos:

  • Chocolate branco: 566 kcal para cada 100 gramas
  • Chocolate com leite: 534 kcal para cada 100 gramas
  • Chocolate negro: 520 kcal para cada 100 gramas

Como vê, ainda que o puro tenha menos calorias que os elaborados com leite, o chocolate tem muitas calorias e portanto é um dos alimentos que mais engordam.

Quais os alimentos que engordam mais - Chocolate

Sucos de frutas embalados

Os sucos preparados e embalados são também um dos alimentos que mais engordam porque contêm uma grande quantidade de açúcares. Na verdade, seu consumo excessivo está ligado à obesidade, portanto, esqueça os sucos embalados e opte por prepará-los você mesmo ou por substituir por uma peça de fruta.

Em umComo contamos quais são as frutas que menos engordam para que conheça as melhores para você e também damos algumas receitas de sucos perfeitos para incluir em sua dieta.

Quais os alimentos que engordam mais - Sucos de frutas embalados

Bebidas alcoólicas

O álcool é outro dos alimentos que mais engordam porque contém grandes quantidades de açúcar em sua elaboração. Sobretudo, devem ser evitados todos os que sejam licores porque são os que contêm mais açúcares. Dentre as bebidas alcoólicas que você pode tomar, sempre deverá considerar a graduação que contêm porque quanto mais graus tiver, mais engordam.

Em umComo revelamos a você algumas dúvidas a respeito das calorias do álcool explicando a você quais são as bebidas alcoólicas que mais engordam e quais são as bebidas que menos engordam.

Quais os alimentos que engordam mais - Bebidas alcoólicas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os alimentos que engordam mais, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais os alimentos que engordam mais

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Alberto
adorei o artigo, muito simples mas ao mesmo tempo muito didático
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alberto, que bom saber que ajudamos você :)
Pedro
Alimento nenhum engorda. O que engorda é uma alimentação desequilibrada, sem frutas, com excessos de gordura e açúcar.
Nicolau Stotska
Muito bem dito! Mas você sabe, estes sites apenas estão aí para vender informação superficial, não para serem sincero ou realmente informativo.

Quais os alimentos que engordam mais
1 de 10
Quais os alimentos que engordam mais

Voltar ao topo da página