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Quais são as gorduras ruins

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são as gorduras ruins

As gorduras são um dos nutrientes imprescindíveis para que o nosso corpo possa funcionar corretamente, elas nos hidratam a pele, atuam na absorção das vitaminas e fornecem ao corpo a energia necessária para que possamos realizar as nossas atividades. Então, porque existe tanto medo das gorduras? Por que evitá-las?

A verdade é que existem dois tipos diferentes de gordura, umas completamente saudáveis e benéficas para o organismo e outras que podem danificar as artérias e nos afetar negativamente a nível cardiovascular. Quer conhecer quais são as gorduras ruins? No seguinte artigo de umComo.com.br vamos explicar para você detalhadamente em que se diferenciam das boas e em que tipo de alimentos pode encontrar cada uma delas.

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As gorduras ruins

Antes de explicar em que alimentos se encontram para que possa evitá-los o máximo possível, vamos explicar para você o que é que fazem em seu organismo e por que é preferível manter-se afastado delas.

O que popularmente chamamos de gorduras ruins, na realidade são as gorduras saturadas, que aumentam os níveis do também chamado colesterol ruim ou LDL. Este tipo de colesterol se aloja nas paredes das artérias dificultando a passagem do sangue e aumentando o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, diabetes, excesso de peso e insuficiência cardíaca.

Um excesso de colesterol é um aviso que devemos ouvir, já que é totalmente reversível pois costuma ocorrer como consequência de uma má alimentação na qual as gorduras saturadas têm mais passagem do que deveriam. Ainda que este tipo de gorduras não devam superar 10% do total de calorias que consumimos por dia, em muitos casos supera e muito.

Em que alimentos estão as gorduras ruins?

Há uma forma rápida de saber quais são as gorduras ruins já que os alimentos que as contêm costumam estar na ponta da pirâmide alimentar, ou seja, naqueles produtos que devemos comer pouco. Muitos destes alimentos têm uma origem animal, entre eles se destacam:

  • A manteiga
  • Laticínios integrais
  • Carnes gordurosas
  • Embutidos e carnes processadas
  • Frituras
  • Queijos
  • Doces e bolos
  • Doces industrializados
  • Molhos preparados
Quais são as gorduras ruins - As gorduras ruins

Quais são as gorduras boas

Obviamente que se falamos de gorduras ruins é porque existem as gorduras boas, aquelas que devemos comer e que são benéficas para o organismo. O nosso corpo precisa de gorduras e o que não devemos fazer é privá-lo delas, o que podemos fazer é substituir as gorduras ruins ou saturadas pelas gorduras insaturadas, também chamadas gorduras boas.

Estas não só diminuem os níveis de LDL, como em alguns casos ajudam a aumentar o colesterol bom, funcionando como uma barreira protetora contra as doenças cardiovasculares. Além disso, é necessário ter em conta que a ingestão de gorduras não deve superar 30% em relação ao total de calorias ingeridas por dia.

Existem dois tipos diferentes de gorduras insaturadas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, de seguida vamos explicar em que alimentos pode encontrar cada uma delas:

Em que alimentos se encontram as gorduras boas?

Pode encontrar as gorduras monoinsaturadas em:

  • Azeite de oliva cru
  • Amêndoas
  • Amendoins
  • Avelãs e frutos secos em geral
  • Abacate
  • Óleo de coco
  • Óleo de girassol

As poli-insaturadas estão no:

  • Peixes azuis: atum, salmão, sardinha, etc.
  • Óleo de girassol
  • Óleo de soja
  • Óleo de milho
  • Sementes de girassol
  • Amêijoas e lulas
  • Gema de ovo
Quais são as gorduras ruins - Quais são as gorduras boas

Alimentos com poucas gorduras

Agora que já sabe quais são as gorduras ruins e quais são as gorduras boas, também deve saber em que alimentos encontramos pouca quantidade de ácidos graxos, já que como dissemos, estes não deveriam superar 30% do teor calórico diário.

De seguida, vamos lhe dar uma lista dos produtos com poucas gorduras por categoria, com os quais pode manter uma alimentação saudável, com poucas gorduras e saborosa:

Carnes:

  • Coelho
  • Peru
  • Frango
  • As carnes magras em geral

Peixe:

  • Bacalhau
  • Polvo
  • Linguado
  • Merluza

Frutas:

  • Melancia
  • Pera
  • Morango

Verduras

  • Aspargos
  • Alface
  • Tomate
  • Cogumelos
Quais são as gorduras ruins - Alimentos com poucas gorduras

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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