Partilhar

Alimentos ricos em gorduras saturadas

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 2 julho 2018
Alimentos ricos em gorduras saturadas

Ouvimos sempre dizer que devemos apostar em uma alimentação equilibrada e pobre em gorduras para poder desfrutar de uma vida saudável, mas porquê? Devemos observar que existem diferentes tipos de gordura e que, algumas delas, devem fazer parte da nossa dieta pois são as chamadas "gorduras boas", ou seja, um tipo de alimento ótimo para o correto funcionamento do organismo, sempre que ingerido na medida certa. No entanto, há outras gorduras que devem ser limitadas ao máximo, como as gorduras trans e as saturadas, porque podem chegar a afetar de forma negativa o nosso corpo. Neste artigo de umComo vamos revelar os alimentos ricos em gorduras saturadas para que saiba quais são e poder apostar assim em uma dieta saudável e boa para o seu corpo.

Também lhe pode interessar: Quais são as gorduras ruins

A importância das gorduras na alimentação

Antes de mais, é importante entender que a gordura é indispensável para o nosso organismo, de fato, se consultarmos a pirâmide alimentar veremos que estes alimentos fazem parte da nossa dieta diária mas o seu consumo é limitado em quantidades. O motivo é que as gorduras trazem uma grande quantidade de energia "extra" que o corpo usará como fonte energética quando precisar, ou seja, é como o combustível "de reserva" que fica em nosso corpo para poder continuar funcionando por mais tempo.

Devemos lembrar que, diariamente, o nosso corpo costuma consumir umas 2.000 ou 2.500 calorias (a quantidade exata depende da idade, do sexo, do estilo de vida, etc.; em umComo pode consultar quantas calorias precisa), que procedem diretamente dos alimentos que ingerimos todos os dias. Portanto, se um dia ingerirmos menos calorias, como é que o corpo pode continuar funcionando? Graças às reservas de gordura saturada que ele possui.

Aí está a importância de contar calorias quando quer perder peso pois é uma fórmula matemática: se todos os dias consumir umas 2.000 calorias, você pode apostar por uma dieta hipocalórica (ou seja, que tenha menos calorias do que consome) e, assim, fará o corpo pegar das reservas de gordura convertendo-as em energia e, portanto, fazendo-as desaparecer do seu corpo.

Além disso, a gordura que vem dos alimentos também é saudável para melhorar a aparência da pele e do nosso cabelo com nutrientes e ácidos graxos que trazem mais brilho, hidratação e suavidade.

Alimentos ricos em gorduras saturadas - A importância das gorduras na alimentação

Tipos de gordura

Mas devemos saber que nem todas as gorduras dos alimentos são boas; as que possuem estas propriedades são as que chamamos de gorduras "boas" mas que, na realidade, são as insaturadas, que vêm de alimentos como o abacate, o azeite de oliva, etc. De seguida vamos explicar os 3 tipos de gordura que existem para que saiba quais deve tomar diariamente e quais deveria deixar de consumir.

Gorduras insaturadas ou "boas"

Estas são as que nosso organismo precisa para funcionar corretamente. Se tomadas de forma limitada, podem ajudar a baixar o colesterol ruim, possuem ácidos graxos indispensáveis para a etapa de crescimento e formação dos músculos, trazem essa quantidade de energia "extra" que precisamos para poder viver de forma saudável, etc. Estas gorduras podem ser encontradas nos frutos secos, azeite de oliva, frutas como o coco ou o abacate, entre outras.

Gorduras saturadas ou "ruins"

Podem chegar a elevar o nosso colesterol ruim do sangue e, portanto, aumentar os riscos de sofrer um ataque cardíaco ou um problema cerebrovascular, além de outros problemas como hipertensão, obesidade, fígado gordo, etc. Estas gorduras procedem, antes de mais, de alimentos de origem animal e seus derivados, mas também podem ser encontradas em óleos vegetais, em alimentos processados, etc.

Gorduras trans

Outra gordura que existe hoje em dia são as transgênicas, um tipo de gordura que se forma ao processar os óleos vegetais convertendo-os em gorduras sólidas; este processo é conhecido como "hidrogenação". São prejudiciais para o organismo porque aumentam o colesterol ruim do sangue mas também podem chegar a reduzir o colesterol HDL, o bom. Em umComo contamos para você de forma específica o que são as gorduras trans.

Alimentos ricos em gorduras saturadas - Tipos de gordura

Doces e açucarados

Alimentos açucarados como, por exemplo, os bolos industriais doces, produtos de padaria, etc., são ricos em gorduras saturadas. Mas não é preciso que sejam alimentos produzidos de forma industrial, pois os bolos que você faz em casa também são ricos neste tipo de gordura, visto que os ingredientes com os quais se costumam elaborar contêm uma grande quantidade dele (açúcar, farinha, fermento, etc.).

Portanto, entre os alimentos ricos em gorduras saturadas destacamos produtos como:

  • Bolachas
  • Croissants e outros produtos de padaria (roscas, bombas de creme ou de chocolate, doces, etc.)
  • Bolos
  • Pães de qualquer tipo
  • Tortas
  • Chocolate (o amargo também)

Além disso, devemos ter cuidado com estes produtos porque, muitos deles também contêm gorduras trans e, portanto, são alimentos duplamente prejudiciais para a nossa saúde.

Alimentos ricos em gorduras saturadas - Doces e açucarados

Snacks salgados

Mas não são apenas os doces que são ricos nestas gorduras, os produtos salgados que encontramos nos supermercados também são uma fonte importante das mesmas e portanto deverá limitá-las ao máximo. Além disso, devemos prestar atenção porque, atualmente, há um erro prático ao achar que alguns snacks que nos apresentam são "saudáveis" quando, na realidade, estão cheios de gorduras saturadas.

De seguida vamos listar estes alimentos com gorduras saturadas para que saiba reconhecê-los:

  • Batatas chips de saquinho e derivados.
  • Pipocas preparadas para microondas.
  • Palitos com sementes de girassol, frutos secos, etc.
  • Bolachas salgadas.
  • Frutos secos de saquinho (misturas, sementes de girassol salgadas, grãos de milho frito, etc.).

Muitos destes produtos também são ricos em gorduras hidrogenadas, ou seja, gorduras trans e portanto são duas vezes prejudiciais. Deve evitar ao máximo comer estes produtos que são pouco nutritivos e ruins para a saúde.

Alimentos ricos em gorduras saturadas - Snacks salgados

Óleos saturados

Entre as gorduras boas destacamos o azeite de oliva mas há alguns óleos hidrogenados que são ricos em gorduras saturadas e transgênicas e, portanto, devemos evitar o seu consumo. Além disso, neste assunto devemos ter um cuidado ainda maior porque são ingredientes que muitas vezes se usam para fazer outros produtos e, portanto, deveríamos ler a etiqueta nutricional para saber de que estão feitos.

Os óleos saturados são os seguintes:

  • Óleo de coco
  • Óleo de palma

Lembre-se que estes produtos contêm 93% de gordura saturada, ou seja, para cada 100 gramas estaríamos tomando 470% do que realmente precisamos.

Alimentos ricos em gorduras saturadas - Óleos saturados

De origem animal e derivados

Os produtos que procedem dos animais (seja de forma direta como indireta) também podem conter uma alta porção de gorduras saturadas e, portanto, deveríamos limitar ao máximo a sua ingestão. Em vez deles podemos usar produtos pobres em gorduras, como as carnes magras, os lácteos desnatados e a clara de ovo.

De seguida vamos dar uma lista de alimentos ricos em gorduras saturadas de origem animal para que, assim, possa controlar melhor o seu consumo:

  • Banha de porco.
  • Carne de vaca.
  • Carne de porco.
  • Fígado.
  • Carne de cordeiro.
  • Carnes processadas: linguiça, hambúrguer, almôndegas, salsichas, etc.
  • Iogurte.
  • Queijos.
  • Leite condensado.
  • Manteiga.
  • Margarina.
  • Sorvete.
  • Gema do ovo.
  • Junk Food: hambúrguer, pizza, hot dog, etc.
Alimentos ricos em gorduras saturadas - De origem animal e derivados

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em gorduras saturadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em gorduras saturadas

O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos ricos em gorduras saturadas
1 de 7
Alimentos ricos em gorduras saturadas

Voltar ao topo da página