Partilhar

Quais são as propriedades da hortelã

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são as propriedades da hortelã

Uma planta aromática muito conhecida é a hortelã, que frequentemente se confunde com a menta. A hortelã pode ser usada para aromatizar vários pratos, assim como para preparar bebidas e coquetéis, como é o caso do mojito. Mas também podemos usar esta erva com finalidades terapêuticas, aproveitando os seus inúmeros benefícios, e além disso pode plantar a hortelã em casa. Neste artigo de umComo, explicamos-lhe quais são as propriedades da hortelã.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades da citronela
Passos a seguir:
1

Uma das principais qualidades da hortelã é que ajuda a combater problemas digestivos, graças às suas propriedades antiespasmódicas e carminativas. Recomenda-se tomá-la em infusão em caso de indigestão, flatulências, cólicas, etc.

No entanto, é importante referir que o consumo de grandes quantidades de hortelã pode gerar problemas gastrointestinais, pelo que não se recomenda o seu consumo a pessoas que tenham úlcera, acidez estomacal ou problemas gastrointestinais.

Quais são as propriedades da hortelã - Passo 1
2

Além disso, também funciona como expectorante e é benéfica para tratar as doenças respiratórias. Devido ao conteúdo em mentol, a hortelã atua também como expectorante e se tornará bastante útil no caso de mucosidade nas vias respiratórias, de modo que se recomendam as infusões de hortelã no caso de resfriado, sempre com uma consulta médica anteriormente.

3

Outra das propriedades da hortelã é o fato de atuar como antisséptico e analgésico, por isso, um dos seus usos externos é a limpeza e tratamento de feridas. Da mesma forma, misturando infusão de hortelã com azeite conseguiremos um bom remédio contra as queimaduras.

4

Também se pode usar esta erva medicinal para combater as dores menstruais, uma vez que a hortelã atuará como antidismenorréico.

Quais são as propriedades da hortelã - Passo 4
5

A hortelã também é benéfica em casos de nervos, para nos acalmar e nos sentirmos melhor. Tal como muitas outras plantas, tomada em infusão ajudará a relaxar. Pode encontrar outros bons exemplos no nosso artigo sobre as melhores infusões para aliviar a ansiedade.

6

Estas são apenas algumas das muitas propriedades benéficas e medicinais da hortelã. Para que você também possa desfrutar de tudo isto, recomendamos-lhe que plante esta erva em casa seguindo os passos deste artigo sobre como plantar hortelã.

Quais são as propriedades da hortelã - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades da hortelã, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são as propriedades da hortelã

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Fabíola
Grávida pode tomar?
elza
comecei a uzar a hortelâ no chá, estou gostando.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Elza, que bom saber que isso!
isabel Beatriz machado Barcelos
Comecei a colocar hortelã no suco verde, tô gostando muito, não sinto mais azia.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Isabel, que bom saber isso :) Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando!
giovane
hortelã é bom para a pressaõ.
Luisa
Bom dia. Me disserem que suco de hortelã melhoras as ondas de calor da menopausa, isto tem algum fundamento?? Realmente existe algum estudo que comprove tais melhoras?? Fico no aguardo. Obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Luisa, a hortelã pode ajudar sim a combater os calores normais da menopausa. Se quiser, nesse link pode ver outros remédios caseiros para combater os sintomas da menopausa: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-os-sintomas-da-menopausa-com-remedios-caseiros-3309.html Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos :)
salete
foi muito bom as informações que obtive neste espaço. obrigado.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Salete, obrigada pelo seu comentário :) Continue a acompanhar-nos!

Quais são as propriedades da hortelã
1 de 4
Quais são as propriedades da hortelã

Voltar ao topo da página