Parar de ficar obcecado

Síndrome da vibração fantasma

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 25 outubro 2022
Síndrome da vibração fantasma

O desenvolvimento tecnológico nos últimos anos facilitou a vida humana de várias maneiras, mas também teve uma influência negativa sobre ela em alguns casos. O uso contínuo de dispositivos móveis e a necessidade de estar conectado o tempo todo tem causado problemas de saúde, como a síndrome da vibração fantasma. Da mesma forma, o uso de smartphones, dispositivo que praticamente se tornou uma extensão do corpo humano para milhões de indivíduos, desenvolveu essa síndrome. Estando constantemente atento ao celular, muitas pessoas a experimentaram, portanto, é importante esclarecer o que é para identificá-la.

Para saber o que é a síndrome da vibração fantasma, por que acontece, os problemas relacionados e como evitá-la, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da ansiedade

Índice

  1. O que é a síndrome da vibração fantasma
  2. Problemas relacionados com a síndrome da vibração fantasma
  3. Como evitar a síndrome da vibração fantasma

O que é a síndrome da vibração fantasma

A síndrome da vibração fantasma é a sensação tátil que ocorre quando o celular vibra sem realmente vibrar. Essa sensação pode ocorrer a qualquer momento e é totalmente realista: para a pessoa que a experimenta lhe parece improvável que essa suposta ativação do celular tenha sido resultado de uma alucinação tátil.

Ressaltamos que cerca de 80% da população já experimentou a síndrome da vibração fantasma em algum momento. Apesar de não ser considerada uma patologia, quando acompanhada de outros padrões de comportamento preocupantes, como dependência excessiva de mídias digitais e até mesmo obsessão por elas, pode ser um problema sério.

Por que a síndrome da vibração fantasma acontece

A principal causa desta síndrome é a antecipação de um evento desejado. Qualquer chamada ou comunicação é um estímulo tão desejado que alguns sentidos se encarregam de sua fabricação artificial. Por exemplo, uma parte da pessoa detesta perder uma chamada que está aguardando. Existem até indivíduos tão hiperconectados que praticamente vivem em função de seus smartphones. Neste caso, a vibração interna do corpo fantasma corresponde a um estado de expectativa constante versus o desejo de estar conectado.

A maioria das pessoas que vivenciam essa síndrome passam por essa experiência apenas em determinados momentos de suas vidas: em fases de grande vulnerabilidade emocional, alto estresse ou com algum sentimento angustiante.

Caso seu celular vibre sozinho, mas seja um problema técnico, veja também o nosso artigo sobre: Celular vibrando sozinho, como resolver?

Síndrome da vibração fantasma - O que é a síndrome da vibração fantasma

Problemas relacionados com a síndrome da vibração fantasma

Pesquisadores da Universidade de Michigan propuseram a ideia da síndrome da vibração fantasma como um problema mais sério do que parece. Nas experiências realizadas com estudantes universitários, pretendeu-se estabelecer uma relação entre esta síndrome e a ansiedade de apego.

As conclusões tiradas dos experimentos confirmaram as suspeitas dos pesquisadores: eles foram capazes de verificar que pessoas com traços mais elevados de ansiedade de apego eram as mais propensas a notar vibrações no corpo. Essa ansiedade de apego é caracterizada pelo desejo frequente de se sentir afirmado pelos outros. Outro problema relacionado à síndrome da vibração fantasma é a insônia: as pessoas que sofrem dela têm maior probabilidade de ter alucinações táteis e vibrações fantasmas, e o denominador comum é a ansiedade.

Como evitar a síndrome da vibração fantasma

Sendo um problema que afeta grande parte da população, é importante que você saiba como evitar a síndrome da vibração fantasma. Para isso, no umCOMO damos as seguintes dicas:

  • Fique longe do seu celular: tente usá-lo menos deixando-o na mochila ou na bolsa ao invés do bolso, ou seja, em lugares menos acessíveis. Procure não usá-lo enquanto se alimenta e passe mais tempo com a família. Enquanto você dorme, mantenha-o longe de sua cama.
  • Desative o modo de vibração: configure o celular para que ele tenha apenas som. Dessa forma, se você sentir que vibra, saberá imediatamente que não é e, portanto, não pode ser a síndrome de notificação. Em ocasiões posteriores, você pode começar a neutralizar esse sentimento.
  • Silencie os grupos do WhatsApp para não ficar constantemente atento ao celular sem precisar dele: você pode se limitar a verificar as novas mensagens do grupo algumas horas depois, sem o aviso de quando receber cada uma delas.
  • Ative o modo não perturbe: use este modo de vez em quando para que a vibração e os sons do celular não interrompam seu descanso, principalmente durante a noite. Você o encontrará em Configurações ou na barra superior do smartphone, onde poderá acessar as funções mais usadas. Você também pode tentar ativar o modo avião para se desconectar completamente da Internet, especialmente em lugares onde não precisa, como em uma aula ou em um evento.
  • Defina notificações: silencie seu smartphone e defina notificações para que cheguem até você ao mesmo tempo, sem a necessidade de verificar seu celular com frequência. Além disso, é recomendável desinstalar aplicativos que você não usa regularmente.
  • Novos hobbies: experimente novas atividades que você goste, como caminhar, ir à academia, andar de bicicleta ou ir a aulas de pintura. Ou seja, hobbies que não envolvam o uso de telefones celulares.

Veja também qual é a relação de redes sociais e ansiedade e como superar essa relação ruim.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Síndrome da vibração fantasma, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Síndrome da vibração fantasma