Outros As articulações

Sintomas de desgaste no joelho

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 outubro 2017
Sintomas de desgaste no joelho

Com o tempo, o nosso corpo muda e vai perdendo a força, a flexibilidade e a estabilidade. Um dos sintomas inconfundíveis deste processo degenerativo pode ser o desgaste das cartilagens das articulações, uma das manifestações mais frequentes da artrite, produzida pela sobrecarga à qual expomos os nossos ossos, seja em movimentos ou em atividades físicas.

Um dos ossos mais comuns em sofrer este tipo de degeneração é o joelho, por isso, é necessário detectar seus indícios para poder consultar seu médico e aliviar os incômodos e dores. No seguinte artigo de umComo.com.br, vamos explicar para você quais são os sintomas de desgaste no joelho mais habituais. Preste atenção e ajude a prevenir ou a melhorar o estado das suas articulações graças aos bons hábitos básicos da vida.

Também lhe pode interessar: Causas e sintomas de água no joelho

Índice

  1. Por que o joelho se desgasta?
  2. Sintomas de desgaste no joelho
  3. Prevenção do desgaste no joelho

Por que o joelho se desgasta?

O desgaste no joelho é uma doença articular crônica devida, geralmente, a sofrer de artrose. Existem múltiplos fatores que podem causar a degeneração do joelho, desde a sobrecarga de movimentos até ao excesso de atividades físicas de impacto, passando pelo fator genético ou hereditário, ou por problemas de obesidade ou sobrepeso. As causas do seu aparecimento variam.

O desgaste no joelho ocorre quando existe uma alteração celular dos condrócitos e do osso subcondral dentro da cartilagem da articulação. Este transtorno leva a uma perda de elasticidade, força, resistência e pressão da cartilagem, que pouco a pouco vai se deteriorando. Por outro lado, o envelhecimento e o tempo causam mudanças degenerativas no osso e contribuem para o aparecimento de artrose. Não obstante, o desgaste pode ser acelerado devido a uma lesão, como fraturas ou problemas de menisco ou de alguma anomalia prévia na articulação.

Sintomas de desgaste no joelho - Por que o joelho se desgasta?

Sintomas de desgaste no joelho

Entre os sintomas mais comuns de desgaste no joelho devemos destacar os seguintes:

  • Dor, incômodos ou pontadas no joelho ao estar bastante tempo de pé.
  • Pontadas ou falhas ao subir escadas ou ao andar.
  • Dor ao levantar depois de estar sentado durante um período de tempo.
  • Dor intensa ao iniciar qualquer movimento onde intervenha o joelho.
  • Estalos no joelho ao andar.
  • Inflamação da articulação. Para descartar que seja uma mera retenção de líquidos, deverá ter certeza a de que só o joelho esteja inflamado. Em nenhum caso as pernas, os tornozelos ou os pés.
  • Deformação do joelho. Quando o caso de desgaste for muito avançado, pode ser apreciado a olho nu.

Em todos os casos, a dor, os incômodos ou a inflamação são produzidas pela rigidez do joelho, como consequência do desgaste da sua cartilagem. Da mesma forma, o líquido sinovial dentro da articulação pode aumentar ao ser aumentada a pressão das células membranosas que o produzem e secretam. Esforçar o joelho em excesso fará com que as etapas de desgaste avancem.

Sintomas de desgaste no joelho - Sintomas de desgaste no joelho

Prevenção do desgaste no joelho

O desgaste no joelho pode ser diagnosticado através de um exame médico. Se sente dor, incômodos ou qualquer outro tipo de sintoma, não hesite em consultar um profissional para que leve a cabo um exame abrangente e emita um diagnóstico preciso. Caso a dor seja insuportável ou a regeneração da cartilagem seja impossível, poderá colocar sempre uma prótese no joelho que reduzirá os seus incômodos e melhorará a sua qualidade de vida.

Com o relatório médico em mãos, é hora de colocar em prática um novo estilo de vida com o qual possa melhorar o estado do seu joelho e não sofrer mais por sua degeneração, seguindo sempre as regras e o tratamento estipulado pelo médico. Tente não fazer grandes esforços que possam acelerar o desgaste da cartilagem. Por exemplo, ao andar, realize caminhadas curtas e sempre com descansos.

Por outro lado, seguir uma dieta saudável e equilibrada para manter um peso adequado é muito importante para cuidar do seu joelho. Deverá incluir alimentos ricos em cálcio, fósforo e magnésio (fruta, verdura e frutos secos). Lembre-se que os joelhos suportam todo o nosso peso, por isso se não os sobrecarregar poderá prevenir o avanço das doenças. Além disso, se quiser regenerar a cartilagem deverá aumentar o consumo de produtos como o bacalhau, legumes, ovos, gelatina ou levedura de cerveja, assim como de alimentos ricos em vitamina C (kiwi, laranja ou limão).

Praticar um pouco de esporte ajudará você a se manter em bom estado físico, mas se tiver problemas no joelho, deverá deixar de lado qualquer esporte de impacto; prefira, por exemplo, a natação para melhorar sua saúde articular e se manter em forma.

Dica: Acesse também esse artigo para saber o que pode ser dor atrás do joelho.

Sintomas de desgaste no joelho - Prevenção do desgaste no joelho

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas de desgaste no joelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Sintomas de desgaste no joelho