Como aliviar a dor de um esporão


Como aliviar a dor de um esporão

Um esporão calcâneo é "uma proteção óssea na parte inferior do osso do calcanhar". Os esporões muitas vezes vêm acompanhados de fascite plantar, a inflamação dos tecidos moles que rodeiam o esporão e é o que causa dor aqueles que sofrem deste. Curar ou remover um esporão é um trabalho para um podólogo, embora também existam alguns remédios naturais que podem ajudar nisso. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe como aliviar a dor de um esporão.

Imagem: blog.ciencias-medicas.com

Instruções
  1. No caso de pensar que se formou um esporão calcâneo no seu pé e inflamação das zonas moles à volta dele, a primeira coisa que deverá fazer é visitar um médico ou especialista para examiná-lo e confirmar o diagnóstico.

  2. Uma das primeiras coisas que será necessário fazer para diminuir a dor causada pelos esporões, será diminuir a atividade física e repousar quando for possível, ou seja, não forçar os seus pés.

  3. Além disso, o uso de calçado adequado será fundamental para melhorar a inflamação da zona do esporão e reduzir assim a dor na área do calcanhar. Recomendamos sapatos acolchoados, com salto elevado e que se fixem bem no pé.

  4. A utilização de almofadas ou palmilhas também pode ajudar a melhorar esta condição, embora seja sempre necessário que seja um podólogo ou especialista ortopédico quem determine o que mais convém nos seus pés.

  5. Para reduzir a dor e a inflamação do esporão, também pode recorrer à aplicação de gelo. Lembre-se de cobrir a bolsa de gelo com um pano ou gaze antes de o aplicar sobre a zona afetada, para que este não esteja em contato direto com a sua pele.

  6. Por outro lado, também são apropriados os alongamentos musculares - em especial, os da panturrilha - para tratar os esporões.

  7. Às vezes, o excesso de peso é a causa dos esporões, pelo que caso assim seja, será recomendável perder este excesso de peso.

  8. Tomar medicamentos para reduzir a inflamação e aliviar a dor de um esporão deverá ser feito através da prescrição de um médico, depois de ter feito o diagnóstico apropriado.

  9. Em determinados casos, quando todos os outros métodos não são eficazes na hora de tratar o esporão e a dor que produz, o podólogo ou médico que nos está a tratar pode determinar a cirurgia como a única solução para o problema.

  10. Se deseja ler mais artigos parecidos a como aliviar a dor de um esporão, recomendamos que entre na nossa categoria de A saúde dos pés e a Podologia.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como aliviar a dor de um esporão:


                

16 comentários


04-10-2014 Ariosto disse:
Outra pomada ( alem da TOPCOID ) também que pode ser usada é o HIRODOIDE 500, o qual também tem o ingrediente ativo polissulfato de mucopolissacarideo. Esfregue toda dia pela manhão no calcanhar e a dor vai desaparecer. SE interromper o uso da pomada ou gel, a dor volta a aparecer. Tenho esporão e uso esta pomada a 20 anos. Ariosto - Engenheiro
07-10-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Ariosto, muito obrigada pelo seu depoimento valeu :) Continue a acompanhar-nos! ;)
03-10-2014 Ariosto disse:
Dinis, tenho 60 anos e tenho esporão à 20 anos no calcanhar esquerdo . Comecei a usar a pomada TOPCOID ( em gel ) todo dia pela manhã e a dor desaparece por completo. Todo dia pela manha esfregue o gel do TOPCOID . O ingrediente ativo do TOPCOID e´ o polissulfato de mucopolissacarideo. Tente usar que seu problema irá desaparecer. Como você ainda não usa , o efeito so vai surgir de 3 a 4 dias apos o inicio do uso deste gel. Uma bisnaga do TOPCOID custa em torno de R$15,00. Também pode ser usada outro produto que tenha o ingrediente ativo Polissulfato de mucopolissacarideo. Boa sorte Ariosto - Engenheiro Mecanico
25-09-2014 dinis teixeira barroso disse:
com os meus respeitosos cumprimentos acabei de ler algumas dicas sobre esporoes nos nos pes tenho consulta marcada num hospital mas só para janeiro 2016,no entando tenho bastantes dores ao andar,por favor informe como posso aliviar estas dores e so consigo dormir com os pes fora da roupa . Obrigado dinis
26-09-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Dinis, experimente algum dos métodos sugeridos acima para aliviar a dor do esporão. Espero que resulte! Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
10-09-2014 josenilda silva de oliveira disse:
estou com muita dor no calcanhar e não sei como fazer
03-09-2014 janice sobral da silva disse:
Olá ,boa noite! Tenho muita dor no meu calcanhar direito , quando me levanto de manha não consigo por o pé no chão de uma vez , tem que colocar aos poucos , e horrível , como faço pra aliviar essa dor , desde ja agradeço. ?.
01-08-2014 candida Sobral Batista disse:
Tenho esporão no calcanhar esquerdo, como faço para aliviar a dor ? pomadas comprimidos osteocare ou botijas de gelo por baixo do calcanhar
01-08-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Candida, experimente fazer isso tudo para ver se alivia sua dor. Caso contrário, deve ir ao seu médico. Obrigada pelo seu comentário e continue a visitar-nos!
23-05-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Saane, obrigada pelo comentário e pela dica :)
21-05-2014 saane disse:
uma dica boa de alivio de esporão é tomar cloreto de magnésio. vc compra em farmácia de manipulação 33g de cloreto de magnésio [parece um salzinho], mistura com 1lt de água filtrada ou mineral [s/gás], coloca na geladeira e toma 1/2 copinho [daqueles de 50ml tipo cafezinho] pela manhã e 1/2 copinho ao dormir.tome por 2 meses seguidos; se ficar boa pare; se n, espere 1 mes e refaça o tratamento. boa sorte! fiquei boa e gostaria que todas ficassem boa deste mal. abraços.
20-03-2014 aldir lemos disse:
Sinto dores nos dois calcanhares e no dorso do pé direito, alguem aí, por favor, pode me dar dicas para amenizar meu sofrimento?
14-03-2014 erica da silva oliveira disse:
ha dois anos sinto fortes dores no calcanhar do pé e na lateral do pé direito.ja fui a varios medicos e os mesmos nao solucionaram nada.o que faço?quais calçados devo usar.?
Vídeos em destaque
Projetos de Halloween Saúde Veterinário Rainbow Loom