Como aliviar a dor de um esporão


Como aliviar a dor de um esporão

Um esporão calcâneo é "uma proteção óssea na parte inferior do osso do calcanhar". Os esporões muitas vezes vêm acompanhados de fascite plantar, a inflamação dos tecidos moles que rodeiam o esporão e é o que causa dor aqueles que sofrem deste. Curar ou remover um esporão é um trabalho para um podólogo, embora também existam alguns remédios naturais que podem ajudar nisso. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe como aliviar a dor de um esporão.

Imagem: blog.ciencias-medicas.com

Instruções
  1. No caso de pensar que se formou um esporão calcâneo no seu pé e inflamação das zonas moles à volta dele, a primeira coisa que deverá fazer é visitar um médico ou especialista para examiná-lo e confirmar o diagnóstico.

  2. Uma das primeiras coisas que será necessário fazer para diminuir a dor causada pelos esporões, será diminuir a atividade física e repousar quando for possível, ou seja, não forçar os seus pés.

  3. Além disso, o uso de calçado adequado será fundamental para melhorar a inflamação da zona do esporão e reduzir assim a dor na área do calcanhar. Recomendamos sapatos acolchoados, com salto elevado e que se fixem bem no pé.

  4. A utilização de almofadas ou palmilhas também pode ajudar a melhorar esta condição, embora seja sempre necessário que seja um podólogo ou especialista ortopédico quem determine o que mais convém nos seus pés.

  5. Para reduzir a dor e a inflamação do esporão, também pode recorrer à aplicação de gelo. Lembre-se de cobrir a bolsa de gelo com um pano ou gaze antes de o aplicar sobre a zona afetada, para que este não esteja em contato direto com a sua pele.

  6. Por outro lado, também são apropriados os alongamentos musculares - em especial, os da panturrilha - para tratar os esporões.

  7. Às vezes, o excesso de peso é a causa dos esporões, pelo que caso assim seja, será recomendável perder este excesso de peso.

  8. Tomar medicamentos para reduzir a inflamação e aliviar a dor de um esporão deverá ser feito através da prescrição de um médico, depois de ter feito o diagnóstico apropriado.

  9. Em determinados casos, quando todos os outros métodos não são eficazes na hora de tratar o esporão e a dor que produz, o podólogo ou médico que nos está a tratar pode determinar a cirurgia como a única solução para o problema.

  10. Se deseja ler mais artigos parecidos a como aliviar a dor de um esporão, recomendamos que entre na nossa categoria de A saúde dos pés e a Podologia.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como aliviar a dor de um esporão:


                

7 comentários


23-05-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Saane, obrigada pelo comentário e pela dica :)
21-05-2014 saane disse:
uma dica boa de alivio de esporão é tomar cloreto de magnésio. vc compra em farmácia de manipulação 33g de cloreto de magnésio [parece um salzinho], mistura com 1lt de água filtrada ou mineral [s/gás], coloca na geladeira e toma 1/2 copinho [daqueles de 50ml tipo cafezinho] pela manhã e 1/2 copinho ao dormir.tome por 2 meses seguidos; se ficar boa pare; se n, espere 1 mes e refaça o tratamento. boa sorte! fiquei boa e gostaria que todas ficassem boa deste mal. abraços.
20-03-2014 aldir lemos disse:
Sinto dores nos dois calcanhares e no dorso do pé direito, alguem aí, por favor, pode me dar dicas para amenizar meu sofrimento?
14-03-2014 erica da silva oliveira disse:
ha dois anos sinto fortes dores no calcanhar do pé e na lateral do pé direito.ja fui a varios medicos e os mesmos nao solucionaram nada.o que faço?quais calçados devo usar.?
12-03-2014 Usuário anônimo disse:
como aliviar as dores do esporao? e so gelo
04-02-2014 Vanessa Lopes disse:
Mariana desde já agradeço o seu comentário. Confira os nossos artigos sobre como remover um esporão e como curar um esporão com remédios caseiros: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-remover-um-esporao-1842.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-um-esporao-com-remedios-caseiros-1315.html
02-02-2014 Mariana disse:
Bom dia; pelo amor de Deus eu nao aguento mais se dor no meu calcanhar,tomei varios entiflamatorios , mais a dor continua