Como limpar a garganta

Muitas vezes a mucosidade se acumula na nossa garganta fazendo com que seja difícil mastigar e respirar. Pode ser devido a um resfriado ou por causa de uma alergia, o fato é que é importante limpar a zona para se livrar da mucosidade e poder voltar a respirar com normalidade. Há alguns truques que podem ajudá-lo a conseguir que a sua garganta esteja limpa e em umComo vamos explicar-lhe quais são além de lhe indicar alguns remédios caseiros que funcionam na perfeição. Siga lendo e aprenda como limpar a garganta em simples passos.

Whatsapp 1 Twitter 1 Google +
Instruções
  1. Um dos remédios mais eficazes para limpar a garganta é fazer gargarejos com água e sal. Este ingrediente conseguirá desinfetar a zona e aclarar a mucosidade com a ajuda da água morna que a tornará mais suave e, por isso, conseguirá eliminar-se com mais facilidade. Para fazer este remédio deverá misturar meia colher de chá de sal em uma xícara de água morna, mexa e faça gargarejos com esta mistura. Repita este procedimento 3 vezes ao dia e notará como os mucos desaparecerão.

  2. Um dos remédios naturais ideais para tratar os resfriados é o gengibre. Esta planta contém propriedades antivirais e uma grande capacidade expectorante que permite a expulsão da mucosidade da garganta e do nariz. Por isso, para conseguir limpá-la terá que adicionar um pouco de gengibre ao seu dia a dia adicionando um pouco de gengibre ralado nas suas saladas ou, se preferir, pode preparar uma infusão que lhe ajude a limpar o seu corpo. Neste artigo de umComo contamos-lhe como usar o gengibre para o resfriado.

  3. Um dos sintomas da garganta com muco é que esta acabe irritada e doa ao tossir e tentar expulsar de forma natural o muco. Por isso, também é importante que acalme a dor de garganta enquanto se livra da mucosidade e isto graças às propriedades medicinais do limão. A vitamina C do cítrico contém propriedades que trabalham para desinfetar o organismo e eliminar as bactérias. O mel também tem componentes antibacterianos pelo que se misturar ambos ingredientes vai conseguir um remédio natural bastante eficaz para limpar a garganta.

    Para fazê-lo terá que misturar água morna com o suco de um limão e dissolver um colher de chá de mel. Tome o suco 2 vezes ao dia com a água quente e conseguirá se livrar do muco. Em umComo pode descobrir os benefícios do limão com mel.

  4. O alho é também um aliado infalível para tratar as doenças, visto que se trata de um antibiótico natural. Por isso, se quer limpar o muco da garganta pode fazer um tratamento que consiste em:

    • 3 dentes de alho
    • 1/2 copo de água

    Terá que descascar os alhos e esmagar os alhos com um garfo ou trituradora. Depois terá que misturá-lo com água e coá-lo para que fique um líquido ideal para ser ingerido. O mais recomendável é que aqueça um pouco a mistura para que, o calor da água, consiga desfazer o muco e eliminá-lo mais facilmente. Beba esta água 2 a 3 vezes ao dia e conseguirá eliminar as bactérias e limpar a sua garganta.

  5. Beba muita água. Este é um dos métodos mais infalíveis para poder desfrutar de uma garganta limpa e sem muco. A hidratação interna consegue limpar os canais e deixar o nosso corpo com a hidratação que precisa para trabalhar bem. Assim, deverá beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia para conseguir estar com uma saúde ótima e livre de resfriados.

  6. Do mesmo modo que temos dado alguns conselhos para limpar a garganta, também tem que saber o que é que pode piorar a situação. Assim, é importante que enquanto esteja com esta condição evite fazer o seguinte:

    • Não fume: o tabaco deixa a zona da garganta mais tapada e não permite que se limpe com naturalidade.
    • Tomar produtos lácteos: a gordura dos lácteos faz com que as mucosidades se tornem mais espessas pelo que será mais difícil de as expulsar.
    • Não se exponha a produtos irritantes (esmaltes, pintura, água sanitária, etc.): os aromas tóxicos que estes produtos têm aumentam o catarro na sua garganta e introduzem elementos tóxicos no organismo.
    • Não coma fritos: os produtos gordurosos fazem com que a mucosidade fique mais espessa e, por isso seja mais difícil de eliminar.
  7. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como limpar a garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças no nariz e boca ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Necessita
  • Limão

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como limpar a garganta:


9 comentários


25-06-2015 disse:
Como eu faço para limpar a garganta pois sinto como tivesse algo na parte do nariz que desce pra garganta
03-05-2015 disse:
Sinto um gosto podre na garganta quanto ingulo a saliva e as vezes sai uma ma amarela que fede como devo tratar
26-04-2015 disse:
Gostei muito simples bem explicativo
28-04-2015 disse:
Oi Cristiane, muito obrigada pelo seu comentário valeu! Continue nos acompanhando! :)
13-12-2014 disse:
OI BOA TARDE MEU NOME E SEBASTIAO AVELINO TENHO 87 ASVEZIS MIN APARESE CATARRO, GUE SAI NAO SEI DE HONDE VEM E PARA NO GOGO MIN.INGASGANDO MIN DAN DO UMA CENSAÇAO DE INGASGAMENTO,E ORRIVEL AGUARDO RESPOSTA OBREGADO
13-06-2014 disse:
Com a garganta inflamada, o limão não pode ser usado.
25-02-2014 disse:
OI BOA TARDE MEU NOME E JEREMIAS QUERO QUE MIM TIRE UMA DUVIDA FAZ SEIS MESES QUE EU ESTOU COM UMA ALERGIA NA GARGANTA JA FIZ UM EXAME DE SANGUE E ACUSOU UMA ALERGIA MUITO ALTA ESTOU COM A GARGANTA COMO SE ESTIVESSE ENTUPIDA VOÇE DA AQUELE GUTE E TIVESSE ALGUMA COISA COLADA NA GARGANTA E COMO SE EU TIVESSE CATARRO AGARRADO NA GARGANTA QUE NAO ACABA NUNCA JA TOMEI VARIOS REMEDIO E NAO FIQUEI BOM AINDA MIM DIGA POR FAVOU UM REMEDIO BOM OU EU DEVO PROCURAR UM MEDICO QUE TIPO DE MEDICO TENHA UMA BOA TARDE E OBRIGADO
27-09-2013 disse:
A minha garganta fica irritada com a inalação de cheiros. No início esta irritação ocorria quando inalava cheiros de perfumes mais intensos, mas agora quase todos os cheiros irritam-me a garganta, inclusive o cheiro de algumas plantas. O que devo fazer para resolver este problema?
12-04-2015 disse:
Procure um otorrinolaringologia, pode ser rinite.
25-06-2015 disse:
Infelizmente este problema tem piorado muito e agora para além da irritação na garganta sinto dores no peito, nas costas, nos braços e pontadas nos ouvidos. Já fiz imensos exames mas os resultados nada indicaram. Já não sei o que hei de fazer, pois é um problema que parece não ter solução.
13-03-2013 disse:
Pedro não tem problema se engolir o catarro, mas deve expelir a expectoração... As melhoras!
13-03-2013 disse:
tem problema se emgulhir o catarro?
Vídeos em destaque
Nós de Gravatas DIY Experiências Regresso ás Aulas