Partilhar
Partilhar em:

Como limpar a garganta

Passo a passo
Dificuldade: Média
Avaliação: 4,5 (605 votos)
15 comentários
32 vezes partilhado
 
Como limpar a garganta

Muitas vezes a mucosidade se acumula na nossa garganta fazendo com que seja difícil mastigar e respirar. Pode ser devido a um resfriado ou por causa de uma alergia, o fato é que é importante limpar a zona para se livrar da mucosidade e poder voltar a respirar com normalidade. Há alguns truques que podem ajudá-lo a conseguir que a sua garganta esteja limpa e em umComo vamos explicar-lhe quais são além de lhe indicar alguns remédios caseiros que funcionam na perfeição. Siga lendo e aprenda como limpar a garganta em simples passos.

Também lhe pode interessar: Como limpar a garganta para cantar
Necessitará:
Instruções:
1

Um dos remédios mais eficazes para limpar a garganta é fazer gargarejos com água e sal. Este ingrediente conseguirá desinfetar a zona e aclarar a mucosidade com a ajuda da água morna que a tornará mais suave e, por isso, conseguirá eliminar-se com mais facilidade. Para fazer este remédio deverá misturar meia colher de chá de sal em uma xícara de água morna, mexa e faça gargarejos com esta mistura. Repita este procedimento 3 vezes ao dia e notará como os mucos desaparecerão.

2

Um dos remédios naturais ideais para tratar os resfriados é o gengibre. Esta planta contém propriedades antivirais e uma grande capacidade expectorante que permite a expulsão da mucosidade da garganta e do nariz. Por isso, para conseguir limpá-la terá que adicionar um pouco de gengibre ao seu dia a dia adicionando um pouco de gengibre ralado nas suas saladas ou, se preferir, pode preparar uma infusão que lhe ajude a limpar o seu corpo. Neste artigo de umComo contamos-lhe como usar o gengibre para o resfriado.

3

Um dos sintomas da garganta com muco é que esta acabe irritada e doa ao tossir e tentar expulsar de forma natural o muco. Por isso, também é importante que acalme a dor de garganta enquanto se livra da mucosidade e isto graças às propriedades medicinais do limão. A vitamina C do cítrico contém propriedades que trabalham para desinfetar o organismo e eliminar as bactérias. O mel também tem componentes antibacterianos pelo que se misturar ambos ingredientes vai conseguir um remédio natural bastante eficaz para limpar a garganta.

Para fazê-lo terá que misturar água morna com o suco de um limão e dissolver um colher de chá de mel. Tome o suco 2 vezes ao dia com a água quente e conseguirá se livrar do muco. Em umComo pode descobrir os benefícios do limão com mel.

4

O alho é também um aliado infalível para tratar as doenças, visto que se trata de um antibiótico natural. Por isso, se quer limpar o muco da garganta pode fazer um tratamento que consiste em:

  • 3 dentes de alho
  • 1/2 copo de água

Terá que descascar os alhos e esmagar os alhos com um garfo ou trituradora. Depois terá que misturá-lo com água e coá-lo para que fique um líquido ideal para ser ingerido. O mais recomendável é que aqueça um pouco a mistura para que, o calor da água, consiga desfazer o muco e eliminá-lo mais facilmente. Beba esta água 2 a 3 vezes ao dia e conseguirá eliminar as bactérias e limpar a sua garganta.

5

Beba muita água. Este é um dos métodos mais infalíveis para poder desfrutar de uma garganta limpa e sem muco. A hidratação interna consegue limpar os canais e deixar o nosso corpo com a hidratação que precisa para trabalhar bem. Assim, deverá beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia para conseguir estar com uma saúde ótima e livre de resfriados.

6

Do mesmo modo que temos dado alguns conselhos para limpar a garganta, também tem que saber o que é que pode piorar a situação. Assim, é importante que enquanto esteja com esta condição evite fazer o seguinte:

  • Não fume: o tabaco deixa a zona da garganta mais tapada e não permite que se limpe com naturalidade.
  • Tomar produtos lácteos: a gordura dos lácteos faz com que as mucosidades se tornem mais espessas pelo que será mais difícil de as expulsar.
  • Não se exponha a produtos irritantes (esmaltes, pintura, água sanitária, etc.): os aromas tóxicos que estes produtos têm aumentam o catarro na sua garganta e introduzem elementos tóxicos no organismo.
  • Não coma fritos: os produtos gordurosos fazem com que a mucosidade fique mais espessa e, por isso seja mais difícil de eliminar.
7

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como limpar a garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças no nariz e boca.

Relacionados
Comentários (15)

Escrever comentário sobre Como limpar a garganta

Muito útil
15 comentários
manuela
Eu tenho uma coisa branca na garganta e grande e n sai o que e isso como faso para tirar eu sinto Ásia com isso
Filipe Rosendo
Estou assim também tente fazer um gargarejo com bicarbonato de sódio adicionando a água morna, outra dica é chupar um dente de alho como se fosse uma bala até ele derreter na sua boca não mastigue, ele tem efeito anti-inflatório e anti-bacteriano e anestesia a garganta e tome chá de gengibre é muito bom também para aliviar o incomodo e beba bastante água para limpar a garganta.
Jederson
Boa noite sinto algo em minha garganta toda vez que deito para dormir. N sei parece que tem saliva, catarro. N sei mas oque fazer devo ir ao medico?
paula
Como linpa gargata so no dia só
Thiago
Obrigado, ajudou muito msm.
Sara Viega
Oi Thiago, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Ester Ferreira
Como limpar pigarros q provoca tosse ou aquele famoso: haha.....e q as vezes doem
Ana Eliza
Limão com sal ajuda muito haha eu fali e e mt bom , prem forte.,
Eugénio Ubisse
Gostei das dicas e instruções. Reconenda-se
Sara Viega
Oi Eugénio, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Janecler
Como eu faço para limpar a garganta pois sinto como tivesse algo na parte do nariz que desce pra garganta
marilene almeida
Sinto um gosto podre na garganta quanto ingulo a saliva e as vezes sai uma ma amarela que fede como devo tratar
Cristiane
Gostei muito simples bem explicativo
Sara Viega
Oi Cristiane, muito obrigada pelo seu comentário valeu! Continue nos acompanhando! :)
FRANCISCO COELHODE OLIVEIA
OI BOA TARDE MEU NOME E SEBASTIAO AVELINO TENHO 87 ASVEZIS MIN APARESE CATARRO, GUE SAI NAO SEI DE HONDE VEM E PARA NO GOGO MIN.INGASGANDO MIN DAN DO UMA CENSAÇAO DE INGASGAMENTO,E ORRIVEL AGUARDO RESPOSTA OBREGADO

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como limpar a garganta
1 de 7
Como limpar a garganta