Partilhar
Partilhar em:

O que causa a dormência nas pernas

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,7 (2085 votos)
58 comentários
112 vezes partilhado
 
O que causa a dormência nas pernas
Fonte: alianzatex.com

A dormência temporária de alguma parte do corpo é conhecida como parestesia e as extremidades são sempre as mais afetadas, ou seja, braços e pernas. Trata-se de uma sensação de formigamento, como se estivessem nos enfiando agulhas sem parar. São muitos os fatores que podem influenciar nisso, por isso em umComo.com.br explicamos o que causa a dormência nas pernas.

Também lhe pode interessar: Formigamento nas pernas: o que pode ser?
1

Uma das causas mais comuns disso é o fato de permanecer muito tempo na mesma posição. Acontece por uma circulação sanguínea inadequada, ou seja, se o sangue não circular corretamente para essa parte do corpo sentiremos sensação de formigamento. É o que expressamos coloquialmente quando dizemos, por exemplo, "minha perna dormiu".

2

Por outro lado, as lesões nos nervos também podem derivar em dormência das extremidades. Por exemplo, os transtornos relacionados com a coluna vertebral: hérnia discal, deslocamento ou rompimento de vértebras, pinçamento de nervos... podem ser motivos para sentir formigamento em uma ou em ambas as pernas.

3

A doença arterial periférica (PAD), também conhecida como doença vascular periférica, é outra das causas da dormência das pernas. Trata-se de um estreitamento das artérias pela acumulação de gordura e colesterol nas paredes arteriais. Dessa forma, o fluxo sanguíneo não chega corretamente até as extremidades e produz-se a sensação de formigamento.

4

Os coágulos de sangue na perna podem ser um motivo para sentirmos dormência nas nossas extremidades e, ao mesmo tempo, podem derivar em uma trombose venosa e causar uma embolia pulmonar, um ataque ao coração, uma apoplexia, etc.

5

É necessário destacar que são muitas as doenças que podem causar a dormência das pernas, como por exemplo:

  • Fibromialgia
  • Diabete
  • Hipotireoidismo
  • Esclerose múltipla
  • Esclerose lateral miotrófica
  • Convulsões
6

Dessa forma, podemos ver que são muitos os fatores que causam dormência das pernas, portanto um especialista médico deverá examinar o problema e determinar o diagnóstico correto.

7

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a O que causa a dormência nas pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Relacionados
Comentários (58)

Escrever comentário sobre O que causa a dormência nas pernas

Muito útil
58 comentários
CARLOS DOURADO
Sua avaliação:
Quando fico muito tempo em pé ou caminho por uma hora,a coxa da perna esquerda fica com pouca dormência e começa a pinicar como se fosse uma agulha..
francisco assis de lacerda
Sua avaliação:
minha esposa não consegue dormir a noite a sua perna formiga muito e o pé fica escuro tipo sangue prensado gostaria de saber se tem alguma pomada para minimizar esta formigação
Gilson
Sua avaliação:
Quando fico muito tempo em pé a parte do músculo da coxa esquerda fica formigando um pouco dormente e começa um sensação com se tivesse queimando no local, já quando faço caminhadas dar um tipo de fisgada no local e vai aumentando cada vez mais, chegando ao ponto de eu ter que parar.
GISLENE FARIAS ALMEIDA DA SILVA
Sua avaliação:
tenho muita inquietação nas pernas, é como se fosse uma dormençia
Elizabeth Rutzen
Sua avaliação:
Tive a perna dormente por duas vezes. Era herpes simples. As duas com uma irritação, Uma na virilha e outra na lateral da coxa. Achei q devia compartilhar apezar de não ser médica. O médico me passou comprimidos de aciclovir p 10 dias. A perna dormente demorou voltar ao normal, mas fiquei boa. Espero ter ajudado!
Sara Viega
Oi Elizabeth! Muito obrigada por partilhar isso conosco valeu :)
sueli
Sua avaliação:
estou senrtindo uma dormencia na parte lateral da coxa oq devo fazer? isso é perigoso?
Moriel
Olá. Quando deito de costas, minha coxa esquerda fica dormente. Logo ao mudar de posição a dormência some. O que pode ser?
neuza pinheiro
Como cuidar de caimbra na panturrilha?
Sara Viega
Oi Neuza! Poderá encontrar algumas soluções naturais para aliviar as cãibras neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-aliviar-as-caibras-com-remedios-caseiros-2334.html Espero que dê certo!
MARCELO TORRES
Tenho 44anos, não abuso da alimentação, não fumo e bebo ocasionalmente, não pratico esportes, fico muito tempo sentado em frente ao computador, sou analista de sistemas. Nos últimos 3 meses venho sentindo meu pé esquerdo formigar e depois como se estivesse anestesiado. Semana passada senti a 2 panturrilhas, ontem subiu para as coxas e fiquei sem andar..... fui para no hospital de medo. Fiz exames de sangue e me medicaram com remedios fortes. O resultado foi negativo para dengue, chicungunha, zica, diabetes, gota... enfim o que era? Meu resultado de exame de sangue estava tudo ok, mas..... o de triglicerides estava altissimo: 300.... o normal está entre 100 e 200. O médico me disse que eu deveria mudar minha alimentação, comer mais saladas, grelhados e peixes, diminuir açucar, alcool, gorduras, carboidratos (massas e pães) e frituras (pizza, hamburger, batata frita, coxinha... etc), ele também me recomendou pratica de exercício fisico ou caminhadas. e tomar um medicamento chamado PACO (paracetamol+codeína) que só é permitido com receita (17 a 30 reais). Estou seguindo a risca e está melhorando, no meu caso!!!!! Espero que que você vá ao médico e faça exames. Cada caso é um caso, não automedique-se, eu já fiz isso e quase morri. Li este site e fiquei mais calmo pelas explicações, mas vá ao médico. Eu fui e deixo aqui o meu alivio.
Sara Viega
Oi Marcelo! Muito obrigada pelo seu depoimento valeu! Continue seguindo a nossa página :)
Elizangela da Conceição carvalho
Minha mãe sente dormência nas pernas barriga maos fraqueza tb, e os dedos travando...e ja sentia dores na coluna horrível. E ja teve a chicungunha ja fez exames uuuqqqq pode ser ?

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
Top 10
Tratamentos de Pele
O que causa a dormência nas pernas
Fonte: alianzatex.com
O que causa a dormência nas pernas