O que causa a dormência nas pernas

A dormência temporária de alguma parte do corpo é conhecida como parestesia e as extremidades são sempre as mais afetadas, ou seja, braços e pernas. Trata-se de uma sensação de formigamento, como se estivessem nos enfiando agulhas sem parar. São muitos os fatores que podem influenciar nisso, por isso em umComo.com.br explicamos o que causa a dormência nas pernas.

Imagem: alianzatex.com

Também lhe pode interessar: O que pode ser dores nas pernas
Whatsapp 3 Twitter 2 Google +
Instruções
  1. Uma das causas mais comuns disso é o fato de permanecer muito tempo na mesma posição. Acontece por uma circulação sanguínea inadequada, ou seja, se o sangue não circular corretamente para essa parte do corpo sentiremos sensação de formigamento. É o que expressamos coloquialmente quando dizemos, por exemplo, "minha perna dormiu".

  2. Por outro lado, as lesões nos nervos também podem derivar em dormência das extremidades. Por exemplo, os transtornos relacionados com a coluna vertebral: hérnia discal, deslocamento ou rompimento de vértebras, pinçamento de nervos... podem ser motivos para sentir formigamento em uma ou em ambas as pernas.

  3. A doença arterial periférica (PAD), também conhecida como doença vascular periférica, é outra das causas da dormência das pernas. Trata-se de um estreitamento das artérias pela acumulação de gordura e colesterol nas paredes arteriais. Dessa forma, o fluxo sanguíneo não chega corretamente até as extremidades e produz-se a sensação de formigamento.

  4. Os coágulos de sangue na perna podem ser um motivo para sentirmos dormência nas nossas extremidades e, ao mesmo tempo, podem derivar em uma trombose venosa e causar uma embolia pulmonar, um ataque ao coração, uma apoplexia, etc.

  5. É necessário destacar que são muitas as doenças que podem causar a dormência das pernas, como por exemplo:

    • Fibromialgia
    • Diabete
    • Hipotireoidismo
    • Esclerose múltipla
    • Esclerose lateral miotrófica
    • Convulsões
  6. Dessa forma, podemos ver que são muitos os fatores que causam dormência das pernas, portanto um especialista médico deverá examinar o problema e determinar o diagnóstico correto.

  7. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a o que causa a dormência nas pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Anca, joelho e perna.

Whatsapp 3 Twitter 2 Google +

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre o que causa a dormência nas pernas:


32 comentários


30-01-2016 disse:
Olá meu nome é Wildson eu estou com a mao a coluna e o pé direito dormentes já fui enterrado e não fiquei bom só falta forças eu sinto tudo o que eu faco já tomei muitos antibióticos e já estava prejudicando meus rins to em casa faço fisioterapia DOI muito as costas só ando agarrado com Judá das pessoas oque faco?
26-01-2016 disse:
Cheguei de New york na sexta de manhã, depois de 9h de voo e desde então estou com a região da canela até a parte de cima do pé, dormente. Não tenho dor. Só me lembro que esta parte baixa das pernas estava me coçando bastante 2-3 dias antes. Talvez devido ao frio? Alguém pode me dizer o que pode ser? É a primeira vez que tenho isso....
10-02-2016 disse:
Olá Jean! Eu tbm tive uma inflamação no tendão do joelho devido ao frio! Depois começou da caimbras e dormência e algumas partes do corpo...essas dormência demorou muito a passar e percebi que tinha travado toda região do ombros fazendo adormecer tbm mais só sentia a noite quando dormia.! Fiz vários exames de sangue pra saber se não era a falta de potássio, vitamina B12, ácido úrico enfim até o de tireoide. Estou aguardando resultados mais já estou tomando vitamina e magnésio e B6 tbm com antiflamatorio. Já me sinto bem melhor e tbm com as orações a Deus que é o principal a quem devemos recorrer, o médico dos médicos. Melhoras pra vc!
21-01-2016 disse:
Estou com uma dormência na parte lateral da coxa
08-01-2016 disse:
Todas as madrugadas minhas pernas ficam dormentes do joelho para baixo. Estou muito preocupada me ajude porfavor. Operando
10-02-2016 disse:
Olá Lucia! Eu tbm estava com uns sintomas bem parecidos com o seu porém no meu caso começou por uma inflamação no joelho esquerdo, provavelmente devido ao frio da Europa. Mais depois comecei sentir umas caimbras e logo depois as dormência todas as noites em várias partes do corpos braços e pernas maoria das vezes mais os membros superiores...fiz alguns exames de sangue pra saber qual a carência em relação às vitaminas no sangue, tipo potássio, magnésio, B12, ácido úrico, ferro, cálcio, hemograma...enfim estou aguardando os resultados mais essas últimas noites tenho melhorado e sinto que foi minhas orações a Deus.! Estou tomando polivitaminico e complexo B com magnésio. Faça tbm esses exames e tome poliviminico e muita oração! .
04-12-2015 disse:
Estou com dormência do lado externo da perna esquerda da altura da coxa até o pé. O que deve ser?
17-11-2015 disse:
Boa tarde, Me chamo Regina e intrigantemente venho sentindo uma dormência apenas na minha coxa direita na parte lateral ( não é formigamento ),isso vem ocorrendo com uma certa frequência independente de estar sentada ou em pé. Gostaria de saber se há uma causa para este tipo de sintoma. Desde já agradeço à atenção.
20-10-2015 disse:
Como tratar as dormência nas pernas estava com problema na coluna tomei duas injeções e melhorei e começou a dormência nas pernas sinal de fraqueza o q devo fazer
16-10-2015 disse:
Há 8 meses comecei a sentir os dedos dos pés dormentes. Hoje estou com as duas pernas até a coxa dormentes. Desde q começou há 8 meses, nunca teve trégua. 24 horas por dia e está prejudicando meu andar.
13-10-2015 disse:
Sentir a perna esquerda falhar.Depois uma dor violenta entre a cintura e o glúteo . Depois adormeceu todo o lado esquerdo , da cintura aos dedos dos pés .O que pode ser isto ?
22-09-2015 disse:
tenho muita durmencia na coxa direita, começa da verilha ate o joelho, tenho ernia de disco na coluna, uma fratura na lombar, tenho 67 anos e ultimamente cinto muito mal estar, me ajude por favor.
17-08-2015 disse:
SINTO MUITA DOR NA PÉRNA ESQUERDA DA VONTADE DE CORTALA ARRANCAR FORA
16-08-2015 disse:
Utimamente to sentindo muitas dormência nas pernas pe que chega a incomodar se fico sentadaminhas nadegas,fica dormente se fico deitada a mesma coisa só alivia más quando to andando mem ajude
21-07-2015 disse:
De bixo do pe a dorensa e costante 0 q faser
20-07-2015 disse:
Tenho dormência e firmigamento do joelho pra baixo e agora já sinto nas coxas e que parece que há pedras debaixo do meus pes. tô perdendo a firmeza nas pernas. o que será.
14-07-2015 disse:
Tenho minha canela esquerda adormecida, começou com uma dor muito forte na perna inteira num dia e no outro ficou assim é também sem sensibilidade, e quando aperto fica o sinal do dedo, o que poderia estar acontecendo?
24-06-2015 disse:
Sinto formigamento nas pernas principalmentena direita e de vez enguanto pontadas rependina nos braçoos nas costas eparece quando estou em pé pareco está bamba . Tenho hiperiódimos e sou fummante ,e as vezes parece que tem um inseto me picando e meus dedos ficar formigando ,e tambens parece que o osso do pé a sola doi o que será muito preocupada já fiz uso de ante flamátorio e não passa.
30-06-2015 disse:
Também tenho isso, não tenho problema de saúde nenhum, e não fumo, mas sinto o mesmo que vc. Ha alguns anos atras, meu médico disse que poderia ser Esclerose Múltipla, mas não foi confirmada, pois fiz tratamento na Unicamp, por muito tempo, várias ressonâncias e nada foi constatado, mas ainda sinto as coisas que sentia antes. Também estou preocupada, é muito ruim sentir esse formigamento, e dores na perna direita, um peso...não tenho varizes a vista, tenho 39 anos.
22-06-2015 disse:
Ola eu ja algum tenpo tenho dado conta que no lado esquerdo na perna ao pe da anca me doi quando me deito e fica aquele sitio fica adormecido e faz me diferenca se me virar para la alguem me pode ajudar para eu ter uma pequena ideia a ver o que e ....obrigado pela atencao
21-06-2015 disse:
Tenho tido dor ao fundo das costas no lado direito e agora começou a ficar a anca e a perna toda até ao pé durmentos do que será?
02-06-2015 disse:
Minha esposa retirou um seio devido um câncer . Depois disso, as pernas, começaram a ficar dormentes o que muita a incomoda. Poderá ser devido o câncer? Abraços!
20-05-2015 disse:
Como eliminar gordura localizada no na região da barriga?
22-05-2015 disse:
06-04-2015 disse:
Sinto dormência nas pernas o q pode ser? Estou preocupada é constante.
22-07-2015 disse:
Ela começou há uns 10 meses,atrás. 'As vezes melhora, mas ainda n sarou de vez. Fico muito tempo no computador. Meus exames clínicos estão bem , a não ser meu colesterol que é de 290 o total.Como 2 ovos por dia pra baixar o colesterol e n tomo remédio para tal. Tenho 1 neurologista que cuida de mim, pois passei por estress e ansiedade, devido a perda de 1 gatinha e a saída da minha única filha para monik ( Alemanha ) isso me abalou muito, então faço tratamento p ansiedade , será que isso pode causar a permanência dessa dormência? Por favor, me orientem.Obrigada. Alimento muito bem e faço uso de suplementos, como: D3, B12, B6 , k2 , ômega 3, etc.
29-03-2015 disse:
Sinto dormência e dor no pé e perna esquerda,, começou no dedão e sinto que esta subindo já sinto os sintomas até a barriga da perna Qual pode ser este sintoma??
18-05-2015 disse:
gostaria de saber sobre isso estou com esses sintomas
26-03-2015 disse:
Tenho dormência nas pernas e estou muito preocupada pois esta muito ruim ja esta chegando até os meus pés
17-02-2015 disse:
estou com uma pequena dormência na altura do joelho esquerdo.
09-02-2015 disse:
estou com dormência na perna esquerda ,minha cabeça doe do lado esquerdo sensação de dor no peito ,minha pressaõ foi a 19 por 9 desde que meu médico retirou o medicamento clorana e passou para cardvita de 25 mg.o que devo fazer ? me ajudem ,porque naõ gosto de ir ao hospital .ATC
26-04-2015 disse:
ESTOU COM DORMENCIA NA PERNA DIREITA FICA VARIAS HORAS QUANDO A PERNA VAI VOUTANDO ELA COMEÇA A DOER.E DAR UM SINTOMA DE FRIAGEM.GOSTARIA DE SABER O MOTIVO.OBRIGADA.
17-01-2015 disse:
Meu marido sofre da coluna,bico de papagaio,passa muito tempo bom outro dia, pegou uma caixa e machucou; e esta com uma dormência na perna direita,o que pode ser? e com fazer para melhorar,o medico disse que da idade mais ele só tem 65 anos.
04-12-2014 disse:
oi sou vanise e queria saber pq quando to fazendo as coisas em pe tipo limpar a casa,lavar roupa ou ate trabalhar o dia todo fico normal ai vou sentar pra descancar um pouco mas quando vou levantar de novo parece q as pernas nao responde e tenho q forças-las saio mancando e tentando ate q elas voltam ao normal
30-11-2014 disse:
Meu marido esta com uma dor na perna esquerda mas de uma semana é mas na batata da perna, agora a dor esta passando e ele parece esta com as cadeiras soutas. ele não esta sentindo a perna
16-09-2014 disse:
Estou com uma dormência na perna esquerda há mais de uma semana. Na canela somente. Não sinto formigamento. Parece mais como se estivesse com anestesia. O que poderia ser isso? Se alguém souber por favor me responda. Estou muito preocupado.
27-10-2014 disse:
Leonardo, hoje notei EXATAMENTE o mesmo problema na canela esquerda. Você teve alguma resposta do problema ? Agradeço.
25-04-2015 disse:
Eu na coxa esquerda, o que será??? Por favor respondam...
07-09-2014 disse:
Sinto dormência na coxa esquerda indo até o joelho. Antes pensei que fosse a falta de exercícios físico, mas hoje quando corro adormece também. Oque poderia esta causando?
24-07-2014 disse:
é possível a perda de uma perna por conta do problema?
09-07-2014 disse:
já tenho a perna esquerda do joelho para cima de lado dormente á 1, 5 Mês estou a tomar magnecio , falta tomar mais uma carteira,