Principais grupos de alimentos

Quais são os carboidratos complexos

Quais são os carboidratos complexos
Imagem: enforma.salud180.com

Todos temos ouvido falar dos carboidratos e a maioria das pessoas é capaz de identificar muitos dos alimentos que compõem este grupo. No entanto, os carboidratos agrupam-se em simples e complexos, cada um com suas qualidades próprias ao nível nutricional que nos geram diferentes benefícios. Quando se trata de potenciar nosso treinamento físico e obter a máxima energia dos alimentos, os carboidratos complexos constituem as melhores alternativas, no entanto, nem sempre sabemos escolhê-los. Por isso, em umComo.com.br explicamos quais são os carboidratos complexos.

Também lhe pode interessar: Quais são os carboidratos simples
Passos a seguir:
1

Uma vez ingeridos, os carboidratos processam-se em nosso corpo e convertem-se em glicose, que serve para produzir a energia que precisamos no dia a dia. Esse processo atende todos os hidratos de carbono, no entanto os carboidratos complexos fazem isso de uma maneira mais eficiente, pois se convertem em glicose mais lentamente, tornando-nos capazes de aproveitar mais a energia fornecida ao longo do nosso dia.

2

Por este motivo, os carboidratos complexos são recomendados como um alimento que não deve faltar na dieta do esportista ou de quem treina com frequência. Aumentam mais lentamente os níveis de açúcar no sangue e contribuem com muita energia.

3

Muitos dos alimentos que compõem o grupo de carboidratos complexos são cereais, que devem ser consumidos de preferência em sua versão integral para aproveitar também a contribuição da fibra oferecida. Entre eles podemos destacar:

  • O arroz normal ou integral.
  • A aveia, repleta de benefícios para nossa saúde.
  • O gérmen de trigo.
  • Os farelos dos cereais.
  • O centeio.

É muito importante consumir esses alimentos em sua apresentação original para aproveitar realmente todos os seus benefícios.

Quais são os carboidratos complexos - Passo 3
Imagem: nuriapuig.blogspot.com.es
4

Porém, esses não são os únicos carboidratos complexos que podemos encontrar, de fato muitos alimentos que consumimos habitualmente no café da manhã ou os demais alimentos são carboidratos complexos, por exemplo:

  • A massa;
  • O pão;
  • As batatas;
  • Legumes como o feijão ou grão-de-bico;
  • A mandioca;
  • O milho.
Quais são os carboidratos complexos - Passo 4
Imagem: clubmegamusculo.com
5

É importante incluir em nossa dieta os carboidratos complexos, de preferência em suas versões integrais, para poder obter energia.

Ainda que você acredite que os carboidratos engordam, realmente não se deve prescindir deste grupo alimentar já que é fundamental para nossa saúde. De fato, os carboidratos complexos como os cereais integrais ou os legumes ocupam um lugar importante na pirâmide alimentar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os carboidratos complexos, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
maria aldenira
queria uma dieta para quem sofre de refluxo (RLF) obrigada
Editor umComo.com.br
Jociane Torres Guimaraes
Como posso preparar os carboidrato sem óleo sem fritar. De um jeito saudável?
Ivonete
Use oleo de coco
Marcia
Que tipo de alimento vc quer preparar? Todos eles podem ser cozidos, usando somente água e, se desejar, sal e outros temperos.Todos os carboidratos simples, o arroz, feijão,aveia, cevada, batata e mandioca, por exemplo, devem ser cozidos. Os carboidratos complexos devem ser consumidos crus(frutas, verduras e legumes) ou cozidos ou assados pelo menor tempo possivel(leguminosas, cereais, legumes).
Eliana Maria Geralde Araujo
Meu interesse é ter sempre artigos relacionados à alimentação saudável, cortando alimentos prejudiciais que possam aumentar o diabetes, colesterol.....e intolerâncias......
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eliana, que bom saber! Pode ver aqui mais dicas para ter uma alimentação saudável: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-ter-uma-alimentacao-saudavel-4967.html
antonia
Queria uma dieta para perder barriga e culote
madalena
Gostaria de receber uma dieta para baixar a diabetes.
Adriana Lígia
Adorei as informações sobre os carboidratos complexos e gostaria de saber sobre os benefícios da tapioca.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Adriana, que bom saber isso! Quanto aos benefícios da tapioca, vamos ter o seu pedido em conta para as próximas postagens. Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Tadeu Antonio Rocha Patrício
Muito bom. Quais são os carboidratos complexos?
maxley
eu preciso de uma lista de alimentos com carboidratos complexos para cortar no dia dia obrigado maxley
Imagem: enforma.salud180.com
Imagem: nuriapuig.blogspot.com.es
Imagem: clubmegamusculo.com
1 de 3
Quais são os carboidratos complexos