Os cistos do ovário

Quais são os sintomas dos ovários policísticos

Quais são os sintomas dos ovários policísticos
Imagem: betdicas.org

A síndrome do ovário policístico é um transtorno na ovulação da mulher que costuma provocar mudanças em seus ciclos menstruais, assim como o aparecimento de cistos nos ovários, complicações para ficar grávida e outras alterações que afetam a sua saúde cardiovascular e aparência física. Trata-se de um problema hormonal reprodutivo muito comum na idade fértil das mulheres que precisa ser tratado para reduzir seus sintomas e prevenir outros problemas de saúde associados com esta doença. Por isso, no seguinte artigo, ajudamos você a diagnosticá-lo contando com detalhe quais são os sintomas dos ovários policísticos.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas do hirsutismo

Passos a seguir:

1

Um dos principais sintomas dos ovários policísticos são as mudanças que acontecem no ciclo menstrual da mulher. Os mais frequentes são:

  • Ciclos menstruais irregulares, com sangramento alterado que pode ser muito leve ou, pelo contrário, muito abundante e intenso.
  • Amenorreia secundária ou ausência prolongada da menstruaçãodepois de ter tido um ou mais ciclos regulares.
2

A síndrome do ovário policístico costuma ser uma das principais causas de infertilidade na mulher, apesar de que este é um sintoma que nem sempre está presente. Isto é assim pelas mudanças produzidas a nível hormonal que causam a falta de ovulação, pois neste transtorno os óvulos maduros não se soltam dos ovários e se formam neles pequenos cistos.

3

Outro sintoma dos ovários policísticos é o desenvolvimento da doença chamada hirsutismo, consistente no aparecimento e crescimento exagerado de pelo em determinadas áreas como rosto, peito, abdômen, parte superior das coxas e ao redor dos bicos do peito. Deve-se à elevação dos níveis de androgênios, hormônios sexuais masculinos que produzem a síndrome do ovário policístico.

4

Também podem ser desenvolvidas outras características sexuais masculinas e apresentar sintomas como redução no tamanho dos seios, aumento do clítoris, queda de cabelo do couro cabeludo e engrossamento da voz.

5

As mulheres com ovários policísticos costumam apresentar mudanças no aspecto da pele. Os mais comuns são:

  • Acne grave ou agravamento da acne e pele mais oleosa.
  • Aparecimento de manchas escuras, dobras ou áreas de pele densas ao redor de áreas como pescoço, seios, virilha e axilas.
6

Também podem sofrer dores pélvicas e ter um aumento de peso, principalmente ao redor da cintura.

7

Os níveis de triglicéridos e colesterol aumentam quando se sofre de síndrome do ovário policístico, por isso o colesterol alto e a pressão arterial elevada também formam parte dos sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas dos ovários policísticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
janiesantos
sinto fortes ardência ao urinar,e depois do ato sexual,dores fortes nos ovários que chega corresponder nas costas.Fico muito nervoso,uma pontadas com se tivesse saindo algo de dentro de mim.
Imagem: betdicas.org
Quais são os sintomas dos ovários policísticos