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10 dicas para dormir bem em noites quentes

 
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 8 outubro 2020
10 dicas para dormir bem em noites quentes

Noites quentes podem soar como um verdadeiro pesadelo para algumas pessoas. Isso porque o calor pode acabar com a atmosfera que estamos acostumados na hora de dormir influenciando diretamente na qualidade do sono. Suportar o calor não é impossível, assim como sentir menos frio, é questão de costume. O segredo está em preparar o ambiente para as altas temperaturas e manter o seu corpo refrescado. Para que você não sofra mais com o calor na hora de pegar no sono o umCOMO separou 10 dicas para dormir bem em noites quentes.

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Passos a seguir:
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Se você tem tempo para preparar o ambiente horas antes de dormir, é o ideal para dormir bem em noites quentes. Deixe as janelas abertas para que o ar quente saia e se renove. Uma técnica é colocar um ventilador na direção da janela apontado para fora. Dessa forma, o ar quente sai do ambiente mais rápido.

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O ar condicionado por mais refrescante que seja também pode afetar a qualidade do sono pois tira a umidade do ambiente e resseca mucosas. Para evitar esse efeito desagradável ao invés de deixar o ar condicionado ligado durante toda a noite, deixe ligado horas antes para gelar o ambiente e depois desligue.

Umidificadores e bacias de água amenizam os efeitos de secura, assim como uma boa limpeza do filtro do ar te protege de tosses e corizas que podem tirar o seu sono.

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Mas, se você não tem um ar condicionado, pode improvisar. Experimente encher uma bacia ou recipiente com gelo e colocar na frente do ventilador na direção em que deseja se refrescar. O vento assim chega muito mais fresco. Essa solução é indicada para principalmente para quando se deita e se quer dormir bem em noites quentes.

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Ainda na hora de preparar o ambiente para dormir bem em noites quentes, opte por roupas de cama leves. Tecidos feitos de fibras naturais como algodão, linho, seda ou fibra de bambu são boas pedidas para essa época do ano pois permitem a transpiração do corpo. Quanto mais sintético for o tecido, mais quente ele será e menos deixará o corpo transpirar corretamente.

Tão quanto às cores, que preferencialmente devem ser claras para refletir o calor, a quantidade de fios da trama também faz diferença. No verão é ideal que tenham no máximo 300 fios.

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O verão é a época em que os pernilongos literalmente colocam as asinhas de fora e algumas vezes arruínam o nosso sono seja pelo zumbido insuportável nos ouvidos ou as coceiras das picadas. Criar um ambiente para dormir livre de pernilongos será um fator a mais contribuindo para que você durma bem em noites quentes.

Cada um tem a sua maneira de espantar pernilongos. Faça como for mais conveniente para você: repelente, inseticida, citronela, mosquiteiros, mas não deixe que os pernilongos estraguem a sua noite.

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Faça refeições leves pela noite como saladas e frutas ou coma pouco. A digestão de alimentos muito pesados pode interromper o seu sono. Alimentos picantes trazem a sensação de calor e podem provocar suadouro.

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Se possível, tome um banho gelado antes de se deitar. Isso ajuda a passar a sensação de calor. Se não der tempo de tomar banho, molhar com água fria partes estratégicas do corpo como nuca, pulso e área interna dos braços já aliviam o calor.

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Se você está na praia ou tomou sol naquele dia, após o banho use uma loção pós-sol. Isso ajuda a amenizar os efeitos de uma possível insolação e traz sensação de frescor e tranquilidade à pele que costuma se manter quente mesmo à noite após um dia de sol.

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Dormir sem roupa, além de outras vantagens, é uma dica muito simples para dormir bem em noites quentes. Mas, se você não se sente à vontade ou está compartilhando o quarto com outras pessoas escolha roupas leves, curtas e sem mangas. A regra dos tecidos naturais também vale para pijamas e camisolas.

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Se você é uma pessoa que sente muito calor e sabe que mesmo seguindo todas as dicas vai acordar no meio da noite para se refrescar, deixe um borrifador com água ao lado da cama. Assim, quando você acordar no meio da noite não precisará se levantar e acaba perdendo menos tempo das suas preciosas horas de sono.

Se você acha que essas dicas vão te ajudar a dormir melhor no calor, compartilhe a publicação com seus amigos do Facebook para ajudar mais gente a se refrescar!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 dicas para dormir bem em noites quentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

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