Dormir naturalmente

7 coisas que não deve fazer antes de dormir

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 11 junho 2020
7 coisas que não deve fazer antes de dormir

Tem dificuldades em adormecer? As pessoas com o sono mais leve ou com menor facilidade para dormir podem mudar alguns dos seus hábitos noturnos para conseguir que o sono venha bater na sua porta. São simples mudanças de comportamento que ajudarão você a relaxar e a sentir a necessidade de descansar na cama. Neste artigo de umComo contamos 7 coisas que não deve fazer antes de dormir porque prejudicam o seu descanso e fazem com que seja mais difícil descansar durante toda a noite.

Também lhe pode interessar: O que fazer para dormir mais cedo

Passos a seguir:

1

Não faça exercício. O exercício é algo essencial para a nossa saúde e não podemos não recomendar, mas se possível deveria afastá-lo o máximo possível do horário noturno (de fato, o melhor momento para se exercitar é de manhã). O problema é que o exercício realizado até três horas antes de se deitar pode elevar a temperatura do corpo e por isso ao dormir nos fazer suar. É por isso que se recomenda fazer exercício mais cedo.

2

Não assista TV nem navegue pela Internet. Estudos demonstraram que as luzes brilhantes das telas de TV e dos computadores podem bloquear o desenvolvimento da melatonina que é o hormônio que promove o sono. Isso é algo complicado, já que os melhores programas são exibidos à noite (pois é a faixa horária em que a maioria das pessoas está em casa), mas o que pode fazer é ver TV meia hora antes de dormir e depois ler, lavar a louça ou meditar, se possível.

7 coisas que não deve fazer antes de dormir - Passo 2
3

Não tomar muito líquido. Tomar muito líquido nas últimas 2 horas antes de se deitar, no geral, dará muita vontade de ir ao banheiro de madrugada, cortando assim o nosso sono. Nem precisamos falar da cafeína ou do álcool, substâncias que dificultarão um sono reparador. Também não vá para a cama sem tomar nada: um bom copo de água não fará mal algum, pelo contrário. Porém, não exagere.

4

Não tome banhe com água muito quente. Assim como acontece com o exercício, tomar um banho com água muito quente pode dar problemas na hora de ir dormir. Obviamente, a noite é um dos momentos que muitas pessoas usam para tomar banho, então, como fazemos? Muito simples, pode tomar banho com água bem quente mas faça-o pelo menos 45 minutos antes de se deitar, não logo antes. Assim conseguirá que o seu corpo estabilize a temperatura.

7 coisas que não deve fazer antes de dormir - Passo 4
5

Não trabalhe, nem estude. Trabalhar pouco tempo antes de se deitar estimula o cérebro e pode causar muita tensão, algo que, precisamente, é o contrário do que precisa ter na hora de dormir; assim como estudar, mais ainda no caso de ciências complicadas, como matemática ou física. Tudo pode esperar até a manhã, de fato, tudo será melhor se dormir bem.

6

Não discuta. Estudos demonstram que dormir imediatamente após uma briga ou uma experiência traumática costuma preservar as emoções até ao momento de acordar, e como o corpo humano é adverso a dormir em situações perigosas (é simplesmente um mecanismo de defesa) se discutir ou brigar é muito provável que tenha muitos problemas para adormecer. Tente evitar os conflitos ou pelo menos deixá-los para a manhã do outro dia. Em umComo damos a você outros conselhos para que saiba o que fazer para dormir melhor.

7 coisas que não deve fazer antes de dormir - Passo 6
7

Não veja nada na TV que o possa estimular demasiado, pois isto só fará com que no momento de dormir lhe custe mais adormecer. Opte por uma programação relaxante, divertida ou curiosa, mas evite os programas de ação, de drama ou os noticiários. Qualquer coisa que possa ser incômoda ou perturbadora poderia, também, tirar-lhe o sono.

E se quer mais sugestões para um descanso profundo, convidamos você a consultar os nossos artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 7 coisas que não deve fazer antes de dormir, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
7 coisas que não deve fazer antes de dormir