Partilhar

7 hábitos que engordam e você não sabia

 
Por Sara Viega. 2 fevereiro 2017
7 hábitos que engordam e você não sabia

Começar uma dieta é complicado, requer força de vontade e sacrifício, mas quando começa é ainda mais complicado de ver seus resultados. Muitas pessoas mudam seu estilo de vida, começam a fazer esporte, eliminam alguns alimentos de seus pratos, seguem as indicações dos nutricionistas e mesmo assim, não só não emagrecem como continuam engordando! Com certeza que há algo que está fazendo errado, pequenos aspectos em sua vida que evitam que possa perder peso e emagrecer como gostaria. Por isso, de seguida no umCOMO vamos explicar para você os 7 hábitos que engordam e você não sabia.

Também lhe pode interessar: Receitas de bolos que não engordam

Comer distraído

É muito habitual comer olhando a televisão ou fazendo outras coisas. Para quem mora sozinho, o computador, o celular ou a televisão se convertem nos amigos com quem compartilha suas refeições, mais uma pessoa sentada na mesa.

Apesar de ser eficaz para matar a solidão, talvez não seja tanto se o que deseja é perder peso. Comer distraído faz com que seu cérebro não esteja alerta e seja incapaz de identificar quando o estômago está cheio. Comer enquanto lemos, vemos uma série ou conversamos no celular faz com que nosso cérebro tenha que se concentrar em outras coisas e assim acabamos ingerindo mais comida além da necessária. O contrário acontece se comemos em família, cujas conexões emocionais nos limitam mais na hora de comer.

Agora já sabe, se quiser emagrecer deve começar a comer acompanhado!

7 hábitos que engordam e você não sabia - Comer distraído

Consumir apenas produtos light

Para muitas pessoas, o início oficial de uma dieta é quando elas vão ao supermercado e arrasam com o estoque de todos os produtos light das prateleiras; o que você não sabe é que talvez seja isso mesmo o que está fazendo você engordar sem saber.

Estudos recentes comprovaram que as pessoas que comem produtos etiquetados como "light", "sem gorduras" ou "0% gorduras" acabam ingerindo até 30% mais de calorias que as pessoas que comem produtos normais.

Isto acontece porque, no processo de fabricação destes produtos, a gordura é substituída por aditivos químicos ou por açúcar, por isso enquanto dizem que possui menos gordura, por outro lado engordam. É bem mais aconselhável comer os produtos "normais" mas em quantidades um pouco menores que comer este tipo de produtos.

Comer em pratos muito grandes

Desde pequenos nos ensinaram que temos que acabar tudo o que há no prato e nós, que somos muito obedientes, fazemos isso mesmo. O problema vem quando toda a vida esteve comendo em pratos muito grandes ou se servindo porções das quais duas pessoas poderiam comer.

Visto que quanto maior é um recipiente mais comida colocamos, um bom hábito para não engordar é trocar os pratos e comer em pratos mais pequenos. Desta forma serviremos porções adequadas e evitaremos ganhar peso e jogar comida fora.

7 hábitos que engordam e você não sabia - Comer em pratos muito grandes

Não dormir suficiente

A insônia e não dormir suficiente é um dos maus hábitos que engordam e que certamente não sabia. Além do fato de que quantas mais horas passar acordado, mais probabilidades terá de atacar a geladeira, há outras razões internas que fazem você engordar.

Por um lado, a insônia e o estresse aumentam a produção e secreção de cortisol, um hormônio que aumenta a capacidade corporal de armazenar gordura. Por outro, se não dormir as horas necessárias seu corpo entrará em stand by e irá reduzindo o seu metabolismo para conservar a energia.

7 hábitos que engordam e você não sabia - Não dormir suficiente

Ficar rodeado de sobrepeso

Antes falamos dos benefícios de comer em família, que faz com que comamos menos, mas dependendo dos hábitos alimentares de seus familiares, isso pode não ser tão positivo.

Se as pessoas ao nosso redor têm sobrepeso é bem mais provável que nós também tenhamos sobrepeso. Isso não é porque a gordura seja contagiosa nem nada parecido, é simplesmente porque, se seu parceiro, seus amigos ou seus colegas de trabalho têm sobrepeso, com certeza é porque têm maus hábitos de vida, portanto é bem mais provável que você caia no mesmo.

7 hábitos que engordam e você não sabia - Ficar rodeado de sobrepeso

Não tomar o café da manhã

Como você foi lendo, há hábitos que engordam e que não sabia, mas de todos eles, talvez o mais nocivo seja não tomar café da manhã. O café da manhã é a primeira refeição que recebe após ter estado horas dormindo e, nessa hora, seu corpo precisa receber a energia suficiente para poder aguentar o dia todo.

De forma errada, há pessoas que acham que não comer de manhã pode ajudar a emagrecer. Nada mais longe da realidade. Pular alguma refeição só faz com que nosso corpo fique alerta caso se aproxime um tempo de escassez, armazenando as gorduras e fazendo com que engorde ainda mais.

Ainda está se perguntando se pular o café da manhã faz mal? Neste outro artigo do umCOMO explicamos para você.

Beber pouco ou beber mal

Se não bebe líquido suficiente, seu rins vão reduzido o seu trabalho. Consequentemente, eles têm que trabalhar bem mais lentamente, fazendo com que as toxinas se acumulem no organismo, os restos não se eliminem e líquidos se retenham. Não beber a água necessária diariamente é um dos maus hábitos que fazem você engordar sem perceber.

Também tem que ter em consideração que líquido ingere, pois os refrigerantes e os sucos industriais contêm altas quantidades de açúcar que vão entrando em seu corpo sem que perceba. No seguinte artigo do umCOMO explicamos para você como beber dois litros de água por dia, para ajudar você a adquirir bons hábitos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 7 hábitos que engordam e você não sabia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre 7 hábitos que engordam e você não sabia

O que lhe pareceu o artigo?

7 hábitos que engordam e você não sabia
1 de 5
7 hábitos que engordam e você não sabia

Voltar ao topo da página