Partilhar
Partilhar em:

O que posso comer que não engorda

O que posso comer que não engorda

Se quer ficar na linha mas não sente vontade de fazer uma dieta específica, é importante conhecer os alimentos que existem e os mais adequados para o seu objetivo. As frutas, as verduras, os carboidratos as proteínas... o que engorda e o que não?

Em umComo ajudamos você no seu propósito de perder peso respondendo à pergunta, o que posso comer que não engorda?. A seguir oferecemos uma lista de alimentos e propomos diferentes ideias sobre o que comer durante o dia.

Também lhe pode interessar: A canela engorda? - Descubra aqui a resposta!

Os carboidratos

Sempre que comecemos a cuidar de nós próprios e queiramos perder peso surge a mesma dúvida: o que fazemos com os carboidratos? O primeiro que deve saber é que existem dois tipos de carboidratos, os simples e os complexos; destes, os que deve evitar ao máximo para conseguir emagrecer são os carboidratos simples, isto é, aqueles que não têm valor nutricional.

Entre estes carboidratos simples encontra-se também a fruta, um alimento que deve incluir em sua dieta mas seguindo algumas regras específicas. Mais adiante neste artigo poderá consultar a informação específica sobre a fruta, agora vamos centrar a nossa atenção nos outros carboidratos simples formados pelos bolos, doces, refrigerantes ou farinhas brancas. Estes ingredientes não trazem nenhum nutriente ao nosso organismo, portanto, o melhor é evitá-los ao máximo.

Portanto, os alimentos que não engordam são os carboidratos do tipo complexo pois possuem nutrientes de grande qualidade para o seu corpo e são de absorção lenta, algo perfeito para ir gastando a energia que proporcionam a você ao longo do dia. Neste grupo encontramos alimentos como a massa, o arroz, os cereais, os legumes ou as batatas.

As proteínas

Se quiser manter uma dieta equilibrada e sem excesso de gorduras o melhor é consumir proteínas já que possuem ótimos nutrientes e são muito saudáveis. Dentre todos os alimentos proteicos destacamos o ovo como a fonte mais completa e saudável; no entanto, outros alimentos como peixes brancos oferecem uma dose alta de nutrientes e muito pouca gordura (merluza, bacalhau, etc.).

As carnes também são grandes fontes de proteínas mas existem carnes que engordam menos do que outras: as carnes magras, isto é, a carne de frango, de peru ou de coelho. Aqui você poderá descobrir Quais são as carnes magras. É recomendável evitar ao máximo a carne de porco pois a quantidade de proteína que possui é bastante baixa, e por outro lado, o conteúdo de gordura ruim é maior.

A fruta

Como já referimos antes nos carboidratos, a fruta é um carboidrato simples, no entanto, é necessária para o nosso corpo pois tem uma grande dose de vitaminas e de energia. Mas comer frutas é algo que vem com uma série de recomendações que ajudarão o seu organismo a aproveitar ao máximo o açúcar sem aumentar a ingestão das calorias.

A fruta dá a energia que vem do açúcar natural que possui, mas além de açúcar, as frutas são uma fonte perfeita para o nosso corpo de minerais, vitaminas e água. Ao contrário do que muita gente pensa, a fruta não deve ser consumida como sobremesa; na verdade, a sobremesa deveria desaparecer de nossos hábitos de alimentação porque aumenta a ingestão de açúcar de forma desnecessária.

O melhor é que a fruta seja ingerida sozinha, sem nenhum acompanhamento, como máximo um iogurte desnatado e mais nada. O melhor momento do dia para comer fruta é durante o café da manhã ou quando estiver com o estômago vazio, isto é, antes de almoçar ou na hora do lanche. Se você come fruta com o estômago cheio, ela se fermenta e seu corpo não absorve bem os nutrientes dos alimentos; além disso, pode provocar flatulência e problemas digestivos.

Cafés da manhã saudáveis

Agora você já sabe quais são os alimentos que engordam menos mas em umComo queremos ajudá-lo a planejar suas refeições de forma saudável e com poucas calorias. Desta forma, propomos cafés da manhã saudáveis com os quais pode começar o dia de uma maneira perfeita e nutritiva.

Café da manhã light 1:

  • Uma xícara de café com leite desnatado
  • Um copo de suco de laranja
  • Duas fatias de pão integral com geleia light
  • Um kiwi

Café da manhã light 2:

  • Um chá com leite desnatado
  • Duas fatias de presunto cozido
  • Uma fatia de pão integral com geleia light
  • Um suco de abacaxi

Café da manhã light 3:

  • Uma xícara de leite desnatado com café
  • Uma maçã
  • Três bolachas integrais com uma fatia de queijo light de consistência firme

Almoços saudáveis

Para almoçar de forma saudável é importante que a sua dieta seja variada e equilibrada considerando os fatores especificados na pirâmide alimentar.

O que se deve lembrar é que existem alguns alimentos que só são recomendáveis no almoço, devendo desaparecer completamente dos jantares. Os alimentos que só podem ser comidos no almoço são os carboidratos e a alface, que não são recomendáveis à noite de jeito algum.

Consequentemente, para conseguir almoços saudáveis devemos distribuir ao longo da semana todos os alimentos que precisamos comer, em quantidades não exageradas. Aqui estão alguns exemplos de almoços saudáveis:

  • 1: Salada de arroz
  • 2: Salada leve + Peito de frango assado no forno
  • 3: Creme de Cenoura + Merluza assada no forno
  • 4: Salada de tomates + Massa leve
  • 5: Salada verde + Lentilhas pobres em calorias

Jantares leves

À hora do jantar é quando mais atenção devemos prestar aos alimentos que ingerimos, já que em pouco tempo iremos para a cama e não usaremos a energia consumida. Portanto, é importante considerar uma série de regras básicas para o jantar que podemos resumir assim:

  • Nada de carboidratos durante o jantar.
  • Esqueça as frutas.
  • Não coma alface na hora do jantar (pode comer salada mas sem alface).
  • Prefira cardápios que combinem proteínas com vegetais para saborear um jantar leve e saudável.

Em umComo damos algumas ideias para que saiba quais são os melhores alimentos para a jantar, anote:

  • 1: Sopa de verduras leve (sem massa) + Coxa de frango assado
  • 2: Salada de tomate com queijo fresco + Omelete de verduras
  • 3: Caldo de verduras + Espinafre com ovo
  • 4: Purê de verduras + Bacalhau assado
  • 5: Alcachofras + Peito de peru

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que posso comer que não engorda, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre O que posso comer que não engorda

O que lhe pareceu o artigo?

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
O que posso comer que não engorda
1 de 4
O que posso comer que não engorda