Partilhar

Como perder barriga de cerveja

Por Sara Viega. Atualizado: 8 novembro 2019
Como perder barriga de cerveja

Atualmente, e desde há alguns anos, foram-se criando uma série de estereótipos em função do sexo: as mulheres e a celulite, os homens e a barriga de cerveja. Com o passar dos anos, as pessoas são mais propensas a acumular uns quilos e a realizar menos atividade física. Obviamente que há sempre exceções, mas o corpo não é o mesmo quando se é jovem e quando se encontra na idade adulta. No caso dos homens, a barriga de cerveja é um dos sinais mais frequentes e conhecidos de maus hábitos de vida, o que não quer dizer que não possa ocorrer também nas mulheres.

Neste artigo de umComo.com.br vamos lhe dar alguns conselhos para saber como perder a barriga de cerveja de uma vez por todas.

Também lhe pode interessar: Como perder barriga em casa

Barriga de cerveja: obesidade abdominal

Se chamarmos a barriga de cerveja pelo seu nome, esse é obesidade abdominal. Trata-se de um dos problemas de obesidade mais perigosos, que implica na acumulação de gordura ao redor da cintura. Estas pessoas têm um maior risco de sofrer doenças cardiovasculares ou inclusive de sofrer de morte súbita.

Devemos assumir que, se temos barriga de cerveja, é porque alguma coisa não estamos fazendo bem. Esse alguma coisa é, mais concretamente, a alimentação e o exercício. Todos costumamos associar a barriga de cerveja ao consumo frequente de cerveja, mas a realidade é que, ainda que seja verdade que a cerveja pode contribuir para o crescimento da barriga, depende em grande parte da quantidade que se ingere. De fato, o consumo moderado de cerveja não implica em uma grande quantidade de calorias. O problema real está em um estilo de vida pouco saudável: uma má alimentação, ausência de exercício físico, etc. Por isso, a verdadeira razão da barriga de cerveja é uma dieta rica em gorduras. Assim, podemos desfrutar de umas cervejas com os amigos, mas não devemos exceder-nos no seu consumo nem combiná-lo com aperitivos ricos em gorduras, como as frituras ou embutidos, além de realizar exercício físico moderado. Ser consciente da verdadeira causa da barriga de cerveja é o primeiro passo para a combater.

A escolha da cerveja

O primeiro passo que devemos levar a cabo quando nos encontramos em um bar e vamos pedir uma cerveja é escolher aquela que engorde menos. As cervejas têm diferentes níveis de álcool e carboidratos; as cervejas loiras engordam menos que as tostadas ou de trigo. O melhor é pedir uma cerveja sem álcool ou light e não passar de três por dia. Uma cerveja sem álcool tem metade das calorias que uma com álcool.

A ação de pedir uma cerveja pode estar acompanhada de um reflexo quase automático de pedir um petisco. É um dos erros mais frequentes que contribui para ter barriga de cerveja. Quando acompanhamos a cerveja com petiscos ou outros alimentos, estes não costumam ser especialmente saudáveis, como frituras ou lanches salgados, com um alto conteúdo calórico. Se juntamos as duas ou três cervejas que podemos beber e os acompanhamentos de comida, as condições para criar a barriga de cerveja são perfeitas.

Como perder barriga de cerveja - A escolha da cerveja

Cuidar da alimentação

O melhor lugar para controlar a alimentação e ao mesmo tempo o mais difícil é a nossa casa, pois somos nós que decidimos qual é a comida que entra em nossa geladeira e despensa, e qual não entra. Por isso, evite comprar cerveja, já que se é consciente de que só precisa se aproximar da geladeira, será bem mais difícil de evitar. Devemos evitar o consumo de pão, a favor daqueles alimentos como saladas, acompanhadas com pouco azeite, e pratos cozidos na chapa e fruta. Quanto à bebida, também devemos evitar outros líquidos como refrigerantes gasosos e tentar beber água sempre que tenhamos sede. Na hora de colocar isto em prática pode ser bem mais difícil, mas com força de vontade pode-se conseguir, inclusive combater a vontade de tomar uma cerveja ou um refrigerante de cola. O melhor para saciar a fome entre as refeições é a fruta, e os jantares devem ser as refeições mais leves, sem que isto signifique comer muito pouco.

Como perder barriga de cerveja - Cuidar da alimentação

Um pouco de exercício

Não é necessário levar a cabo treinos de alta intensidade, mas combinar uma alimentação adequada com um corpo ativo. Basta sair para correr, realizar passeios, ou andar de bicicleta. Um dos exercícios mais recomendados é o pilates. Na hora de queimar gorduras o exercício mais recomendável é o aeróbico, como a bicicleta, correr ou fazer aeróbica. Por conseguinte, precisamos de fortalecer a zona abdominal, mas também ajudar o corpo a queimar calorias. É importante ter em conta que realizar exercício sem cuidar dos passos anteriores: escolher cerveja e não beber mais de três, bem como uma correta alimentação, será difícil de obter bons resultados.

Como perder barriga de cerveja - Um pouco de exercício

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como perder barriga de cerveja, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como perder barriga de cerveja

O que lhe pareceu o artigo?

Como perder barriga de cerveja
1 de 4
Como perder barriga de cerveja

Voltar ao topo da página