Partilhar
Partilhar em:

Benefícios e contraindicações do açúcar de bétula

Benefícios e contraindicações do açúcar de bétula

O açúcar de bétula é um edulcorante natural que se extrai da cortiça dessa árvore. É muito semelhante ao açúcar branco mas, no entanto, o açúcar de bétula não é processado e aporta muito menos calorias do que o açúcar comum, podendo ser um excelente substituto. A vantagem é que o seu sabor continua sendo doce, mas o organismo não metaboliza este tipo de açúcares. Por esse motivo, este produto é perfeito para as pessoas que querem perder peso, ter uma dieta mais saudável e livre de açúcares ou até mesmo diabéticos. Além disso, esta alternativa não provoca cáries nos dentes! Continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra os benefícios e contraindicações do açúcar de bétula!

Também lhe pode interessar: Quais são as contraindicações do alho

Benefícios do açúcar de bétula

Este tipo de açúcar é proveniente da árvore bétula e cada uma das suas partes pode ser usada para diferentes objetivos. A que se usa no caso do açúcar é a cortiça, que contém Xilitol, o seu princípio ativo, também sendo conhecida com esse nome. O melhor processo para obter este açúcar é esmagando a cortiça e, assim, não é um alimento processado (o que faz do xilitol um açúcar muito mais saudável do que os outros).

O consumo excessivo de açúcar branco pode provocar obesidade e diabetes, não sendo necessariamente a causa principal destas duas condições, mais favorecendo o seu agravamento. Uma boa maneira de evitar estes problemas passa por substituir o açúcar branco por outros edulcorantes mais saudáveis como o açúcar não processado. Por esse motivo, nas linhas seguintes deste artículo vamos identificar os benefícios do açúcar de bétula.

Começo por explicar o motivo pelo qual este produto é bom para as dietas de emagrecimento ou simplesmente para manter o peso atual, além das suas propriedades benéficas para as pessoas diabéticas.

O açúcar de bétula possui 40% menos calorias do que o açúcar comum. O seu conteúdo calórico ñe de 2,4 por grama e o açúcar tradicional é de 4. As calorias e os carboidratos que contém são absorvidos pelo intestino em pequenas quantidades e, por isso, ajuda a não engordar.

Além disso, o seu princípio ativo, o Xilitol, não é metabolizado com insulina, o que faz com que não aumente os níveis de açúcar no sangue, muito pelo contrário, não fazendo com que o corpo peça mais insulina, É muito adequado para pessoas que sofrem de diabetes.

Por esse motivo, este produto natural é ideal para ajudar a perda de peso se você está fazendo dieta e para os diabéticos, uma vez que regula os níveis de insulina do corpo, evitando o excesso de produção desta hormona e evitando a sensação de fome que se produz quando existe um aumento repentino desta substância.

Ajuda a prevenir as cáries e auxilia a digestão

As cáries dentárias são provocadas por bactérias que vivem na nossa boca (por causa da saliva e da alimentação) que se alimentos do açúcar que consumimos. Todo o açúcar é composto por átomos de carbono e o açúcar de bétula tem cinco carbonos, ao contrário do açúcar branco, de betterada ou de cana, que possui seis. Os carbonos na nossa boca multiplicam o número de bactérias que, por sua vez, produzem ácidos que danificam o esmalte dos dentes e provocam cáries.

Contudo, as bactérias são incapazes de decompor o açúcar de bétula por ter 5 carbonos, uma vez que não é produzido ácido e o pH da nossa boca se mantem em equilíbrio e sem cáries. Além disso, este açúcar diminui a placa bacteriana pela mesma razão e, por isso, o xilitol faz parte de muitos enxágues bucais.

Além disso, aumenta a atividade intestinal de um jeito natural favorecendo a digestão e a evacuação das fezes. Desse jeito, ajuda a eliminar toxinas do nosso organismo e previne a constipação intestinal.

Melhora as defesas

Outro dos benefícios do açúcar de bétula é ser uma substância alcalina, ajudando a equilibrar o nosso pH caso seja ácido e favorecendo o nosso sistema imunológico. Como dito anteriormente sobre as cáries, ao ter 5 carbonos, o açúcar de bétula não promove a alimentação das bactérias e elas morrem. Isto acontece não só na boca, mas também em todo o nosso organismo. Por esse motivo, também possui efeitos benéficos em casos de infeção bacteriana ou fúngica, incluindo a candidíase.

Melhora a pele e fortalece os ossos

Outra das suas propriedades é que ajuda o nosso corpo na produção de colágeno, uma substância que proporciona mais elasticidade e firmeza à nossa pele e articulações. Pelo seu efeito antimicrobiano e antifúngico, pode ser usado na cicatrização das feridas na pele, sendo comum em muitas pomadas de tratamento da epiderme.

Também favorece a estrutura óssea do corpo, o que ajuda a prevenir doenças degenerativas. Por esse motivo, também é um excelente aliado no combate à osteoporose. Como vimos, o açúcar de bétula ajuda o nosso corpo a produzir colágeno e isso promove a absorção de cálcio e vitaminas B, ajudando também a estrutura óssea.

Como tomar açúcar de bétula

Depois de conhecer os benefícios e propriedades deste edulcorante natural no nosso organismo, é normal que você se pergunte: como usar o açúcar de bétula? Pois, ao ser um açúcar natural, você pode consumi-lo em qualquer quantidade ou usá-lo na vez do seu edulcorante habitual. Depois de prová-lo, você vai conhecer o seu gostinho doce e decidir em que quantidade consumi-lo de acordo com o seu gosto. Além disso, você pode utilizá-lo na preparação de sobremesas, uma vez que o seu sabor continua sendo doce.

Açúcar de bétula e estévia

Está claro que o açúcar de bétula é muito mais saudável do que o refinado (ou branco), ou mesmo o de cana. para que você tenha uma ideia, o branco possui um índice glicêmico de 64 e o de bétula de apenas 7. Além disso, como mencionado, o de bétula é absorvido em pequenas quantidades, o que favorece muito o nosso organismo.

Você deve, também, conhecer um edulcorante natural e saudável conhecido como estévia. Muitas pessoas usam este produto como substituto do açúcar branco. A estévia é potentíssima e, em muitas ocasiões, pode produzir um sabor amargo e desagradável para algumas pessoas. Geralmente, é necessário que as pessoas se acostumem às sensações que provoca no paladar. Depois de algum tempo de uso, é fácil se adaptar, embora nem todas as pessoas continuem usando.

Como vê, ambas são uma boa opção. Contudo, se você quer continuar preparando a sua comida sem esse sabor amargo, opte pelo açúcar de bétula. A estévia não possui calorias e o açúcar de bétula sim, embora sejam mínimas.

Contraindicações do açúcar de bétula

Uma das grandes vantagens deste açúcar é o facto de não ser tóxico e não ter efeitos negativos em altas doses. O mesmo não acontece com o seu óleo essencial, uma vez que as doses altas podem ser prejudiciais pelas suas grandes quantidades de salicilato de metilo.

Contudo, não é aconselhado que o açúcar de bétula seja consumido durante a gravidez e a amamentação.

Como efeitos secundários deste edulcorante, podemos encontrar:

  • Diarreia.
  • Gastroenterite.
  • Em excesso, pode provocar fezes moles ou aquosas.

Estes efeitos podem ocorrer em algumas pessoas quando o açúcar de bétula é consumido em grandes quantidades, embora não seja comum provocar efeitos negativos com consumo diário.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios e contraindicações do açúcar de bétula, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Benefícios e contraindicações do açúcar de bétula

O que lhe pareceu o artigo?

Benefícios e contraindicações do açúcar de bétula
1 de 5
Benefícios e contraindicações do açúcar de bétula