Comportamento compulsivo

Como controlar o vício de comprar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 março 2020
Como controlar o vício de comprar
Imagem: integracionsocial12.blogspot.com

Muitas pessoas gostam de comprar, mudar de tempos em tempos seu guarda-roupa, ficar na moda ou adquirir algum acessório ou móvel que pode dar ao lar um toque diferente. Mas quando o prazer de comprar se converte em uma obsessão que afeta nosso dia a dia, e controlar essa obsessão se torna muito difícil, podemos falar de um vício de comprar. Ainda que muitas vezes seja preciso ajuda profissional, controlar o vício de comprar é possível, e em umComo.com.br, oferecemos algumas dicas para consegui-lo.

Também lhe pode interessar: 7 sinais de que precisa de um psicólogo

Passos a seguir:

1

O vício de comprar é mais sério do que o simples prazer de comprar. Como qualquer outro vício, se converte em um comportamento compulsivo difícil de controlar, que afeta a vida diária da pessoa que sofre desse mal.

O desejo de comprar algo todos os dias, a ansiedade, as despesas e dívidas excessivas e as aquisições que nem sempre podem ser custeadas, fazem parte da rotina de quem sofre desse vício.

2

Como sempre, o primeiro passo para superar o vício de comprar é aceitar que há um problema. A partir daí, é possível trabalhá-lo.

Se você é viciado/a em comprar roupa, pode começar por fazer uma limpeza em seu armário, isto permitirá uma reflexão a respeito da quantidade de coisas que você adquiriu e que não usa. Ao mesmo tempo, o ajudará a encontrar roupas que talvez jamais tenha usado e que ajudarão você a acalmar a sua vontade de comprar.

O mesmo pode ser feito com todos os objetos que tem comprado: coisas para a casa, para decorar, etc.

3

Aprenda a ser sincero com você mesmo para poder controlar seu vício de comprar. Desejar não é o mesmo que precisar. Comprar algo que precisamos não é errado, mas comprar sempre e de forma compulsiva algo que unicamente desejamos é muito diferente.

Não é uma tarefa simples admitir que o que estamos vendo na vitrine e que tanto nos encanta, definitivamente não é necessário para nós, mas é importante aprender a distinguir a diferença para controlar e superar o vício.

4

Reduza ao mínimo as possibilidades de cair na tentação, evite sair de casa com os cartões de crédito e o talão de cheques, e tenha sempre em sua conta bancária o dinheiro que precisa, sem excedentes. Desta forma, ficará limitado/a economicamente, o que ajudará você a limitar-se também a nível mental.

Se precisar, peça ajuda a uma pessoa de muita confiança para que possa colaborar com você administrando o dinheiro de sua conta, assim nunca terá muito dinheiro disponível, o que o/a ajudará a controlar seu vício de comprar.

5

Os ataques de ansiedade são muito comuns quando se trata de controlar e superar um vício, por isso o melhor é valer-se de remédios caseiros para controlar os ataques de ansiedade. Desta forma, seu nervosismo será reduzido e você poderá pensar com a mente clara.

6

Mantenha-se distante de todos aqueles lugares que aumentem seu desejo de comprar: shoppings, lugares com muitas lojas, supermercados muito grandes, etc. Se frequenta esses lugares, faça-o em companhia de alguém que faça você se sentir confortável e que possa ajudá-lo/a a refletir se está apresentando o desejo desesperado de comprar.

7

Se seu problema limita-se ao vício de comprar roupas, potencie seu estilo ao máximo para que sinta que já possui o suficiente. Procure em seu guarda-roupa e crie conjuntos geniais. Isso ajudará a melhorar a sua autoestima e fazer você se sentir bem com o que tem.

Você também pode associar-se aos seus amigos e fazer um mercado para trocar as roupas que tem no armário e já não usa mais. Isso o/a ajudará a aliviar muito a ansiedade de adquirir novas coisas.

Em casa, você pode redecorar usando tudo aquilo que comprou, alterando a decoração e ajudando a sentir-se bem e ocupado.

8

Os vícios muitos vezes convertem-se em nosso único passatempo. Como desejamos controlá-los, uma das melhores formas de fazê-lo é encontrando novas atividades nas quais possa ocupar o tempo e que não impliquem comprar. Fazer exercício, praticar algum esporte, iniciar um curso, aprender um novo idioma, são todas excelentes ideias para ocupar o tempo, reduzir a ansiedade e libertar nossa mente da vontade de comprar.

9

Se sente que estes conselhos não são suficientes, ou seu vício de comprar tem levado sua situação financeira ao limite, afetando até as suas relações pessoais de forma significativa, o melhor é consultar um especialista para receber atenção psicológica profissional, com o fim de superar o vício e levar uma vida mais plena e feliz.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como controlar o vício de comprar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: integracionsocial12.blogspot.com
Como controlar o vício de comprar