menu
Partilhar

Como melhorar a circulação sanguínea

 
Por Juliana Ribeiro. 31 outubro 2022
Como melhorar a circulação sanguínea

Manter uma boa circulação nas pernas é essencial para a saúde geral e especialmente para a saúde cardiovascular. Esta área do nosso corpo é onde a circulação de retorno começa, fazendo com que a corrente sanguínea, que percorreu o corpo transportando oxigênio e nutrientes para os diferentes tecidos, retorne ao coração, através do sistema venoso, para se recarregar de oxigênio e recomeça sua jornada com o impulso de cada batimento cardíaco.

Como explica a Fundação Cuida Tus Venas[1], a cada passo que damos, as veias de nossas pernas permitem que o sangue supere a força da gravidade através de um sistema de válvulas que impede seu movimento para trás, mas quando esse sistema falha, os sintomas podem surgir, como por exemplo, inchaço, pernas pesadas ou varizes, desencadeando, nos casos mais graves, doenças como a Insuficiência Venosa Crônica. Por todas estas razões, é importante cuidar da circulação na área seguindo uma série de recomendações que estão em nossas mãos e que têm muito a ver com seguir um estilo de vida saudável. Quer saber como melhorar a circulação sanguínea? Não perca as dicas que reunimos neste artigo do umCOMO porque são fáceis de seguir e funcionam.

Também lhe pode interessar: Alimentos que melhoram a circulação

1. Não fique muito tempo sentado

O fato de não movimentar as pernas por um período prolongado de tempo pode retardar a circulação venosa de retorno. Ficar horas sentado em frente ao computador enquanto você trabalha ou sem se mover durante um longo voo de avião não contribui para que o fluxo sanguíneo flua da maneira correta. A mesma coisa pode acontecer se você ficar muito tempo de pé sem se mover.

A solução não poderia ser mais simples. Levante-se e dê uma pequena caminhada. Não há desculpas, alguns minutos a pé (mesmo em casa ou no escritório) vão ajudar a reativar a circulação.

2. Faça algum exercício

Como melhorar a circulação? Fazer alguma atividade física traz, em qualquer idade, inúmeros benefícios, entre os quais devemos incluir a melhora da circulação nas pernas e nos pés. Você não precisa ser um grande atleta, simplesmente caminhar de 30 a 45 minutos por dia ajudará a manter uma boa circulação.

Se você também faz, de vez em quando, de um passeio de bicicleta ou tem a oportunidade de nadar ou dançar, ótimo, porque o importante é movimentar as pernas com a atividade que mais gostamos.

Como melhorar a circulação sanguínea - 2. Faça algum exercício

3. Descanse com as pernas levemente elevadas

É um pequeno truque, bem conhecido, mas às vezes esquecemos de fazer para melhorar a circulação nas pernas. Deitar de costas por alguns minutos e elevar as pernas, apoiando-as, por exemplo, em uma almofada ou pufe, é uma excelente ajuda para promover a circulação de retorno. Além disso, tente fazer algumas torções no tornozelo para aumentar os efeitos benéficos dessa medida simples.

4. Faça massagens nas pernas e pés

Massagear as pernas, sempre no sentido ascendente, ou seja, dos tornozelos aos joelhos e coxas, proporciona grande alívio no caso de sentir as pernas cansadas ou pesadas e também ajuda a melhorar a circulação. Realizá-las durante a aplicação de um gel ou creme frio específico, após consultar um médico ou farmacêutico, pode ser altamente benéfico.

No vídeo abaixo você encontra uma massagem nas pernas para relaxar.

5. Evite o calor direto nos pés

Com a chegada das baixas temperaturas, é inevitável a tendência de aproximação de estufas e radiadores para manter os pés aquecidos, mas devemos ter em mente que o efeito vasodilatador do calor pode dificultar a circulação venosa. Para melhorar a circulação sanguínea, posicione o aquecedor de forma que o ar quente não atinja suas pernas diretamente e nunca coloque os pés sobre ele. Além disso, se você sofre de má circulação nas pernas, a depilação com cera quente pode ser desaconselhada.

6. Use meias de compressão

As meias de compressão podem ser uma grande ajuda para melhorar a circulação nas pernas graças à pressão suave que exercem, o que favorece a subida do sangue pelas veias. Elas podem ser usadas ​​para fins preventivos se você tem tendência a sofrer de formigamento ou inchaço nas pernas, mas é importante consultar um especialista sobre a adequação de seu uso e sobre o tipo específico de meia que é adequado para cada caso.

Como melhorar a circulação sanguínea - 6. Use meias de compressão

7. Use roupas apropriadas

Quando se trata de melhorar a circulação das pernas e pés, há uma medida muito simples que está em suas mãos: simplesmente evite qualquer roupa que possa atrapalhar a circulação. É o caso de roupas muito apertadas, como calças skinny ou ultrafinas, leggings, collants, meias muito apertadas, cinto ou meias com elástico tão apertado que dificulta a própria circulação.

8. Não use salto alto

Usar os sapatos certos também pode fazer muito para melhorar a circulação nas pernas e, principalmente, nos pés. Para um bom retorno venoso, o ideal é optar, via de regra, pelo uso diário, por sapatos com salto entre 2 e 3 centímetros, ou seja, nem totalmente plano nem muito alto, e deixar o 'salto alto' para ocasiões especiais.

A mesma coisa acontece com qualquer pessoa ao usar sapatos que roçam ou apertam muito em alguma área dos pés. Evite usar sapatos que machuquem você, sejam eles saltos, cunhas, sapatilhas, sapatos sociais, etc.

Como melhorar a circulação sanguínea - 8. Não use salto alto

9. Tome banho com água fria

Refrescar as pernas e os pés com um chuveiro em que a água fresca massageia as pernas para cima é um excelente remédio para aliviar a sensação de peso e reativar a circulação após um dia de trabalho com longas horas sentado ou em pé.

Também chamados de chuveiros de contraste focados nas pernas e pés, que alternam entre água morna e fria, ajudam a melhorar a circulação na área. Um remédio para reativá-la nos pés? Se tiver oportunidade, dê um passeio à beira-mar, combinando a massagem suave da areia a cada passo com o efeito da água fresca, é um remédio tão agradável quanto eficaz.

10. Siga uma dieta rica em fibras e com pouco sal

Seguir uma dieta equilibrada e variada é essencial para evitar problemas de má circulação. Limitar a ingestão de gorduras (principalmente as saturadas) e evitar a ingestão excessiva de sal é medida básica para prevenir a hipertensão, o acúmulo de gordura nas paredes das veias e artérias e a obesidade, três fatores de risco que afetam o desenvolvimento de doenças que adoecem o sistema circulatório e cardiovascular. Aumente a ingestão de alimentos ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre e ajudam a melhorar a circulação em geral e, principalmente, a devolver a circulação.

Como melhorar a circulação sanguínea - 10. Siga uma dieta rica em fibras e com pouco sal

11. Mantenha-se bem hidratado

Tão importante quanto cuidar da dieta é incluir nela a quantidade suficiente de líquidos que favoreçam a boa circulação. Deve-se lembrar que, dependendo das características físicas de cada pessoa, a ingestão de água e outros líquidos deve ser de pelo menos 1,5 a 2 litros por dia.

Aqui você pode saber mais sobre Como beber dois litros de água por dia.

12. Cuide da postura corporal

Por fim, melhorar a circulação nas pernas e nos pés, mantendo uma postura corporal adequada, que a favoreça em vez de dificultar, é algo que pode ser feito simplesmente evitando posturas inadequadas. Por exemplo, ficar muito tempo sentado com as pernas cruzadas pode ser desfavorável, assim como manter os pés balançando ao sentar em uma cadeira sem tocar o chão, algo que pode ser evitado usando um apoio para os pés que facilite o fluxo de sangue de forma correta.

Neste outro artigo você vai encontrar os sintomas da má circulação nas pernas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar a circulação sanguínea, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Referências
  1. Associação Cuida tus Venas. Para conscientização e conhecimento sobre Insuficiência Venosa Crônica (IVC). Disponível em: <https://www.cuidatusvenas.org/> Acesso em: 31 de outubro de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como melhorar a circulação sanguínea
1 de 5
Como melhorar a circulação sanguínea

Voltar ao topo da página