Partilhar

Como tomar guaraná

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tomar guaraná

O guaraná é uma das plantas estimulantes mais populares dos últimos anos, convertendo-se em uma excelente alternativa natural para aumentar a nossa energia e rendimento diário. Originário do Amazonas, o guaraná está presente em muitas bebidas e produtos estimulantes; no entanto, também pode ser ingerido sozinho e de forma bem mais natural, um procedimento que deve ser realizado com cuidado para não exceder na dose recomendada e aumentar o nervosismo. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você como tomar guaraná.

Também lhe pode interessar: Como tomar tomilho
Passos a seguir:
1

De toda a planta de guaraná são suas sementes as que se usam para obter todos os seus benefícios. Seus extratos suculentos são notáveis estimulantes do sistema nervoso central. Por seu alto conteúdo de cafeína, o guaraná é benéfico para favorecer nossos níveis de atenção, além de exercer um efeito tônico e estimulante. Além de excitante nervoso, também pode gerar esse efeito no âmbito sexual, e em doses adequadas é um excelente diurético.

2

As sementes devem amadurecer para depois assar e pulverizar até formar um pó. Esta apresentação em pó é uma das formas nas quais podemos tomar guaraná, que pode ser administrado diretamente em duas doses diárias entre 0,5 e 1 grama por tomada. Recomenda-se não ultrapassar esta dose.

3

O pó de sementes de guaraná também pode ser ingerido diluído em água seguindo as mesmas doses recomendadas anteriormente. Ao consumi-lo com água se potencializam seus efeitos diuréticos. Pode ser misturado também com sucos ou iogurte.

4

Uma forma muito prática de tomar guaraná é em cápsulas, à venda sempre nas lojas de produtos naturais. Nesta apresentação recomenda-se ingerir uma cápsula de 100 mg ao dia ou duas de 50 mg diárias.

Também se pode conseguir diluído ou em xarope, nestes casos devemos seguir a posologia do produto para realizar uma correta ingestão do mesmo.

5

Não se recomenda o uso do guaraná em casos de enxaqueca, já que poderia agravá-la por seu conteúdo em cafeína. Também não é recomendável para pessoas ansiosas, com gastrite, hipertensão, insônia e cólon irritável.

Além disso, seu uso abusivo pode provocar irritação no trato intestinal. Do mesmo modo, é importante ter em conta que o guaraná nunca pode ser misturado com a efedrina.

6

As plantas medicinais, corretamente administradas, podem se converter em grandes aliadas de nossa saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar guaraná, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como tomar guaraná

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
leonardo simon
ola comprei po de guarana em cápsulas cada cápsula é 500mg sendo 20mg de cafeina, gostaria de saber quantas devo tomar por dia ?
Lourival Rodrigues da Silva
Qual a dosagem do xarope de guaraná, em colher e quantas vezes ao dia
Editor umComo.com.br
Oi Lourival! Uma forma muito prática de tomar guaraná é em cápsulas, à venda sempre nas lojas de produtos naturais. Nesta apresentação recomenda-se ingerir uma cápsula de 100 mg ao dia ou duas de 50 mg diárias. Também se pode conseguir diluído ou em xarope, nestes casos devemos seguir a posologia do produto para realizar uma correta ingestão do mesmo.

Como tomar guaraná
Como tomar guaraná

Voltar ao topo da página