Benefícios do chá

Como tomar rooibos para emagrecer

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como tomar rooibos para emagrecer

O rooibos é um chá natural que procede de uma árvore de África do Sul e os seus benefícios são similares aos do chá vermelho, com a diferença de que este ingrediente não contém contraindicações nem efeitos colaterais. Além de seus múltiplos benefícios para a saúde, o rooibos também é um ótimo aliado para ajudar a perder peso. Neste artigo de umComo contamos a você como tomar rooibos para emagrecer e se beneficiar das suas propriedades depurativas que ajudarão a perder esses quilinhos a mais.

Também lhe pode interessar: Como tomar chá azul para emagrecer

Índice

  1. Propriedades do rooibos para emagrecer
  2. Tomar rooibos para perder peso
  3. Propriedades gerais do rooibos
  4. Chás para emagrecer

Propriedades do rooibos para emagrecer

O rooibos, apesar de ser conhecido como o "chá do arbusto vermelho" não é um chá, pois não contém teína. Procedente de África do Sul, é um dos ingredientes naturais que estão causando o maior furor devido às suas propriedades para a saúde, como seu efeito para emagrecer. A seguir, contamos para você as propriedades do rooibos para perder peso para que entenda por que é ideal se quer emagrecer:

  • Acelera o metabolismo das células e da digestão por suas propriedades antioxidantes.
  • É um diurético natural e ajuda na eliminação das toxinas, na depuração do organismo e na redução da retenção de líquidos e, portanto, da celulite.
  • Melhora a digestão: tomar rooibos ajuda a que o nosso sistema digestivo funcione melhor e, portanto, desinche a área da barriga.
  • Facilita o trânsito intestinal e evita o aparecimento da prisão de ventre, uma das causas mais comuns para ganhar peso.

Para poder aproveitar ao máximo estas propriedades do rooibos é aconselhável tomá-lo durante a primeira hora da manhã com o estômago vazio, desta forma é mais eficiente para lutar contra a retenção de líquidos e para favorecer o trânsito intestinal.

Como tomar rooibos para emagrecer - Propriedades do rooibos para emagrecer

Tomar rooibos para perder peso

Ao contrário do chá vermelho, o rooibos tem todas as suas propriedades mas nenhuma das suas contraindicações e pode ser tomado a qualquer hora do dia (já que não contém teína), também após as refeições (já que não dificulta a absorção do ferro) e por pessoas com pressão alta.

Para se beneficiar das suas propriedades para emagrecer, recomenda-se tomar 3 ou 4 xícaras de chá de rooibos por dia; não é aconselhável passar dessa dose pois qualquer coisa em excesso não é boa para a saúde. Como já indicamos, começar o dia com uma xícara deste chá é uma ideia ótima, assim como para terminar o dia e tomar logo antes de dormir. Você pode prepará-lo de diferentes formas; a seguir detalhamos para você as mais comuns:

  • Chá de rooibos: você só precisa de um pouco de água e rooibos a gosto (quanto mais forte gostar do sabor, mais quantidade deverá colocar). Coloque um pouco de água com o ingrediente natural para ferver em um canecão e, depois, coe a água para tomar o chá sem pedacinhos de ervas. Coloque na geladeira para conservar as suas propriedades e tomar diferentes copos ao longo do dia.
  • Rooibos macerado: se quer uma bebida um pouco mais refrescante, pode usar esta receita. Só tem que colocar uma jarra de água com rooibos a gosto, adicionar um pouco de stevia ou adoçante e colocar na geladeira. Na manhã seguinte retire as folhas da planta, mexa tudo e esta bebida fresca, doce e deliciosa estará pronta para tomar.
Como tomar rooibos para emagrecer - Tomar rooibos para perder peso

Propriedades gerais do rooibos

Além dos seus benefícios para emagrecer, o rooibos é uma planta que também tem outras utilidades para a saúde já que contém uma grande quantidade de nutrientes ótimos para o nosso organismo.

  • Anti-histamínico natural: o rooibos é perfeito para tratar infecções ou alergias.
  • Melhora os problemas intestinais: regula o funcionamento do intestino ajudando na digestão dos alimentos e do trânsito intestinal.
  • É bom para tratar as doenças bucais: tem um grande conteúdo de cálcio e flúor, por isso é um ingrediente ideal para melhorar as gengivas, os dentes ou as úlceras.
  • Combate o envelhecimento: tem uma grande quantidade de antioxidantes e ajuda a atrasar o envelhecimento das células do organismo.
Como tomar rooibos para emagrecer - Propriedades gerais do rooibos

Chás para emagrecer

O rooibos é um bom aliado para ajudar a perder peso, no entanto, também existem outros chás que são ideais para este mesmo objetivo, como por exemplo, o chá verde que é um dos mais populares pois ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar gorduras de forma natural.

A cavalinha também é uma bebida que ajuda a perder peso pois tem um forte poder diurético, ajudando a eliminar líquidos e a prevenir o aparecimento da celulite. Outro chá entre os mais populares é o de toranja, que é totalmente indicado para ajudar a reduzir o apetite e a conseguir emagrecer sem passar fome. Neste artigo de umComo contamos a você as melhores infusões para emagrecer.

Como tomar rooibos para emagrecer - Chás para emagrecer

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar rooibos para emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como tomar rooibos para emagrecer